Pronunciamentos

DEPUTADO ARLEN SANTIAGO (AVANTE)

Questão de Ordem

Solicita agilidade na tramitação do requerimento de sua autoria que solicita seja formulada manifestação de repúdio ao chanceler Mauro Vieira, ao senador Rodrigo Pacheco e ao deputado Federal Arthur Lira pela agressão desferida aos jornalistas brasileiros pela equipe de seguranças do ditador venezuelano Maduro, especialmente à repórter da Rede Globo Delis Ortiz, com a proibição da vinda e permanência de Maduro em terras brasileiras, em decorrência da citada agressão.
Reunião 10ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/06/2023
Página 5, Coluna 1
Assunto MULHER.
Proposições citadas RQN 2046 de 2023

10ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 31/5/2023

Palavras do deputado Arlen Santiago

O deputado Arlen Santiago – Eu gostaria de saber quando o senhor poderá ler o requerimento que eu entreguei hoje, aqui, para que seja encaminhada uma nota de repúdio desta Assembleia ao chanceler Mauro, ao presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, e ao Arthur Lira, pela agressão sofrida por uma mulher jornalista da Rede Globo, Delis Ortiz. Segundo a descrição do jornal O Tempo, ela tomou um soco dos seguranças do ditador Maduro, que, infelizmente, está aqui, em nosso país, sendo tratado como um chefe de Estado. Eu entrei com esse requerimento para que esta Assembleia possa fazer uma nota de repúdio, porque um venezuelano agredir uma jornalista consagrada, uma mulher aqui, em solo brasileiro, é inaceitável. Gostaria que isso fosse colocado o mais rápido possível para que os brasileiros saibam que aqui, em Minas Gerais, nós não queremos aceitar, primeiro, ditadores com a cabeça a prêmio no mundo virem até o nosso país e, além disso, baterem em mulheres. Eu sei que o presidente Lula falou: “Gente, quando for bater em mulher, não bata aqui, em nosso país, bata em outro lugar”. Mas aí os venezuelanos vieram para cá, para o nosso país, para baterem nas mulheres. Que seja encaminhado à Rede Globo e à Delis Ortiz a nota de repúdio do povo mineiro. Eu gostaria que esse requerimento fosse colocado em pauta o mais rápido possível. Obrigado.

O presidente – Obrigado, deputado Arlen Santiago. Só gostaria de esclarecer a V. Exa. que os requerimentos são recebidos por esta Mesa em reuniões ordinárias. Então, na parte da tarde, em nossa reunião ordinária, nós receberemos o requerimento de V. Exa.