Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PL), Presidente "ad hoc"

Discurso

Transcurso do 158º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil.
Reunião 9ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/06/2023
Página 7, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM. SEGURANÇA PÚBLICA.
Proposições citadas RQN 1691 de 2023

9ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 15/6/2023

Palavras do presidente (deputado Antonio Carlos Arantes)

O presidente - Gostaria de cumprimentar o Coronel Henrique, nobre deputado, grande parceiro, e parabenizá-lo pela feliz iniciativa de homenagear, neste momento, a Marinha do Brasil. Gostaria de cumprimentar também o nosso ministro do Superior Tribunal Militar, Alte.-Esq. Leonardo Puntel, aqui homenageado; o capitão dos portos de Minas Gerais, Sr. Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, também homenageado.

Os feitos históricos dos brasileiros que defenderam o País em 11/6/1865, na Batalha Naval do Riachuelo, são lembrados permanentemente. A batalha foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, garantindo a vitória brasileira na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraná. A bravura de nomes como do Alte. Barroso, o guarda-marinha Greenhalgh e do imperial marinheiro Marcílio Dias ainda ecoam, atualmente, inspirando marinheiros e fuzileiros. Naquele período heroico, foram reforçados os valores pelos quais se guia nossa Marinha, e que ainda hoje a acompanham: honra, lealdade, disciplina, fidelidade e patriotismo.

Por estes fatos, é com muita satisfação que homenageamos a Marinha Brasileira, na comemoração de suas incontestes contribuições ao País, destacando os 158 anos do maior feito de armas da força naval brasileira. Trata-se de uma das mais caras instituições nacionais, marcada por suas ações ao longo da história e por um legado de compromisso e coragem, resguardando os interesses da Nação e de todos os brasileiros. Cabe à nossa força naval a garantia de nossa integridade territorial e de nossa soberania diante da imensa extensão de nossa costa e da riqueza de nossa rede hidrográfica. Historicamente, o mar vem sendo a nossa grande ligação com o mundo, ao mesmo tempo em que constitui o berço de nossa identidade. Foi ele a nossa via de descobrimento, de colonização e de consolidação da independência. Nossa esquadra garantiu nossa soberania não apenas na Guerra da Tríplice Aliança, mas também na Guerra da Cisplatina e no combate aos movimentos separatistas do período regencial. Minas Gerais tem todo o interesse, mesmo sendo um Estado mediterrâneo, na presença de uma força naval plenamente capaz de enfrentar os novos desafios geopolíticos, quando o Brasil tem ocupado um lugar de destaque cada vez maior no contexto mundial. Ao lembrarmos desta data magna, reconhecemos na Marinha do Brasil a força que contribui para a defesa da Pátria e salvaguarda dos interesses nacionais, no mar e em águas interiores, em sintonia com os anseios da sociedade.

Registro o nosso agradecimento a todas as lideranças, a todas as autoridades, a todos os marinheiros. Foi uma noite de muita alegria para a nossa Casa, a Casa do povo mineiro. Que Deus proteja a nossa Marinha do Brasil e proteja o nosso povo brasileiro. Muito obrigado.