Pronunciamentos

DEPUTADO CRISTIANO SILVEIRA (PT), Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 150º aniversário do nascimento de Alberto Santos Dumont.
Reunião 14ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/07/2023
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 235 de 2023

14ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 3/7/2023

Palavras do deputado Cristiano Silveira

O deputado Cristiano Silveira - Muito boa noite a todos e a todas. Quero aqui fazer os meus cumprimentos ao deputado Coronel Henrique, presidente desta nossa sessão solene, representando aqui o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite. Quero também cumprimentar o presidente do Museu Casa de Cabangu, meu amigo Sandro Vilela Damasceno, pessoa que tem me ensinado muito também a respeito de Santos Dumont. Já dividimos aí boas agendas de luta na busca da preservação da memória do Museu de Cabangu. Cumprimento o comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brig.-Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, representando o comandante da Aeronáutica, Ten.-Brig. Marcelo Kanitz Damasceno. Agradeço pela presença do senhor comandante. Cumprimento também o chefe da Divisão de Ensino do Ciaar, Exmo. Sr. Cel. Portilho, representando o comandante do Ciaar, Brig.-Ar José Henrique Kaipper; e também o vice-prefeito de Santos Dumont, Exmo. Sr. Luiz Gonzaga Toledo Pereira. Muito obrigado. A presença do senhor muito nos honra aqui, evidentemente trazendo a representação do povo da cidade de Santos Dumont, dos conterrâneos do nosso querido Alberto Santos Dumont. Cumprimento também o presidente da Câmara Municipal de Santos Dumont, Exmo. Sr. Flávio Ramos de Faria, e também peço a ele que, evidentemente muito alegre pela sua presença, estenda os nossos cumprimentos a toda a Câmara Legislativa de Santos Dumont e também leve o nosso abraço ao deputado federal Luiz Fernando Faria, que é de Santos Dumont. O deputado foi convidado, mas, por motivo de agendas de convocação do presidente da câmara, não pôde se fazer presente. Ele justificou sua ausência, mas eu gostaria que o presidente Flávio levasse o nosso abraço. Quero cumprimentar também aqui o presidente da Comissão Organizadora dos Eventos Comemorativos dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, do Município de Santos Dumont, Deoclides dos Santos Pinto Neto, que tem feito também um excelente trabalho na preservação, no registro dessa data tão importante para nós, brasileiros. Cumprimento também o diretor do Arquivo Público Mineiro, Sr. Bruno Balista, representando aqui a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Estendo também os meus cumprimentos à diretora do Iphan, a Daniela, e também ao meu amigo, ex-ministro, Luiz Dulci, que fez um esforço para estar aqui, hoje, presente. Toda vez em que se fala de Santos Dumont, não tem como deixar de pensar e de lembrar do Luiz Dulci, até porque ele tem características que lembram o próprio Santos Dumont – brincávamos ali, agora há pouco, não é, Dulci? Mas acho que o Luiz Dulci também traz outras características do nosso grande inventor, como a sua capacidade intelectual, por meio da qual sempre serviu o nosso país.

Exmo. Sr. Presidente, ilustres colegas deputados e deputadas, honoráveis convidados, é com grande satisfação e honra que me dirijo a todos nesta reunião especial, um momento tão importante, que marca os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, um ícone da história da aviação, que não poderia deixar de ser celebrado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Santos Dumont é um herói na nossa nação e um grande orgulho para a nossa terra. Neste momento rendemos uma merecida homenagem a esse mineiro ilustre, nascido na cidade que leva seu nome. Santos Dumont entrou para a história por seu pioneirismo, coragem e engenhosidade. Seu legado é uma inspiração não apenas para os mineiros, mas também para toda humanidade. Ao longo de sua vida, Santos Dumont nos presenteou com inúmeros feitos extraordinários. Foi ele quem projetou e pilotou o primeiro avião, o 14 Bis, que sobrevoou Paris em 1906; criou o ultraleve, o dirigível e invenções tão presentes no nosso dia a dia como o relógio de pulso e o chuveiro de água quente.

Ele acreditava que a invenção do avião seria um instrumento de aproximação entre os povos, uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento e encurtar distâncias. Sua invenção revolucionou o transporte aéreo e transformou o mundo, conectando culturas, rompendo barreiras e expandindo horizontes. Minas Gerais tem o privilégio de contar, em sua história, com um nome tão ilustre. Santos Dumont é o exemplo da capacidade criativa, do talento e da determinação que emana do nosso povo. Sua origem é motivo de orgulho para todo sandumonense, que preserva, em sua terra natal, sua história e seu legado visionário no Museu Casa de Cabangu.

Que a memória de Santos Dumont nos inspire a sonhar alto, a acreditar em nossas capacidades e a perseguir nossos objetivos com determinação e coragem. Que o seu exemplo nos guie na construção de um futuro melhor para todos. Muito obrigado a todos pela presença; muito obrigado, Alberto Santos Dumont.