Pronunciamentos

DEPUTADA NAYARA ROCHA (PP)

Discurso

Comenta sua trajetória de vida e agradece o apoio recebido, em seu primeiro pronunciamento como deputada. Informa as bandeiras que defenderá em seu mandato.
Reunião 5ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 16/02/2023
Página 15, Coluna 1
Assunto ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (ALMG). DEPUTADO ESTADUAL.

5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/2/2023

Palavras da deputada Nayara Rocha

A deputada Nayara Rocha Uma boa tarde a todos e todas; ao Duarte, grande amigo, pai da minha amiga Fabi; ao deputado Charles; à deputada Alê; a todos os deputados e deputadas presentes; aos prezados senhores e senhoras. Cumprimento também todos que nos acompanham pela TV Assembleia e redes sociais.

Hoje me sirvo pela primeira vez desta tribuna para falar aos presentes e aos mineiros e mineiras que iniciamos o nosso primeiro ano aqui, na Assembleia Legislativa. Sou Nayara Rocha e venho de uma família política. O meu avô, Eliaci, foi vereador por diversos mandatos em Vespasiano. Minha mãe também foi vereadora por diversos mandatos. Inclusive, quando eu nasci, ela já era vereadora. Ela ocupou também o cargo de prefeita. É prefeita reeleita da nossa cidade de Vespasiano, presidente da Graham Bell também, dessa importante associação da região metropolitana, reeleita. Meu tio Valdeci também foi vereador por diversos mandatos na nossa cidade.

Iniciei a minha trajetória política já no ventre da minha mãe. Sempre a acompanhei e, aos 5 anos de idade, pude representá-la como vereadora por um dia na Câmara de Vespasiano. Em 2016, fui nomeada secretária de Governo e posteriormente assumi a Secretaria de Desenvolvimento Social. Desde então, descobri a minha vocação, que é servir as pessoas, em especial as que mais precisam. Juntamente com a minha equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, transformamos a vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Implantamos um serviço humanizado e de referência em políticas públicas que se tornou referência em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais e até no Brasil.

Durante esse período, pude presenciar a dificuldade das mães que precisavam trabalhar e não tinham onde deixar seus filhos. Como mãe, eu sei da dificuldade do dia a dia e dos desafios que nós, mulheres, encontramos. Por isso me empenhei em criar diversas oficinas nos núcleos da Secretaria de Desenvolvimento Social, inclusive no contraturno escolar, visando justamente atender essas mães e essas crianças.

Enquanto deputada, vou lutar por mais investimentos na educação, no fortalecimento da primeira infância e também para que haja ampliação em creches em tempo integral. Por diversas vezes, acompanhei famílias que não tinham o que comer. Muitas vezes, a única refeição de seus filhos acontecia nas escolas. Iremos trabalhar por mais investimentos na área social e valorização do Suas, cobrando sempre que haja políticas públicas para o desenvolvimento e investimentos que oportunizem a geração de novos empregos e qualificação profissional.

Enquanto secretária, criamos o projeto Capacitar, que formou centenas de jovens e adultos, inclusive inserindo essas pessoas no mercado de trabalho através do primeiro emprego. Criamos a Cozinha Comunitária em uma área de extrema vulnerabilidade social, em Vespasiano, que atende centenas de famílias por dia, através de alimentação gratuita, observadas as necessidades nutricionais. No nosso mandato iremos trabalhar fortemente nessa área.

Presenciei mulheres que buscavam atendimento nas unidades básicas de saúde e não tinham atendimento especializado direcionado para elas, mulheres grávidas e mulheres com gravidez de alto risco que conviviam a todo momento com a angústia de perder a sua própria vida ou a de seu bebê. Temos orgulho de ter criado e implantado a Casa Rosa, com atendimento humanizado, rápido e eficiente, uma casa de atendimento exclusivo para a saúde da mulher, com todas as especialidades médicas necessárias: ginecologista, mastologista, assistente social, psicólogo, nutricionista, diversos exames, entre outros atendimentos. O modelo dessa casa também foi implantado em Mariana e em Ribeirão das Neves, aqui bem representado pelo nosso amigo Vitório.

Na Casa Rosa, as mulheres vítimas de violência doméstica têm prioridade no atendimento. Estabelecemos também parceria com a Delegacia de Mulheres e o Judiciário criando uma rede de enfrentamento à violência doméstica junto ao Creas, ao conselho tutelar e a diversas outras instituições também do terceiro setor. Trabalharemos no nosso mandato com a valorização da mulher através de políticas públicas eficientes. Vivenciamos a angústia de idosos que não encontram o devido acolhimento, tratamento digno e local onde possam continuar a sua vida com segurança e tranquilidade depois de terem dedicado uma vida inteira às suas famílias e ao seu trabalho. Vamos trabalhar para fortalecer as ações dirigidas à terceira idade e às instituições sociais sérias. Acompanhei o desencanto e o desânimo das pessoas com deficiência e de seus familiares que sofrem com o preconceito e ainda têm os seus direitos cerceados. Implantamos o Conselho da Pessoa com Deficiência, criamos a carteirinha do autista e implantamos o projeto Iluminar, que visa à inclusão social. Entendemos a necessidade de implantação de Centros de Referência da Pessoa com Deficiência para que haja o devido acompanhamento e a prestação de serviço para todos os usuários. Acompanhamos de perto as mães que receberam o diagnóstico do autismo de seus filhos, mães atípicas, que no primeiro momento não sabiam como proceder e quais serviços deveriam procurar. Mas juntas trilhamos um caminho que oportunizou a inclusão dessas pessoas. Enquanto deputada, vou trabalhar para que o Estado invista em políticas públicas eficientes e dê aos municípios condições de ofertar todos os serviços necessários para essas pessoas.

Enquanto secretária, entregamos mais de 300 títulos de propriedade nos Bairros Morro Alto, Nova Pampulha, Imperial e Cruzeirinho através da regularização fundiária, garantido à população o direito à moradia e à dignidade da pessoa humana. Vamos trabalhar e cobrar muito do governo do Estado novos investimentos para que os municípios possam realizar novas entregas dos tão sonhados títulos de propriedade para a nossa população. Atuamos na promoção e na valorização do trabalho desempenhado pelos catadores e associações de reciclagem, oferecendo melhores condições de trabalho para essas pessoas. Vamos seguir trabalhando pela valorização e pela integração do meio ambiente e a assistência social.

Um grande desafio do nosso mandato é o transporte coletivo metropolitano da nossa região. Vamos cobrar por melhorias diante da péssima qualidade do serviço prestado hoje: falta de horários de ônibus, ônibus sucateados, atrasos recorrentes e ônibus lotados, sem contar a falta de segurança no dia a dia dos trabalhadores nesse transporte. Eu tenho certeza, Vitório, que, junto de você e junto do deputado Cristiano, que bem representam comigo o Vetor Norte, e também dos outros deputados da região metropolitana, nós vamos cobrar muito essa melhoria, que é tão necessária para a nossa população. Ressalto aqui que as minhas pautas não serão limitadas e restritas às áreas supracitadas: a assistência social, a saúde, a educação, as mulheres e crianças, as pessoas com deficiência e idosos. Vamos trabalhar como sempre fizemos, dialogando e escutando as pessoas, atuando onde for necessário para atender a nossa gente. A minha bandeira sempre será o bem-estar do povo mineiro.

É importante destacar que é na cidade que a vida acontece. É na porta do vereador, é na porta do prefeito que o cidadão vai diariamente cobrar as melhorias que são tão sonhadas. Precisamos criar um diálogo com o governo do Estado para que os prefeitos, para que os vereadores, para que a população seja de fato ouvida e atendida nas suas necessidades. Eu tenho certeza de que, mesmo diante da diversidade, de pontos de vista aqui representados pelas mais diversas correntes políticas e ideológicas... Espero que possamos cumprir o nosso papel e dever de mulheres e homens públicos ao colocar o interesse da população mineira sempre acima dos interesses individuais e coletivos, dos grupos, respeitando opiniões contrárias e construindo políticas públicas positivas que sirvam principalmente a todos os cidadãos.

Eu agradeço especialmente pelos 44.619 votos de confiança, a todas essas pessoas que votaram em mim e a todas as lideranças políticas que estiveram comigo nessa caminhada. Agradeço à minha mãe, prefeita de Vespasiano e presidente da Granbel, Ilce Rocha, que é minha fonte de inspiração diária, mulher pública, honrada, honesta, que luta diariamente para uma cidade cada vez melhor para o nosso povo de Vespasiano; agradeço ao meu pai, Sérgio Perdigão, por todo amor e dedicação e por todo apoio a mim; agradeço à minha irmã Natália e ao meu cunhado que, na minha ausência, tanto me ajudaram com a minha filha Áurea; agradeço ao meu esposo Diego, que é companheiro de todas as horas; e agradeço à minha pequena Áurea, que superou a minha ausência durante todo o período de campanha. Ela só tem 1 aninho e supera, todos os dias, a minha ausência. Tenho certeza, minha filha, de que serei para você motivo de muito orgulho, assim como a minha mãe é para mim. Agradeço, de forma especial, a todos vocês que estiveram comigo no dia a dia, acompanhando-me durante toda a campanha e durante toda essa nossa jornada. Vamos continuar, juntos, trabalhando por uma Minas mais unida, forte e humanizada. Que Deus abençoe todos nós. O meu compromisso sempre será o trabalho. Muito obrigada.