Pronunciamentos

VIRGÍLIO GUIMARÃES

Declaração de Voto

Solicita ao presidente da Assembleia Legislativa manter por mais um dia o período legislativo, para colocar em votação, sem emenda, o Fundo de Erradicação da Miséria - FEM - e a Proposta de Emenda à Constituição - PEC - das emendas impositivas.
Reunião 27ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 30/12/2022
Página 216, Coluna 1
Assunto ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (ALMG).
Proposições citadas PL 3998 de 2022
PEC 6 de 2019

27ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 28/12/2022

Palavras do deputado Virgílio Guimarães

O deputado Virgílio Guimarães – Muito obrigado. É comum ouvir que, enquanto há vida, há esperança, é verdade, mas o que talvez não seja muito comum ouvir é que os processos legislativos normalmente são intrincados, são às vezes difíceis de decifrar por quem olha de fora, mas têm uma característica quase que universal: são longos, intrincados e com desfechos muito rápidos. Essa é uma característica. E é nesse sentido, presidente, de eu sempre achar que, enquanto há vida, há vida parlamentar e há esperança que eu volto a insistir: eu creio que houve muita desavença, muito desencontro, muita negociação interrompida, muito tempo aparentemente perdido, mas hoje, presidente, é dia 28, ainda 28 de dezembro. O ano só termina no dia 31, a semana termina no dia 30. Eu vou, até por uma questão de consciência minha, propor aqui que V. Exa. mantenha por mais um dia o período legislativo, que coloquemos em votação, sem emenda nenhuma, o Fundo de Erradicação da Miséria e que votemos também, escoimando só da questão do valor, a PEC das emendas impositivas, com o compromisso de todos em abrir o ano, ou em janeiro, em uma convocação extraordinária, ou no ano regular, já na próxima legislatura, com a votação disso, que dificilmente será vencido, dificilmente não será acolhido por esta Casa, com um ajuste dos valores; e nós superaríamos muito, daríamos uma grande contribuição à ideia de que entendimento é possível.

Esta é a Casa do povo, em primeiro lugar, e, por ser do povo, com a sua diversidade, ela, em segundo lugar, é a Casa do entendimento. É nesse sentido que, acreditando, portanto, que, enquanto for possível, as possibilidades devem ser testadas, proponho adiarmos por um dia. Faço uma proposta absolutamente clara aqui: votar o fundo sem qualquer emenda ou pelo menos sem aquela que não for de absoluto consenso, uma reserva para algum aspecto, e votar a PEC sem a definição exata de valor; e um compromisso assinado por todos aqui, registrado no Silegis, com já uma PEC adicional de autoria de todos já fixando valores para o reajuste das emendas individuais impositivas para os anos subsequentes.

É o apelo que faço. Não sei se é apenas um microfone aqui a mais, mas eu também não me sentiria bem se eu, confiando que isso possa existir, confiando que isso possa ser feito, não o fizesse aqui, sobretudo me dirigindo a V. Exa., a quem aproveito para cumprimentar pelo desempenho feito, assim como a toda a Mesa, a todos os líderes e a todos os companheiros. Queria agradecer também – não poderia deixar de dizer – à minha equipe de trabalho, liderada pelo meu chefe de gabinete, Ricardo Campos, eleito deputado estadual. E queria fazer um agradecimento também aos funcionários da Casa, que tão bem nos assistem todo dia. Junto aos agradecimentos, vai o apelo e, acima do apelo, a esperança de que possamos resolver tudo isso em uma grande festa ainda este ano.

O presidente – Muito obrigado, deputado Virgílio Guimarães, pelas palavras. Deputado Virgílio, que é reconhecido nacionalmente pela sua capacidade de interlocução, de buscar o consenso, de buscar sempre, até o limite final, o entendimento para que os projetos importantes para as mineiras e para os mineiros possam caminhar mais adiante, possam chegar mais longe. É sempre um exemplo para nós todos pela determinação, pela vontade, pelo esforço de continuamente buscar o consenso, o entendimento, unir os diferentes e tirar daí importantes pontos e importantes projetos para a população mineira. Muito obrigado por essa convivência tão amena e tão importante aqui neste Parlamento.

Com a palavra, para declaração de voto, o deputado Leonídio Bouças, diretamente lá de Uberlândia.