DEPUTADO CARLOS HENRIQUE (REPUBLICANOS)
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/10/2022
Página 21, Coluna 1
Assunto ELEIÇÃO. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. SAÚDE PÚBLICA.
59ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 26/10/2022
Palavras do deputado Carlos Henrique
O deputado Carlos Henrique – Boa tarde a todos. Boa tarde, presidente, deputado Charles Santos. Eu estou aqui na cidade de Teófilo Otôni. Primeiramente queria agradecer e parabenizar o discurso agora do querido amigo deputado Carlos Pimenta, que vem trazer à memória um ilustre montes-clarense. E, com essa frase que ele traz, a gente redobra as nossas forças, a coragem, o ânimo; é uma frase tão ilustre: “Coragem! Mais vale errar, se arrebentando, do que poupar-se para nada”.
A gente vive um momento, deputado Carlos Pimenta, único na história do nosso país, e nós temos realmente que tomar posição diante daquilo que nós queremos para (– Falha na transmissão do áudio.) É um momento extremamente delicado, e é preciso neste momento ter coragem. Mais vale errar tentando do que se omitir e ser responsável por uma história dura, por uma história que talvez não seja aquela que nós desejamos para os nossos filhos, para as futuras gerações que estão vindo depois de nós. De fato, a frase dita aí por um montes-clarense realmente retrata muito o posicionamento que nós temos que ter nestas eleições: o de muita coragem.
Eu estou aqui na cidade de Teófilo Otôni, caros amigos deputados e amigas deputadas. Nós estivemos ontem presenciando a assinatura da ordem de serviço feita pelo governador Romeu Zema para o Hospital Regional de Teófilo Otôni, que atenderá o Vale do Mucuri e o Vale do Jequitinhonha. É uma obra esperada por mais de 10 anos e é uma obra que realmente ficará marcada na história da saúde pública recente do Estado de Minas Gerais.
O governador Romeu Zema está de parabéns por fazer esse anúncio. O primeiro anúncio de ordem de serviço para os hospitais regionais do Estado de Minas Gerais foi feito aqui, na terra dos vales. Nós sabemos que muitas pessoas do Vale do Jequitinhonha morreram por falta de assistência médica, de assistência à saúde adequada. Quantas pessoas morreram nas estradas buscando socorro médico! Na ocasião essa obra tão sonhada por todos nós... Se houvesse essa obra prometida por governos passados, e que lamentavelmente era somente de promessa e agora de fato se torna realidade, quantas vidas nós teríamos salvado. O governador Romeu Zema disponibiliza aeronaves para que as pessoas possam vir do Vale do Jequitinhonha para serem assistidas em Belo Horizonte, serem cuidadas em Belo Horizonte. Isso vai acabar, não é? O hospital, daqui a dois anos, estará concluso, com equipamentos modernos, com investimentos importantíssimos. O povo de Minas Gerais, o povo dos vales está comemorando essa obra. Eu quero aqui render os nossos agradecimentos ao governador Romeu Zema e ao secretário de Saúde Fábio Baccheretti por fazerem esse anúncio, que foi uma grande vitória, foi de forma efusiva comemorado por todos que estavam ali presentes. Isso revoluciona a saúde pública daqui, da região dos vales.
Outro momento muito marcante foi a presença hoje, aqui em Teófilo Otôni, do candidato Jair Messias Bolsonaro, ao lado do governador Romeu Zema. É impressionante o número de pessoas que estavam em Teófilo Otôni hoje. Havia seguramente 40 mil pessoas. Os comerciantes, os empresários não precisaram abaixar suas portas, não precisaram fechar o comércio. Foi uma festa cívica, democrática, pacífica. As famílias estiveram presentes, crianças, jovens, casais. Foi uma das maiores festas cívicas, patrióticas e democráticas que o Vale do Mucuri e o Vale do Jequitinhonha já presenciaram. Foi uma festa linda. A primeira-dama, Sra. Michelle Bolsonaro, esteve em Almenara também. Foi uma festa linda na semana passada. Estavam presentes 4 mil pessoas em Almenara. Então, o olhar do governo federal, eu tenho plena convicção, para o Vale do Jequitinhonha será diferenciado no próximo governo que se avizinha. Eu tenho certeza de que nós vamos conquistar políticas públicas relevantes e fundamentais para o Vale do Jequitinhonha. Já existem anúncios importantes feitos.
Agora, recentemente, o lítio, que é tão explorado na cidade de Itinga, teve um processo de desburocratização. Isso vai permitir a geração de emprego e renda no Vale do Jequitinhonha. Tudo o que o vale precisa é de empregabilidade, é de dar dignidade às pessoas da região. Então esse anúncio foi feito, e nós estamos muito felizes.
O Exército já se encontra no Vale do Jequitinhonha com as máquinas e a presença de homens para o início da BR-367, que não foi iniciada na presença do presidente Bolsonaro há dois anos por conta de um processo da própria empresa, que foi desclassificada – não foi um erro no governo federal. Essa empresa, infelizmente, atrasou e muito o processo de conclusão da BR-367. Mas nós vamos concluí-la. Temos a certeza disso.
Portanto, eu queria fazer esse registro, presidente, e dizer aqui da alegria que o povo dos vales está agora presenciando. Eu digo aqui: foram 40 mil pessoas que estiveram acompanhando hoje o discurso do governador Romeu Zema e também do presidente Jair Messias Bolsonaro. Dia 30. O nosso apelo é para as pessoas que se ausentaram das urnas. Nós não podemos nos omitir, nós não podemos transferir responsabilidade. A democracia – e o direito ao voto – foi duramente conquistada por muitas pessoas que até mesmo tombaram pelas ruas. Em décadas passadas até as mulheres não votavam. Estou vendo a Aninha, a Ana Paula aí acompanhando o discurso. Hoje as mulheres podem votar de forma democrática, não é, Ana? Tempos atrás, no tempo do coronelismo, isso não acontecia, mulher não podia votar. E agora mulher pode votar, mulher pode disputar eleição, mulher está ocupando seus lugares relevantes na vida pública e está dando a sua excelente contribuição – e não poderia ser diferente.
Portanto o nosso apelo é para que, nessas eleições, o cidadão de bem, os cidadãos que preservam a sua família, que querem o bem da Nação, aqueles que são contra a ideologia de gênero, aqueles que são contra a descriminalização das drogas, aqueles que são contra o aborto, aqueles que são contra os pequenos furtos... Porque há candidato que incentiva o furto, há candidato que incentiva que os jovens de 14 anos possam roubar um celular para poder comer uma carninha e tomar uma cerveja para brincar no fim de semana. Como pode um candidato a presidente da República incentivar que os jovens possam furtar celular? É esse tipo de candidato que a gente quer para a Nação? É esse tipo de gente que quer retornar ao poder? Não, minha gente. Nós não queremos retroceder, nós não queremos que o Brasil vire um vexame de ter um descondenado, que saiu da prisão por uma canetada, por uma canetada de um amigo do Supremo, que sai da prisão para ser candidato a presidente da República. É isso que a gente quer para a história do Brasil? É essa a imagem que a gente quer construir do Brasil para o mundo? Não, minha gente. O Brasil está dando certo. É o Brasil da deflação, é o Brasil do combustível dos mais baratos do mundo, é o Brasil do emprego, já que o presidente Bolsonaro herdou um Brasil com 13 milhões de pessoas desempregadas. Foi essa a herança que Bolsonaro – ele – herdou neste país. Foram 13 milhões de pessoas desempregadas com pandemia, com guerra. O Brasil está num processo de deflação – dois meses de deflação –, o Brasil está melhor, o Brasil tem infraestrutura, a economia está sólida, há geração de emprego e renda. O mundo quer investir no Brasil porque o mundo passa por um processo de inflação. Olhem o que está acontecendo na Argentina: 50% da população da Argentina estão vivendo na miséria, empobreceram! Olhem as pessoas vindo da Venezuela, buscando refúgio no Brasil, buscando oportunidade em solo brasileiro, buscando emprego, buscando liberdade, buscando realização de seus sonhos!
Portanto, se nós queremos um Brasil melhor, não podemos nos omitir. Então, aqueles que se ausentaram nessas eleições no primeiro turno, que se abstiveram, que anularam o seu voto... Isso não ajuda no processo democrático, isso não ajuda na transformação e nas mudanças sociais, econômicas (– Falha na transmissão do áudio.) positiva. Portanto, não se abstenham, não fujam das suas responsabilidades, não fujam do seu compromisso. Aqueles eleitores e aquelas eleitoras que nos acompanham pela TV Assembleia tomem posição, tomem posição porque a sua posição, seja qual for, vai definir o futuro do nosso país; ela muda a geopolítica do nosso Brasil e do mundo – muda a geopolítica do mundo. Você tem responsabilidade, cada um de nós tem responsabilidade. O que eu vi hoje, aqui, em Teófilo Otôni, foi algo inesquecível. Uma festa cívica, democrática, pacífica; a festa dos sonhos, da esperança de um Brasil melhor, que todos nós queremos para os nossos filhos, para as futuras gerações que estão chegando.
Presidente, parabéns pela condução dos trabalhos. Estamos aqui cansados, mas com muita vontade, com muita alegria, sobretudo por tudo que está acontecendo aqui, no Vale do Mucuri e no Vale do Jequitinhonha. E quero aproveitar para agradecer, mais uma vez, os 20 mil votos que eu tive somente no Vale do Jequitinhonha. Nós vamos trabalhar dobrado pelo vale, nós vamos fazer muito mais do que aquilo que estamos fazendo ao longo desse mandato de quatro anos pelo Vale do Jequitinhonha. Vamos trabalhar pela geração de emprego e renda, vamos trabalhar para melhorar a infraestrutura de acessibilidade das nossas estradas, vamos trabalhar para que o produtor rural possa ter mais oportunidades, possa ter mais independência econômica e financeira. O Vale do Jequitinhonha será o vale dos sonhos, o vale das transformações; é o vale que vale. Um forte abraço a todos vocês. Fiquem com Deus.