DEPUTADO JOÃO VÍTOR XAVIER (CIDADANIA)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 24/08/2023
Página 122, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 4003 de 2022
Normas citadas LEI nº 21135, de 2014
55ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/8/2023
Palavras do deputado João Vítor Xavier
O deputado João Vítor Xavier – Presidente, boa tarde! Obviamente, eu agradeço muito a generosidade do povo de Nova Serrana, mas digo que não mereço tanto. Eu quero compartilhar com todos os colegas desta Casa, que já no 1º turno votaram essa matéria, agradecer à Mesa da Casa, em especial o presidente Tadeu, pela sensibilidade de colocar essa matéria em votação.
Eu aqui nada mais faço do que representar o prefeito Euzébio, que é um batalhador por essa causa, presidente. Nós estamos falando de uma comunidade que, há mais de 10 anos, luta pelo seu direito de regularizar a sua terra, de regularizar a sua casa, de construir o seu patrimônio com dignidade, são trabalhadores. Nós temos lá trabalhadores e trabalhadoras rurais, nós temos lá produção de mel, nós temos produção de hortaliça, nós temos pessoas que se dedicam e que nada mais querem do que o reconhecimento da legitimidade daquilo que é mais sagrado, que é a sua casa, que é o seu lar, que é a sua terra, que é o lugar onde vive com a sua família.
Então eu gostaria de falar a todos e a todas que estão aqui presentes que aqui faço a representação do pedido do prefeito Euzébio, que tem um carinho enorme por essa comunidade, que tem um desejo enorme de ver essa comunidade reconhecida, transformada, abraçada pelo poder público, para que seja feito aquilo que no passado não foi feito, para que sejam vistas pessoas que, durante mais de uma década, foram invisíveis ao poder público e às autoridades da cidade de Nova Serrana. Muitas vezes, depois que a onça está morta, aparece gente para tirar foto, mas, na hora de brigar com a onça, não aparece tanto. Então essa comunidade foi vista e foi abraçada por um homem sério, decente, responsável, trabalhador, que é o prefeito Euzébio. E é o primeiro passo para que essa comunidade tenha tantas outras vitórias no futuro, como a regularização fundiária, como a formalidade dos serviços públicos, que são uma obrigação constitucional do nosso país, para que as pessoas lá tenham água de qualidade, luz de qualidade, serviço público de qualidade, ruas de qualidade. Claro, nenhuma vitória se dá de uma vez, e ninguém resolve nada da noite para o dia. Tudo é fruto de trabalho, de tempo, de luta, de dedicação.
Mas hoje com o apoio da Assembleia, agradeço mais uma vez ao presidente Tadeuzinho, agradeço à Mesa da Casa, aos líderes de blocos, que no acordo permitiram a votação desse projeto, e a todos os colegas e colegas que, já no 1º turno, votaram de maneira favorável e que tenho certeza de que no dia de hoje farão justiça social com a comunidade de Nova Serrana, para que dê um passo tão importante para aquilo que há de mais sagrado: reconhecimento do que é seu, do seu patrimônio, da sua casa e do seu direito à cidadania. Obrigado, presidente.