Pronunciamentos

DEPUTADO JOÃO LEITE (PSDB)

Discurso

Saúda os técnicos especialistas do sistema penitenciário de Minas Gerais. Defende projeto de lei de sua autoria que cria rampas de escape às margens das rodovias estaduais e dá outras providências.
Reunião 12ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/05/2022
Página 47, Coluna 1
Assunto SEGURANÇA PÚBLICA. TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Proposições citadas PL 1698 de 2020

12ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 18/5/2022

Palavras do deputado João Leite

O deputado João Leite – Muito obrigado, Sr. Presidente, deputadas, deputados. Queria saudar aqui os técnicos especialistas do sistema penitenciário de Minas Gerais, da nossa Polícia Penal. Muito obrigado pela presença aqui na Assembleia Legislativa. Estamos atentos, toda a Casa atenta. O deputado Sargento Rodrigues sempre pensando nos nossos técnicos, nos nossos especialistas e aguardando também a lei que deverá regulamentar permanentemente esse trabalho tão fundamental para o Estado de Minas Gerais. Em nome desta Casa, queria agradecer a todas vocês, a todos vocês por esse trabalho. Um trabalho muitas vezes praticamente invisível nas nossas penitenciárias, acompanhando o cumprimento da pena, acompanhando famílias que visitam os apenados. Então, queria parabenizá-los, reconhecer e externar também a gratidão desta Casa pelo trabalho tão importante de todos vocês. Muito obrigado pela presença nesta manhã na Assembleia Legislativa.

Obrigado, Sr. Presidente, por me conceder a palavra. Eu queria encaminhar este projeto e queria agradecer muito às comissões em que este projeto tramitou; ao deputado Charles Santos, relator na Comissão de Constituição e Justiça, que apoiou este trabalho que esta Casa vem realizando. A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais tem tido uma grande preocupação com os acidentes que ocorrem, não apenas nas nossas rodovias, mas também nas avenidas e ruas das nossas cidades. Eu mesmo tive a oportunidade de participar, nesta Casa, de uma comissão em favor da vida e em luta contra os acidentes nas estradas. Percorremos o Estado todo sempre nessa luta.

Recentemente, agora com a liderança do presidente Agostinho Patrus, nós criamos o marco ferroviário de Minas Gerais. A intenção é justamente tirar as grandes cargas da rodovia e colocá-las na ferrovia, que tem muito mais condição de transportar essas cargas grandes. Hoje, nós já podemos ver nas nossas rodovias os tritrens, que são três vagões puxados pelo cavalo mecânico. Imaginem que esse cavalo mecânico é projetado e é feito para 25t, e nós colocamos três vagões sendo puxados por ele. Não vai dar certo, especialmente nas grandes descidas.

A Prefeitura de Belo Horizonte está construindo agora, no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, do Bairro Olhos D'água até o Betânia, uma rampa de escape porque ali nós vemos e acompanhamos historicamente grandes acidentes com mortes, com muita perda material, porque é uma grande descida e as carretas não conseguem frear. Dizia o grande líder dos caminhoneiros, Zé Carneiro, que o Dnit e a Polícia Rodoviária Federal acham que placa e radar vão frear carreta sem freio. Não param, não tem jeito. Não é placa “diminua para 60”; já não tem freio a carreta. O que pode salvar é justamente a rampa de escape, que é uma rampa feita ao lado da rodovia, onde é colocado areia e brita, e essa carreta que perdeu os freios vai desviar para essa saída e vai atolar na brita e na areia.

Esses avanços vêm especialmente da Fórmula 1. Foi na Fórmula 1 que nasceu a obrigatoriedade de usarmos cinto de segurança, e agora a Fórmula 1 também tem inovado com essas áreas de escape. O nosso herói brasileiro, Ayrton Senna, se estivesse na Fórmula 1 de hoje, não teria morrido, porque quando ele perdeu o controle havia um muro em sua frente. Muitas vezes, na estrada, alguém perde o controle e há uma árvore. Nós amamos as árvores, mas elas não podem ser plantadas no acostamento da rodovia, porque uma perda de controle, Inácio Franco e Rosângela, por menor que seja, se você encontra uma árvore, você vai morrer. Então, o avanço na Fórmula 1 proporcionou as áreas de escape, as rampas de escape nas rodovias. No Brasil, nós temos apenas duas ou três; teremos a quarta no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Mas, no mundo inteiro, quando há um grande declive, existem as rampas de escape que salvam muitas vidas. Você pode colocar no seu celular, no YouTube, “rampas de escape”, e você vai ver alguns acidentes sendo evitados com essa construção. Então, essa legislação determina que o Poder Executivo do Estado de Minas Gerais faça a construção de rampas de escape nas rodovias estaduais, onde há grandes descidas. Essas rampas vão salvar vidas.

Parabéns à Assembleia Legislativa, aos deputados e às deputadas. Agradeço-lhes por apoiarem esse projeto. Muito obrigado, Sr. Presidente.