DEPUTADO MÁRIO HENRIQUE CAIXA (PV)
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/06/2022
Página 71, Coluna 1
Assunto ESPORTE E LAZER. HOMENAGEM.
Proposições citadas PRE 181 de 2022
20ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 23/6/2022
Palavras do deputado Mário Henrique Caixa
O deputado Mário Henrique Caixa – Muito obrigado, presidente Agostinho. Eu estou aqui bem agasalhado porque, para narrar tanto gol do Hulk, como eu tenho narrado, há que se cuidar da voz, presidente. Eu gostaria de parabenizá-lo por ter pautado esse projeto tão importante. Quero parabenizar o deputado Ulysses Gomes. Fiz questão de assinar com ele esse projeto. Fico muito feliz de poder participar dessa homenagem ao nosso querido Givanildo, porque entendemos que essa homenagem...
Vamos reiniciar o vídeo aqui. Eu não sei se eu estou ao vivo.
O presidente – Está ao vivo, deputado. Estamos ouvindo bem.
O deputado Mário Henrique Caixa – Muito obrigado, Agostinho. Eu fico muito feliz e me motivou muito pedir essa fala, presidente, quando vi o nosso ex-goleiro e brilhante deputado João Leite. Registro a importância que os atletas têm na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos adolescentes. Eles são exemplos que as crianças têm em campo. E, quando se trata do Hulk, que, recentemente, aproximadamente há uma semana, fez uma entrega de alimentos, de cobertores, de agasalhos, na Praça da Rodoviária, sem chamar a atenção – ele não avisou a imprensa; ele foi de coração, juntamente com familiares, fazer essa entrega –, esse exemplo fica maior ainda.
Lembro do João Leite – eu em Três Pontas. Aliás, eu e o tio Vítor, nosso grande atleticano que fez a família toda ser apaixonada por esse clube maravilhoso. Ele nos levava para assistir aos jogos na casa dele. Assentávamos ali, na sala, e o João Leite lá, em campo, era uma referência, e continua sendo, para todos nós. E as palavras dele realmente foram interessantes e emocionantes, porque se trata de uma família de atletas. Eu sou amigo também do seu filho, Helton Leite, brilhante goleiro que tem levado o nome do Brasil por todo o mundo.
Essa é uma classe que merece, sim, ser homenageada sempre, presidente. Mais de 57% dos jogadores de futebol do Brasil ganham um salário mínimo. Então, quando a gente vê o Hulk se destacando, tendo essa influência na nossa torcida, na nossa juventude, sobretudo como pessoa, com esse gesto que fez nessa última semana, levando o agasalho, o alimento, o cobertor; ele realmente se mostra uma pessoa diferenciada. Nós, que somos do esporte... Eu completo 30 anos de Rádio Itatiaia no ano que vem e acompanho de perto esses jogadores, o sofrimento, a luta, a batalha, o enfrentamento, muitas vezes, quando as coisas não dão certo dentro de campo. Ter o Hulk, hoje, à frente do nosso time, liderando-nos, realmente é um motivo de muita alegria. Embora a deputada Laura Serrano não concorde com a homenagem, eu fico muito feliz de ela ter usado o jargão “o Galão da Massa”, que hoje é usado em todo o Brasil, graças à nossa popularidade, ao nosso trabalho na Rádio Itatiaia, na rádio de Minas.
Parabéns, Ulysses Gomes. Parabéns, João Leite, pelas palavras. Parabéns, presidente, mais uma vez. Nós temos, sim, que valorizar o esporte, valorizar os nossos atletas e fazer as homenagens todas a esse excelente atleta, mas, acima de tudo, a esse excelente ser humano, Givanildo, o nosso Hulk, o Hulk, Hulk, Hulk, do Galão da Massa.
Muito obrigado, presidente. Eu encaminho o voto “sim” a esse projeto.