DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES (PL)
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/12/2022
Página 25, Coluna 1
Assunto ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (ALMG). PESSOAL.
Proposições citadas PL 4116 de 2022
VET 38 de 2022
22ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/12/2022
Palavras do deputado Sargento Rodrigues
O deputado Sargento Rodrigues – Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, venho aqui novamente parabenizar a pessoa de V. Exa., presidente, e dos demais integrantes da Mesa, como o deputado Arantes, o deputado Alencar, o deputado Doutor Jean, ou seja, todos os integrantes que compõem a Mesa, pela inciativa de recompor a inflação dos servidores do Legislativo.
Nós consultamos a Mesa da Assembleia, e os 3,5% se referem à inflação. O que nós não podemos deixar é que, lá, no Executivo, continue assim. O Veto nº 38/2022, que nós derrubamos ontem, Doutor Jean Freire, agora obriga o governador a encaminhar, Dr. Hely Tarqüínio, ao presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, até o último dia do mês de janeiro, último dia útil, via ofício, um documento oficial, uma comunicação oficial dizendo para o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia que a inflação aferida pelo IPCA, relativa ao ano anterior, foi de X%. E por que nós apresentamos essa matéria, deputado João Leite? É para que o governador fique atento e fale: “Olhe, o servidor do Executivo tem X% de inflação”.
Quero aqui agradecer, e acredito que tenha autorização dos meus colegas deputados e deputadas para agradecer, a todos os servidores do Legislativo, sejam efetivos, sejam de recrutamento amplo, sejam contratados. Quero agradecer pelo trabalho e pelo auxílio nas comissões, no Plenário e na área de comunicação; agradecer a todos os servidores porque tenho certeza de que essa é a nossa vontade aqui. Também é nossa vontade manter o poder de compra do Executivo, dos servidores do Executivo, repondo pelo menos, no mínimo, a inflação.
A partir do momento em que o presidente da Assembleia... Caso o governador em 48 horas não sancione a lei oriunda desse projeto de lei cujo veto derrubamos ontem, eu espero que o nosso presidente possa promulgá-la depois de 48 horas, se o governador não a sancionar. Eu espero que o governador cumpra aquilo que ele falou na Rádio Itatiaia. E o que foi que ele disse à Rádio Itatiaia? Ele disse que, se ele não conseguir dar o reajuste, dará aquilo a que o servidor tem direito na lei. Ninguém está inventando nada, não, Zé Guilherme. É bom que o conjunto de deputados e deputadas saiba disso. O que nós estamos votando aqui está na Constituição da República, no art. 37, inciso X, que diz que é assegurada a revisão geral anual. Então o servidor tem direito. É óbvio que os poderes que têm um número de servidor menor conseguem cumprir isso todos os anos, mas agora o governador já falou, durante quatro anos, Cristiano Silveira, que colocou o trem nos trilhos, e acabou.
O Zema, a gente tem que tirar o chapéu para ele, deputado Roberto Andrade e deputado Professor Cleiton, porque ele foi inteligente com a sua área de marketing. Ele veio falando que tinha que colocar o trem nos trilhos e continuou falando aquela mesma lenga-lenga que muita gente achava que era coisa de jacu da roça. Mas não houve nada disso. Foi muito bem pensada a sua peça de marketing, e ele não teve nada de jacu da roça, de mineirinho lá daqueles distritos de Araçuaí, Salinas e região. Não teve nada disso. Era expertise de marketing. Ele botou e o trem está nos trilhos.
Então nada justifica ele não conceder a perda da inflação do Executivo. E eu espero que essa seja, deputados Zé Guilherme e Roberto Andrade, uma das primeiras mensagens que ele encaminhe ao Parlamento – “Oh! Estou concedendo a inflação” –, porque os servidores do Executivo penam com isso, sofrem com isso e têm o direito de recompor a perda da inflação. Não me venha com mais lenga-lenga dizendo que está colocando o trem nos trilhos, não, porque isso já acabou, já colocou o trem em cima dos trilhos e já fez todos os ajustes. “Ah! Mas e o regime?” O regime prevê a reposição da inflação, e isso também não é desculpa.
Então eu espero, presidente, que o governador agora cumpra a sua palavra e encaminhe a esta Casa. É uma pena que o colega deputado Guilherme da Cunha não estará aqui para poder ajudar a aprovar a perda da inflação do servidor do Executivo.
É uma pena, mas queria aqui, presidente, dizer que os nossos servidores, como os do Executivo, merecem ter o seu direito reconhecido por nós, deputados e deputadas. Muito obrigado.