Pronunciamentos

DEPUTADO FERNANDO PACHECO (PV)

Discurso

Solicita apoio ao projeto de lei de sua autoria que institui o Polo Audiovisual de Cataguases e Região.
Reunião 13ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/05/2022
Página 26, Coluna 1
Assunto COMUNICAÇÃO. INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS. MUNICÍPIOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. PATRIMÔNIO CULTURAL.
Proposições citadas PL 1027 de 2019

13ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 25/5/2022

Palavras do deputado Fernando Pacheco

O deputado Fernando Pacheco – Presidente Agostinho Patrus, muito bom dia a V. Exa., a todos os deputados e deputadas presentes, a todos os funcionários e a todos que nos acompanham pela TV Assembleia.

Eu venho encaminhar o voto a esse importante projeto de lei que é de uma região inteira, julgo ser até do Estado de Minas Gerais inteiro, porque se trata de um arranjo produtivo local existente que já recebeu inclusive recursos do governo federal, mas ainda precisa ser registrado na ordem jurídica do Estado de Minas Gerais.

Elaboramos esse projeto em 2019, porque sou cidadão e conheço a trajetória do Polo Audiovisual na Zona da Mata, que se iniciou em Cataguases. Desde 2002, foi criado, na Fábrica do Futuro, o embrião para hoje ser o Polo Audiovisual da Zona da Mata. Ele compreende, presidente, 158 municípios da Zona da Mata, ou seja, a Zona da Mata inteira e mais alguns municípios de outra região. É uma questão de vetor de crescimento econômico e cultural da Zona da Mata e de Minas Gerais. Por quê? Porque temos uma trajetória de fazer filmes desde o início, lá na década de 1920, no século passado. Em 1920, Humberto Mauro, de Volta Grande, mas morador de Cataguases, fez e produziu, ao longo da sua história, mais de 200 filmes de longa-metragem. Então Cataguases tem esse compromisso com o cinema, com o audiovisual, com filmes.

Aqui, presidente, nós produzimos filmes de longa-metragem, de curta-metragem, além de conteúdo de áudio e de imagens, animações. Também recrutamos atores, figurinistas, costureiras, cinegrafistas, pessoas que fazem cenários, todo um conjunto de economia criativa. Neste momento de retomada que tanto estamos tentando construir, não só da retomada do crescimento, mas também da retomada da segurança sanitária, para termos os nossos eventos de volta na plenitude, eu julgo que esse projeto de lei é de suma importância e é a efetivação no setor público de Minas Gerais para termos uma economia criativa de fato.

Então eu quero pedir a todos os meus pares que nos ajudem votando favoravelmente a esse grande projeto, que é institucional, do nosso estado, da nossa região, do nosso povo, que sempre foi de pioneirismo e vanguarda. Peço aos meus amigos deputados e deputadas que votem esse projeto de suma importância para a nossa região e para o nosso estado. Muito obrigado, presidente.