Pronunciamentos

DEPUTADO ZÉ REIS (PODE), Coautor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Homenagem ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE-MG - e ao Gabinete Institucional de Segurança - GIS - pelos relevantes serviços prestados na condução do pleito de 2022.
Reunião 11ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/11/2022
Página 3, Coluna 1
Assunto ELEIÇÃO. HOMENAGEM. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE).
Proposições citadas RQO 1299 de 2022

11ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 18/11/2022

Palavras do deputado Zé Reis

Senhoras e senhores, meu muito bom dia a cada um de vocês. Na pessoa do nosso presidente, desembargador Maurício Soares, quero cumprimentar toda essa seleta Mesa representativa, na pessoa dos meus colegas, que é onde preside Zé Guilherme, da mesma forma cumprimento Antonio Carlos Arantes; meu parceiro conterrâneo do sertão, Gil Pereira; da mesma forma, o Adriano; cumprimento todos os parlamentares que, de forma muito sábia, puderam encampar esta singela homenagem de grande repercussão. Como nas palavras do meu coronel predileto – como eu sempre brinco –, meu amigo deputado Coronel Henrique, que é quando se expõe, traz à luz a nossa gratidão desta Casa do povo, dos 77 deputados aqui representados, trazendo esta singela homenagem de um período tanto quanto conturbado, em que muitas vezes sequer conseguíamos enxergar o dia da eleição como realizável.

Então, nesta primeira hora, já inicio os meus parabéns a essa dupla dinâmica que aqui trago, Dr. Maurício e, da mesma forma, o juiz vice-presidente do TRE e corregedor, Dr. Octavio Boccalini. Externar essa alegria a cada um de vocês, recebê-los nesta data especial em que podemos, de forma presente, de forma pública, reconhecer pelos mineiros e mineiras todos os trabalhos realizados pelo Tribunal Regional Eleitoral e também pelo Gabinete de Segurança Institucional, que atuaram de forma exemplar, que atuaram para garantir que o processo eleitoral de 2022 transcorresse dentro dos limites legais, valorizando sobremaneira o nosso maior instrumento democrático, que é o voto. Se não fosse por vocês, pessoas que agem com lisura, sérias, comprometidas com a verdade, talvez estaríamos neste momento vivendo um outro momento sem sequer haver a oportunidade desta reunião.

Sabemos que essa eleição foi, sem dúvida, sem dúvida, uma quebra de paradigmas e a mais polarizada do período democrático, quando o calor do embate político tomou conta das ruas e fez com que todo o processo fosse acompanhado pela população com um critério ainda maior e que, no fim, constatou que nosso país ainda tem um processo eleitoral mais seguro e mais célere do mundo, e, ousaria dizer, tornando o nosso Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais, juntamente com o nosso Gabinete Institucional, o melhor tribunal e o mais eficiente do Brasil.

Portanto, Dr. Maurício, retransmita esse nosso afago, esse nosso abraço, essa nossa admiração, até porque, em tempos de informação, em tempos de tecnologia, em tempos de desinformação e principalmente num estado-país com 853 municípios, que é o Estado de Minas Gerais... Retransmito, na pessoa do juiz eleitoral Cássio Fontenelle, cujo trabalho e sua vasta experiência conheço, a todos os serventuários da Justiça, a todos, de todas as comarcas, de todas as zonas eleitorais, de todos os cartórios – e trago aqui a pessoa de Ana Karina, chefe de cartório lá da minha cidade barranqueira, cidade de Januária – e, da mesma forma, a todos os voluntários que puderam diuturnamente levar essa oportunidade para os mais de 16 milhões de mineiros e mineiras que iriam votar “sim”, que iriam votar “não”, mas pelo menos o seu direito resguardado foi garantido.

De sobremaneira, esse resultado positivo só foi possível, só foi possível graças ao trabalho e ao empenho de pessoas comprometidas com a democracia, comprometidas com o direito do voto, comprometidas com a segurança, comprometidas com a legalidade e, diga-se de passagem, comprometidas com os princípios constitucionais. E também graças a um trabalho realizado em equipe, uma engrenagem, diga-se de passagem, complexa que alcançou o seu resultado graças ao respeito a todos os preceitos aqui mencionados.

Testemunho, presidente, testemunho em uma sessão na Comunidade do Gibão. Essa comunidade é o Município de Bonito de Minas, onde talvez não dariam 5 mil eleitores votantes, e lá, há mais de 800km da capital, encontrei um servidor daqui de Belo Horizonte acompanhando o trabalho das urnas, naquela cidade pequenininha onde muitas vezes não havia 100 eleitores. E isso demonstra o zelo, a importância, seja do pequenininho lá do Sertão, seja da grande capital, todos sendo tratados da mesma forma e com a mesma importância, e testemunho algo que presenciei. Mal sabia ali que aquele servidor me serviria de inspiração para estar aqui neste momento parabenizando cada um pelo trabalho, que muitas vezes a gente não vê; muitas vezes, tumultuado pela correria, pela burocracia e pelo volume de serviço que nos abarrota nos gabinetes, a gente não vê esse trabalho lá na ponta, permitindo, garantindo àquele cidadão o direito de ir e vir. E nessa engrenagem complexa vocês conseguiram ser campeões, ser vencedores de tal forma garantindo esse processo liso.

Então irei um pouco romper o protocolo e aqui nominar e homenagear alguns de vocês de comando. E lembrem-se: retransmitam este nosso carinho, esta nossa gratidão a todos que compõem essa equipe, seja em Belo Horizonte, seja nos comandos, seja no interior. Aqui inicio essa dupla aguerrida, de punho forte, Dr. Maurício Torres e Dr. Octavio Augusto, porque, se não fosse de forma serena, sem empurrar ninguém, sem justamente dar a oportunidade do contraditório, mas sendo também sereno, sério, preciso e ágil... Com certeza essa carruagem que é o Tribunal de Contas, que é o Tribunal Regional Eleitoral, uma carruagem de quase 90 anos, permitiu-se tornar um trem-bala nessas eleições de forma cristalina e acompanhando em tempo real. Da mesma forma, não poderia deixar de dar um abraço na nossa diretora-geral Márcia da Glória; da mesma forma na Cassiana, secretária da vice-presidência. Gostaria também de abraçar o Dr. Paulo Tarso, que foi impecável durante a condução do trabalho do gabinete institucional de segurança nessas eleições, que, em tempo real, comunicava-se com os quatro cantos do Estado de Minas Gerais – e olhe que não é tarefa fácil você saber em tempo real o que está acontecendo nos 853 municípios –, juntamente com a Dra. Cristiana Martins Gaulberto e com a Dra. Roberta Rocha. Da mesma forma, nesse grupo, representando a Procuradoria Regional Eleitoral, o Dr. Eduardo, juntamente com o Dr. Bruno e com o Dr. Lauro Coelho.

E, da mesma forma, representando a Procuradoria de Justiça, o Dr. Edson Resende; a Secretaria de Segurança – destaco aqui o superintendente Bernardo Pinto; a Polícia Militar, a gloriosa Polícia Militar – o nosso Cel. Flávio Godinho, presente, e, da mesma forma, o nosso Ten.-Cel. Miller; o nosso Corpo de Bombeiros, nas horas em que sempre é chamado, na pessoa do nosso Cel. Peron; a nossa Maj. Marcelle; a Polícia Civil sempre atuante, na pessoa do nosso delegado Luiz Otávio; o nosso delegado Aloísio; a Polícia Federal sempre presente nesse grupo – transmita o meu abraço na pessoa do nosso Daniel Fábio Fantini; a PRF, pelo nosso PRF Felipe; e também agência de inteligência, nesse grupo, muito presente na pessoa do Moisés. Retransmitam todo o nosso agradecimento e toda a nossa gratidão a todos da equipe de vocês. E, finalizando, de forma especial, o nosso Exército Brasileiro, que já tem um amigo coronel aqui, na Casa, na pessoa do nosso Cel. Lenílson Celestino.

A todos vocês, o meu muito obrigado, pois o livre exercício do voto, a segurança aos eleitores, o respeito aos princípios básicos emanados da nossa Constituição foram pilares para a construção desse grupo de trabalho que fez com que tivéssemos eleições tranquilas em todo o nosso estado, amparando e dando condição ao contraditório e à ampla defesa e, de toda forma, coibindo os deslizes apresentados.

Esta reunião especial, que está sendo realizada hoje, tem o intuito de reconhecer a referência do trabalho de todos aqui citados, o que não ficará restrito ao dia de hoje, porque, na próxima reunião, oportunamente, com certeza, essa referência também será encampada pelos nossos outros 76 deputados e pelos nossos coautores. Deste evento de hoje, nós a reportaremos ao nosso TSE, reportaremos ao nosso Conselho Nacional de Justiça, reportaremos às nossas chefias dos nossos órgãos federais e estaduais, ao nosso governador e ao nosso atual e futuro presidente da República.

Portanto, parabéns a todos os homenageados. Ficam aqui os meus parabéns e as minhas homenagens.