DEPUTADO CRISTIANO SILVEIRA (PT)
Declaração de Voto
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 30/12/2022
Página 200, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. HOMENAGEM.
27ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 28/12/2022
Palavras do deputado Cristiano Silveira
O deputado Cristiano Silveira – Presidente, eu queria aqui agradecer a oportunidade que tivemos de compartilhar com V. Exa. e com o deputado André Quintão, que não estarão conosco na próxima legislatura, e, é claro, com outros colegas que estiveram e não estarão aqui conosco... Mas, de maneira especial, na pessoa de vocês dois, deixo aqui o meu abraço e o meu agradecimento.
A 19ª Legislatura entra para a história da Assembleia Legislativa como uma das de maior autonomia do Poder Legislativo, aquela em que nós exercemos plenamente o que está na Constituição, que é legislar e fiscalizar. A presidência do deputado Agostinho trouxe muita independência, muita altivez e muito respeito ao Poder Legislativo. A gente percebe, presidente, que isso se traduz inclusive nas pesquisas. A opinião pública tem hoje uma avaliação muito mais positiva que outrora pelo trabalho que foi desempenhado por V. Exa. e por toda a Mesa diretora. Eu, talvez, não seja o que mais tenha convergido com todas as ideias – é muito do nosso perfil ter as nossas opiniões e defendê-las –, mas eu não posso deixar de registrar aqui também um grande aprendizado, esse projeto que nós tivemos juntos. Quero dizer que o legado do enfrentamento à covid, do Assembleia Fiscaliza, do empoderamento e da defesa do Legislativo estão marcados e já entraram para os anais da história da Casa. Então V. Exa. termina esse processo aqui com um saldo muito positivo em nossa avaliação. Da mesma forma, não tenho dúvida do que vai ser o conselheiro Agostinho Patrus no Tribunal de Contas. Não tenho dúvida do seu compromisso, da sua seriedade ou do seu respeito com seus companheiros.
E o deputado André Quintão, que também é para nós outra grande referência; companheiro que, ao longo da sua trajetória aqui, com o perfil do diálogo, do ponderamento, mas também da firmeza em suas posições, deixa para nós uma referência: nós continuaremos aqui a luta. André também é um companheiro, gente, que tenho certeza que onde estiver, colaborando com o governo do presidente Lula, vai representar bem Minas Gerais. Ele vai ser o companheiro que estará com as portas abertas para todo este Parlamento, para os municípios, para todas as nossas lideranças.
Então, na verdade, tanto o deputado Agostinho como o deputado André não fazem uma despedida em definitivo, deslocam-se para outras missões importantes para todos nós e para outros espaços de que nós, a sociedade, também precisamos.
Então, eu quero dizer para vocês dois, companheiros Agostinho e André: o que vocês deixaram para nós aqui de referência, de luta, de bandeira e de posições continuará de minha parte; o perfil, a luta e a disposição, especialmente em defesa da Assembleia Legislativa, continuará acontecendo. Nem sempre, presidente, todos os colegas compreenderam o quão importante é a autonomia do Legislativo, o Legislativo fortalecido, mas nós aqui que permaneceremos – tenho certeza de que a grande parte – continuaremos levando essas bandeiras, esses perfis e essa defesa.
Então, quero deixar o meu sincero abraço por tudo que representaram aqui no nosso caminhar; e, para o deputado André, é só um até breve, porque nós continuaremos nos encontrando na boa luta, seja no partido, seja nos governos.
Obrigado, gente, e um ótimo ano novo, pois estamos nos despedindo. Que 2023 seja de esperança para todos nós.