Pronunciamentos

DEPUTADO LEONÍDIO BOUÇAS (PSDB)

Questão de Ordem

Pesar pelo falecimento de Alysson Paulinelli, ex-ministro.
Reunião 19ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/07/2023
Página 13, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.

19ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/6/2023

Palavras do deputado Leonídio Bouças

O deputado Leonídio Bouças – Sra. Presidente Leninha e Srs. Deputados, eu não poderia deixar, neste final de manhã desta quinta-feira, de registrar aqui, nos anais desta Casa, a passagem do nosso querido amigo Alysson Paulinelli, ex-ministro e ex-secretário de Agricultura de Minas. Eu gostaria de lembrar, inclusive para os que estão nas galerias, eu queria contar uma história muito rápida, Leninha, nossa presidente. Quando eu era criança, jovenzinho de 6º ano, eu ouvia falar que o mundo não ia ter alimentos, porque a produção de alimentos crescia numa proporção aritmética, muito pequena, enquanto a população crescia numa proporção geométrica. Isso era na década de 1970, ou seja, a população pularia dois, quatro, oito, dezesseis, e a produção de alimentos, um, dois, três, quatro. Portanto iria faltar alimento no mundo. Olhe o que aconteceu? O Brasil virou esse celeiro, esse grande produtor de alimentos, um país que é o maior produtor de soja, um dos maiores produtores de milho, de sorgo, de produtos alimentícios...

A presidenta – Por favor, pessoal das galerias, vamos esperar o deputado concluir. Com a palavra, o deputado Leonídio Bouças.

O deputado Leonídio Bouças – Nós temos muito tempo. Vou aguardar, presidente. Vamos aguardar. Temos tempo. Temos a tarde, a noite, portanto muito tempo.

A presidenta – Gostaríamos de lembrar ao pessoal das galerias que é um momento de memória a uma pessoa do Estado que faleceu. Então, gostaria que, por favor, colaborassem só para que o deputado possa concluir, senão não vamos sair daqui hoje. É melhor para vocês que colaborem pelo menos neste momento e depois voltamos com as manifestações.

O deputado Leonídio Bouças – Vou, inclusive, presidente, repetir o que eu disse. Quando eu era criança...

O presidente (deputado Tadeu Martins Leite) – Quero pedir ajuda ao pessoal das galerias. Estamos aqui, num momento democrático, mas sabemos da importância de avançarmos nas pautas e, para isso, precisamos respeitar a fala de todos os parlamentares desta Casa. Por isso, devolvo a palavra ao deputado Leonídio Bouças e peço a atenção das galerias para que possamos, de forma ágil, voltar à votação nesta Casa.

O deputado Leonídio Bouças – Sr. Presidente, estávamos aqui enaltecendo a figura do grande estadista Alysson Paolinelli, pessoa a quem Minas Gerais, o Brasil e o mundo devem muito. Esse homem acreditou que poderíamos transformar o Brasil nessa grande potência do agro, esse homem acreditou na força da produção de alimentos do cerrado brasileiro e iniciou um programa chamado Polocentro, fez com que as pessoas fizessem a calagem, usassem o calcário para fazer com que essas terras do cerrado, consideradas improdutivas, se tornassem amplas áreas de produção de alimento. Deputado Eduardo, você é muito jovem, mas há muitos anos acreditava-se que a população do mundo seria uma superpopulação e a produção de alimentos não seria suficiente para toda a alimentação humana. O que aconteceu? O Brasil se tornou esse grande exportador de grãos, e isso devemos a esse trabalho formidável do nosso amigo Alysson Paolinelli. Por isso, Sr. Presidente, que fique registrado aqui, nos anais desta Casa, este como o dia da nossa despedida, mas também da nossa homenagem a Alysson Paolinelli, esse grande construtor da produção de alimentos no Brasil e no mundo. Muito obrigado.

O presidente – Obrigado, deputado Leonídio. Com a palavra, para encaminhar a votação, a deputada Leninha.