Pronunciamentos

DEPUTADO PROFESSOR IRINEU (PATRI)

Discurso

Comemora o anúncio de convênio para construção de bacias de contenção de enchentes nos Municípios de Contagem e de Belo Horizonte.
Reunião 33ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/05/2022
Página 36, Coluna 1
Assunto CALAMIDADE PÚBLICA. DEFESA CIVIL.

33ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 10/5/2022

Palavras do deputado Professor Irineu

O deputado Professor Irineu – Sr. Presidente, Doutor Jean Freire, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, população mineira, mineiras e mineiros que nos acompanham através das nossas redes sociais e da TV Assembleia, depois de uma temporada grande, presidente, esta Casa volta às suas atividades, e a gente também tem a oportunidade de voltar ao debate político no Plenário. Quero cumprimentar os nossos visitantes, no dia de hoje, que também estão aqui participando deste momento importante do nosso Plenário da Assembleia Legislativa.

Sr. Presidente, vou falar do que me traz aqui, hoje. Há mais de 10 anos, a gente vem vivendo de promessas, tanto em Contagem quanto na região metropolitana, acerca da construção das bacias de contenção para as enchentes da cidade de Contagem, enchentes estas que afetam sobremaneira Belo Horizonte, mais precisamente a Avenida Tereza Cristina. Aliás, depois de muito tempo, o governo assinou ontem o convênio de quase R$200.000.000,00 para a construção de três bacias na cidade de Contagem e de uma bacia na cidade de Belo Horizonte, a fim de que a gente possa, de uma vez por todas, acabar com esse sofrimento daquela população, sobretudo da que vive às margens do Córrego Ferrugem, do Córrego Água Branca, do córrego da Tereza Cristina, esses córregos que sempre inundam nessa época.

Queria cumprimentar e parabenizar o governador Romeu Zema por essa sensibilidade e, de certa forma, por ter sido muito republicano. Tivemos um governo até pouco tempo, em Belo Horizonte, muito contra o governador, e temos uma prefeita, em Contagem, que faz um excelente trabalho e que é do Partido dos Trabalhadores, mas o governador não olhou isso, ou seja, essa questão de cores partidárias, e assinou ontem, com a presença tanto do prefeito Fuad quanto da prefeita Marília, com a presença do secretário Fernando e de várias lideranças e autoridades, esse convênio esperado há mais de 10 anos, de quase R$200.000.000,00, para, de maneira definitiva, resolver esse grande problema que essas duas cidades enfrentam, bem como esse sofrimento dessa população, um sofrimento que há muito tempo a gente não consegue resolver.

São os nossos asfaltos. Toda vez que acontecem as enchentes, tudo fica destruído. É um custo público enorme para os municípios e um custo social que não tem tamanho. Então a ordem de serviço já para a bacia de contenção do Rio Volga, no Riacho das Pedras, que ali... Acredito que muito em breve, estando pronta, nós vamos conseguir conter 30% da água que desce para o Rio Ferrugem e também para o Arrudas. Acho que neste ano, nessas enchentes, possivelmente a gente já vai ter a oportunidade de ter um sofrimento menor dessa população. E, no próximo ano, tudo indica que a gente esteja com esse grande problema da região metropolitana resolvido.

Quero parabenizar o secretário de Infraestrutura, Fernando Marcato, pela sua competência, pela sua capacidade de gestão, por ter conseguido em tão pouco tempo destravar esse convênio que estava parado há muito tempo; e a capacidade do governo de ter feito esse acordo tão importante com a Vale, para que esse recurso pudesse vir para resolver essa questão metropolitana e tantas outras. O governo, de maneira muito clara... Esse recurso não foi para o caixa, para o caixa único, ele ficou pronto para serem feitas as obras de infraestrutura de que o Estado precisa, que o Estado tanto demanda.

De maneira muito especial, o que me traz aqui, hoje, é dizer a toda a população mineira, mas sobretudo aos moradores da cidade de Contagem, da cidade de Belo Horizonte, sobretudo àqueles que vivem às margens da Tereza Cristina, que eu tenho certeza que muito em breve esse problema será resolvido. A prefeita de Contagem... Nos próximos 30 dias, o edital de licitação já vai estar na rua, para que as duas bacias de Contagem sejam feitas, comece a ordem de serviço, e em Belo Horizonte da mesma forma, também o edital vai estar na rua nos próximos dias para que também seja feita essa bacia lá na região do Barreiro.

Então, minha gente, eu acho que é assim que nós precisamos reconhecer as coisas boas – não é? – tanto do Parlamento mineiro quanto do Executivo, que vêm trabalhando juntos para que as coisas possam ser resolvidas. E resolver tudo aquilo que puder ser feito para minimizar o sofrimento da população mineira – acho que é isso de que nós precisamos. Vejo de maneira muito clara que essa é a maior obra da região, daquela região – sou da cidade de Contagem –, daquela região de cima de Belo Horizonte talvez dos últimos 20 anos. Quem mora por ali, quem conhece as enchentes sabe muito bem do que eu estou falando. Quando as águas descem ali, a destruição que é feita na Tereza Cristina e naquela região da Cidade Industrial... Lá onde as pessoas realmente se deitam, mas não sabem a maneira como vão se levantar no outro dia. Normalmente se levantam só com a roupa do corpo porque o resto foi todo embora. Então acho que é isso, que é uma obra que realmente vai ficar na história.

Então quero cumprimentar tanto a prefeita Marília quando o prefeito Fuad e dizer que estamos muito felizes com esse convênio. Que essa solicitação possa ser feita o mais rápido possível, para que essas obras ainda possam começar antes do período eleitoral. Com certeza nós ainda teremos, até no final do ano, uma boa parte desse projeto já bem encaminhado. E com isso todos nós ganhamos. Então parabéns. Quero agradecer e dizer ao presidente que são essas as minhas palavras, presidente. Muito obrigado pela oportunidade.