DEPUTADO HELY TARQÜÍNIO (PV)
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/05/2022
Página 6, Coluna 1
Assunto TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Proposições citadas VET 30 de 2021
13ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 25/5/2022
Palavras do deputado Hely Tarqüínio
O deputado Hely Tarqüínio – Srs. Deputados, Sras. Deputadas, rapidamente eu queria também solicitar o apoio de todos para a derrubada do veto, porque o governador e a sua equipe não compreenderam a importância dessa estrada. A primeira estrada foi feita, a estrada básica entre o Rio Paranaíba e Serra do Salitre, que foi inaugurada no governo do Pimentel, nosso governador Pimentel, mas quem providenciou tudo foi, sim, o governador Anastasia naquele tempo. Uma estrada de 70km ligando Serra do Salitre ao Rio Paranaíba.
Em Serra do Salitre há uma jazida já em funcionamento para a confecção de fertilizantes - já está acontecendo a exploração da jazida - e para facilitar também o escoamento da produção daqueles municípios – Municípios do Rio Paranaíba, Serra do Salitre e Carmo do Paranaíba, que está ao lado –, que formam um triângulo de produção muito eficiente com relação aos produtos primários – leite, soja, milho – e contribuem muito para a produção de Minas Gerais e para gerar ICMS. Enfim, é uma região eminentemente agrícola e que compromete todos os outros municípios, cerca de 30 municípios que por ali vão passar. Então, primeiramente, quero cumprimentar o deputado Cristiano Silveira pela proposta que ele trouxe à Casa de estadualizar um trecho que vai do Rio Paranaíba ao encontro dessa estrada que já está asfaltada, que vai escoar produtos para o Triângulo e também aqui para a região, para exportação também até o Espírito Santo.
Então eu queria, mais uma vez, cumprimentar o deputado Cristiano Silveira pela proposta. Foi aprovado, ele trabalhou muito por isso. Eu, como sou da região, venho aqui então também trazer esse argumento, fortalecer esse argumento para que essa estrada seja incluída no Provias que está por aí. O governo quem sabe pode assim compreender essa situação e realmente começar. Assim que for sancionado, já pode começar o trabalho. Houve até contribuição de outras pessoas para realização do projeto, para materializar o projeto da região, esse projeto, e certamente o governador vai depois, com a derrubada do veto, compreender essa situação. Então peço, mais uma vez, o voto e a compreensão dos nossos pares. Srs. Deputados, Sras. Deputadas, muito obrigado.