DEPUTADO CARLOS HENRIQUE (REPUBLICANOS)
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/10/2022
Página 150, Coluna 1
Assunto ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (ALMG). DEPUTADO ESTADUAL. ELEIÇÃO. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
Aparteante BRUNO ENGLER
51ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 4/10/2022
Palavras do deputado Carlos Henrique
O deputado Carlos Henrique – Bom dia a todos, mineiros e mineiras. Eu subo a esta tribuna, primeiro, para agradecer a Deus a oportunidade de voltar a esta Casa; e agradecer a todos aqueles que foram às urnas e depositaram mais um voto de confiança em nós, votando em Carlos Henrique, 10123 – agora a gente pode se manifestar dessa forma. Foram mais de 82 mil pessoas, 82.881 mineiros e mineiras que foram às urnas depositar o voto em um trabalho sério, comprometido com os valores cristãos.
Nós sabemos que, no próximo mandato, nós teremos um trabalho árduo, difícil. Uma das pautas que certamente tomarão conta desta Casa serão as pautas de costumes, e nós vamos estar firmes nessa trincheira para defender aquilo em que nós acreditamos, aquilo que nós entendemos que são conceitos fundamentais para que tenhamos uma nação forte, pujante e que seja uma nação que cresça no desenvolvimento econômico e crie oportunidades para todos.
Estamos muito felizes e queremos agradecer a Deus, em primeiro lugar. Queremos agradecer aos diversos municípios que confiaram em nosso trabalho, que se sentem representados com a nossa atuação na Assembleia de Minas, que sentem que somos a sua voz e que fazem com que o nosso trabalho se aproxime, cada vez mais, dos municípios mineiros, com uma pauta que os torne mais fortes, mais independentes. Nós perseguimos o objetivo de que os municípios sejam efetivamente municípios que gerem mais oportunidade, sobretudo os municípios mais pobres, os municípios do Vale do Jequitinhonha, onde tive mais de 20 mil votos agora. Sou muito grato ao povo do Vale do Jequitinhonha, que me concedeu essa expressiva votação, fruto de um trabalho intenso, de um trabalho permanente, com a presença em diversos municípios daquela região, com propostas de desenvolvimento econômico, com investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. Foram mais de R$40.000.000,00 investidos no Vale de Jequitinhonha, neste mandato, e nós vamos continuar com um trabalho intenso pelo Vale do Jequitinhonha, sendo essa representatividade junto ao governo do Estado de Minas Gerais para promover melhor oportunidade para todos.
Precisamos pensar num Vale de muitas oportunidades, num Vale com uma atenção social muito importante. O olhar para o Vale não pode ser meramente um olhar visando ao que o Vale pode oferecer do ponto de vista do produto interno bruto para o Estado de Minas Gerais. Isso talvez seja pouco se comparado a outras regiões do Estado. O que o Vale significa do ponto de vista eleitoral talvez seja pouco também se comparado a outras regiões do Estado. Então o nosso foco é fazer com que este governo Zema, que foi agora reeleito em primeiro turno – e estamos muito felizes com esse resultado –, que nesse próximo governo possa ter esse olhar social, que possa estender a mão para o Vale do Jequitinhonha.
Quero sobretudo agradecer aos cristãos e às cristãs de Minas Gerais; aos meus amigos companheiros, pastores, obreiros, jovens, evangelistas da minha amada e querida Igreja Universal do Reino de Deus, da qual pertenço há 34 anos. E como sou feliz por pertencer a essa igreja! Como sou feliz em poder fazer parte dessa família chamada Universal, que tanto tem confiado no nosso trabalho! Estamos indo para o quarto mandato de deputado estadual, que é fruto desse comprometimento que nós temos, dessa unidade que nós temos e da preservação daquilo em que nós acreditamos ser o caminho da verdade, o caminho da correção, da disciplina, da justiça, da ética e das pautas que nós julgamos serem as conservadoras, os pilares importantes para a nossa democracia e para a nossa nação.
Quero reforçar aqui o meu compromisso de um trabalho árduo, intenso, um trabalho focado nos municípios mais pobres do nosso estado. Pautei o meu trabalho e o meu mandato nesse viés, procurei criar mais oportunidades para esses municípios. Quero aqui agradecer especialmente a alguns municípios: Belo Horizonte, que nos deu uma votação expressiva; Betim; Contagem; Ribeirão das Neves; Nova Lima; Lambari, no Sul de Minas; Medina, no Vale do Jequitinhonha; Bandeira; Salto da Divisa; Santa Maria do Salto; Palmópolis; Almenara – tive lá quase 2 mil votos e estou tão satisfeito com os almenarenses. Satisfeito em poder me incluir nessa cidade para ser a sua voz nesta Casa Legislativa. Nós vamos fazer muito por vocês.
Quero parabenizar os colegas que foram reeleitos, e certamente com aqueles que já estão neste mandato nós queremos continuar a ter uma boa convivência, preservando um trabalho que reverbere nos quatro cantos deste estado. Estou muito feliz ainda em ver o presidente Bolsonaro no segundo turno. O nosso trabalho agora será intenso, promovendo um debate de alto nível, promovendo o número 22, o nome Jair Bolsonaro, nos quatro cantos deste estado. Nós vamos ganhar as eleições, deputado Bruno; tenho certeza de que nós vamos virar esse jogo; e o resultado de Minas Gerais surpreenderá muita gente. O nosso partido, o Republicanos, vai ganhar as eleições em São Paulo; nós vamos fazer a diferença em São Paulo – no Rio de Janeiro, um conservador ganhou as eleições. Portanto, o povo brasileiro tem percebido que essas pautas cristãs, do conservadorismo, são as pautas que pretendem salvar este país de não nos tornarmos aquilo que os países vizinhos se tornaram ou que estão se tornando: países que se empobreceram; países violentos; países opressores; países que estão literalmente deixando as pessoas numa miséria total e absoluta. As pessoas estão buscando no País, no nosso Brasil, refúgio, oportunidade e emprego. Como pode, de um país governado por governos socialistas, as pessoas migrarem, saírem das suas regiões e migrarem para o Brasil, que é um país onde dizem que não há oportunidade, um país que está mal na economia? O País está crescendo; o País está gerando emprego e renda; a nossa economia está se consolidando cada vez mais, depois de um período de pandemia e depois de um período que ainda estamos vivendo, de guerra na Europa, nós temos resultados expressivos na nossa economia, como a deflação e como o aumento da geração de emprego e renda.
O nosso governador Romeu Zema perseguirá no próximo mandato e seremos um dos estados que mais vai gerar emprego no nosso país. O nosso governador está muito empenhado nisso. Parabenizo o senhor, governador, por essa posição rápida e imediata em manifestar apoio ao presidente Jair Messias Bolsonaro. Vamos marchar juntos, fazendo com que o mineiro entenda a importância do nosso posicionamento político nessas eleições. Vamos fazer com que cada bolsonarista que votou nessas eleições agora possa tirar um voto de alguém que votou no Lula. Esse é o nosso desafio, e vamos conseguir. Vamos dar essa vitória a Bolsonaro nessas eleições e vamos fazer deste um País muito melhor para viver.
Passamos agora, caros amigos e amigas, por uma situação extremamente desconfortável aqui, nesta Casa Legislativa. Houve uma exposição de artes aqui, nesta Casa, que afrontava, que atentava contra nós, cristãos. Era um absurdo o que estava sendo feito naquele momento: obras de arte com papel higiênico, com cruz virada de cabeça para baixo com marca de sangue. É um absurdo esta Casa Legislativa autorizar, promover uma ação como essa, que atenta, que explora, que coloca as pessoas contra a fé cristã, promovendo o ódio aos cristãos, promovendo um processo de discriminação por meio da arte. Não foi censura que esta Casa aqui praticou, não. A censura é o desrespeito. A censura é a prática do ódio. A censura é o desrespeito à fé do outro. Isso tem de ser censurado, e esta Casa não pode ter um comportamento e aceitar uma ação como essa e que não vai se repetir nesta Casa. Enquanto aqui estivermos, uma situação como essa não se repetirá. É uma Casa da ordem. É uma Casa da disciplina. É uma Casa do respeito. É uma Casa em que se promovem debates aqui muito importantes. E eles...
O deputado Bruno Engler (em aparte) – Quero só parabenizar V. Exa., que teve um posicionamento muito importante para fazer cessar essa exposição absurda; e quero corroborar o posicionamento de V. Exa.
É impressionante a cara de pau desse pessoal de esquerda e a capacidade de se fazer de vítima. Veio lá o artista se fazer de vítima, fazer cara de choro e dizer que estava sendo censurado quando ele, sim, praticava crime de vilipêndio à fé. Uma exposição absurda, como V. Exa. bem colocou, com os rolos de papel higiênico, com a cruz pintada, com a cruz de cabeça para baixo, com uma coroa de espinho, que, de um ângulo, era uma suástica nazista, do outro era uma coroa de espinho, querendo associar o Nosso Senhor Jesus Cristo à prática do nazismo, com um manequim, com um busto ali de um estofamento vestido com uma roupa de mulher e um ornamento de bispo de celebração religiosa da Igreja Católica; um escárnio, um desrespeito a nossa fé, algo que jamais poderia ter acontecido dentro desta Casa. E muitos deputados, como V. Exa., como eu, como o deputado Arantes, manifestaram essa indignação. O presidente Agostinho ouviu essa indignação e cessou com essa exposição, que nem deveria ter começado.
Agora, impedir a prática de crime não é censura. É o império da lei. E o choro desses canalhas que vivem de atacar a nossa fé é livre.
O deputado Carlos Henrique – Obras de artes são bem-vindas nesta Casa. Ela há mais de 30 anos promove um espaço para difundir o trabalho artístico de diversos profissionais ocultos ou não, para promover a cultura do nosso país, mas não vamos permitir que esse seja o espaço da intolerância, seja o espaço do ataque, seja o espaço do desrespeito, seja o espaço da promoção do ódio. Isso não vou aceitar, de forma alguma, porque não temos esse comportamento, não promovemos isso. Respeitamos a todos e a todas e queremos, exigimos respeito. Portanto o nosso comportamento, a nossa atitude será de trincheira, de enfrentamento a quem vier. E sabemos que esse debate aqui no próximo mandato será muito acalorado, mas estaremos preparados para reagir, para ser defensores da fé cristã, do respeito e da moralidade.
Quero, então, reforçar o meu agradecimento a todos os mineiros e mineiras, as 82.881 pessoas que me reconduziram a esta Casa Legislativa, e deixar o meu compromisso de muito trabalho, de muito empenho e de muita dedicação. O meu muito obrigado.