DEPUTADA ALÊ PORTELA (PL), Presidente "ad hoc". Autora do requerimento que deu origem à homenagem.
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 04/07/2023
Página 2, Coluna 1
Assunto CULTURA. HOMENAGEM. RELIGIÃO.
Proposições citadas RQN 595 de 2023
12ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/6/2023
Palavras da presidente (deputada Alê Portela)
A presidente - Muito boa noite a todos aqui presentes. É uma alegria terminar, finalizar este dia aqui com a presença de tantos irmãos e irmãs num momento de oração, num momento de comunhão, num momento fraterno e, claro, engrandecendo aquele único digno de toda glória e de todo louvor. Falar isso aqui na Tribuna sempre é motivo de honra, motivo de orgulho, declamando sempre, no início de qualquer fala, que o Estado de Minas Gerais pertence ao Senhor Jesus, amém?
De forma muito breve, gostaria de saudar e de cumprimentar a Mesa, hoje composta pela Sra. Ana Paula Valadão, pastora e amiga; pelo Exmo. Sr. deputado federal e papai Lincoln Portela, representando hoje oficialmente a Câmara dos Deputados; pelo Exmo. Sr. Darcimar Antônio da Silva, delegado-geral da Polícia Civil, representando a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada e amiga Letícia Gamboge, que recentemente tomou posse nesse cargo também, abrilhantando o nosso estado – é mais um cargo representativo de uma mulher forte e guerreira; leve nossos cumprimentos; pela Exma. Sra. Marilda Portela, vereadora, mamãe; pela Exma. Sra. Flávia Borja, vereadora e amiga; pelo Exmo. Sr. pastor Márcio Valadão, amigo, irmão. Gostaria de saudar a todos aqui presentes.
Há alguns breves destaques nesta noite. Quero dizer que é uma alegria muito grande estar aqui falando do ministério Diante do Trono, ministério que marcou não somente o Estado de Minas Gerais, mas marcou uma Nação, marcou uma geração e marcou nações. Deus engrandeceu e levou essas palavras, as palavras deste ministério a diversas nações. Começou com um propósito, que é uma causa muito nobre, que é uma causa que, aqui na Assembleia, tem prioridade, que tem sido tratada de forma prioritária nesta legislatura, junto com meus amigos, colegas aqui que nos prestigiam, como os deputados Eduardo Azevedo, Zé Laviola, Bruno Engler aqui também presente. Deputado Leonídio Bouças, meu amigo, boa noite. É muito bom ter você aqui conosco. Da mesma forma, o deputado Carlos Henrique sempre pauta como prioridade aqui na Casa a pauta da infância. O ministério Diante do Trono começou para combater uma questão de prostituição infantil. É impossível não relembrar, não é isso, Ana? Foi em razão de uma situação que aconteceu na Índia, de situações que estavam acontecendo. Então o ministério veio não somente para agregar, para trazer a palavra, para trazer comunhão e edificação, mas para trazer uma mudança, uma verdadeira mudança na vida da sociedade.
E esse é o verdadeiro papel do cristão. Independentemente do ministério, independentemente de onde nós somos colocados, que nós possamos ser verdadeiras flechas e atuar como verdadeiros instrumentos de transformação na vida de uma sociedade. Esse é o grande legado que o ministério Diante do Trono tem feito ao longo dos 25 anos, começando com uma pauta, que é uma pauta importantíssima relativa à prostituição infantil, mas trazendo também assistência social para essas crianças, saúde, educação para quem mais precisa. E, claro, não há como falar em Diante do Trono, Ana Paula, sem falar de alguns recordes. É impossível a gente estar aqui hoje, celebrando este momento, relembrando a importância de um ministério que traz a união entre diversas denominações, que traz união através dos seus louvores, através da excelência musical para diversas denominações.
Cito também meu deputado, amigo Caporezzo, companheiro na Casa, bravo e sagaz lutador da nossa causa, juntamente com o deputado Junio Amaral, que tem compromisso com a nossa causa, com os nossos valores também. Esta noite é um momento de celebração em conjunto, pois somos todos irmãos. Essa união de tantos parlamentares da esfera municipal, da esfera estadual, da esfera federal só demonstra que somente unidos poderemos alcançar resultados maiores e resultados efetivos. Esse também é o maior legado que esta legislatura desta Casa quer deixar para o Estado de Minas Gerais.
Voltando aqui aos números, há diversos motivos para que o Estado de Minas Gerais, e hoje podemos falar aqui em nome da Assembleia Legislativa, se orgulhe do ministério Diante do Trono, recorde no estádio Mineirão, com 210 mil pessoas. Superou qualquer jogo de futebol, superou qualquer jogo de futebol. Glória a Deus! Não é para ninguém aqui da Terra essas palmas. Nós sabemos para quem é, quem é merecedor de todos os aplausos. O ministério, em 2007, foi o maior evento evangélico da história do Sambódromo do Rio de Janeiro. Eu me lembro bem da Ana Paula contando os desafios e como Deus proporciona as coisas no momento certo, na hora certa e de uma forma que nós nem esperamos, como foi o evento desta noite também. Ele tem providenciado mudanças extraordinárias na vida de todos vocês desta família abençoada.
A maior gravação do Diante do Trono, Quero me apaixonar, foi com aproximadamente 2 milhões de pessoas. Até 25 mil pessoas já participaram dos corais das gravações do Diante do Trono. Eu aposto que todos aqui conhecem alguém que pelo menos já participou, algum familiar, algum querido irmão ou irmã que participou. Tenho certeza de que todos aqui participaram de alguma gravação. E, pasmem, 1,2 milhão pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, sendo recorde de público nunca atingido em um show na capital nacional. Afinal de contas, nós sabemos quem é o pai dos recordes que está diante, na base desse ministério, e não importa que seja em Brasília, que seja em sambódromo, que seja em local de futebol, de festas mundanas. Ele está lá, o ministério está lá também para poder quebrar não somente paradigmas, Isaque, mas também recordes. Esse legado é lindo e que nós possamos continuar levando este ministério e tantos recordes, pedindo sempre que ele continue dando força a esse legado, a esse chamado, pastora Ezenete – muito obrigada pela presença –, para que a gente possa continuar quebrando recordes, porque quem quebra é Ele, somente Ele.
Por último, há uma história interessante que eu gostaria de destacar, que aconteceu lá, no ano de 2011 – nós estávamos conversando aqui sobre como Deus é providencial –, quando a Ana Paula foi gravar junto com o ministério Diante do Trono, no Rio Grande do Norte, o CD. E aí, pessoal, choveu e deu tudo errado. Zé, foi como nós passamos aqui esta noite, este dia todo de votação sem saber se o Plenário estaria liberado ou não, pois nós estávamos com desafios – não é, Eduardo? – de obstrução de matérias. Se a gente está falando de uma reunião dessa imagina um show, um grande evento, numa praia, e começa a chover, com muitos figurinos comprometidos, gravações comprometidas, mas Deus providenciou uma segunda gravação que ocorreu num belo teatro, num belo teatro da cidade. E foi ali que a prefeita da cidade foi alcançada. (– Palmas.) Ali, ela se converteu e, naquele mesmo ano, foi batizada nas águas pela pastora Ludmila Ferber. Que bênção!
É só um exemplo, um pequeno exemplo da magnitude, um pequeno exemplo de tudo que o Diante do Trono, o ministério, com tantas pessoas envolvidas, com tantos colaboradores envolvidos, tem feito pela obra. É um prazer. Ana Paula, gostaria que levasse a todo o ministério, a todos que participaram da história, das 25 mil pessoas ou mais que participaram dessa história, que Minas Gerais se orgulha de ser berço deste sonho, de ser berço e de ser celeiro também. E que nós estamos aqui fortalecidos, continuamos fortalecidos. Minas Gerais está em oração. Minas Gerais continua orando pela sua família, continua orando pelo ministério, continua orando por esta pátria, porque nós sabemos que o Brasil é um celeiro, é um verdadeiro celeiro de bênçãos para esta nação. O ministério Diante do Trono vem exatamente para estratificar esse celeiro.
Por fim, eu gostaria de citar o que está lá em I Coríntios 15:58: “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil”. Que Deus abençoe todos vocês. Muito obrigada.