Pronunciamentos

DEPUTADO ARLEN SANTIAGO (AVANTE)

Discurso

Informa sobre a preocupação da população do Norte de Minas com a duplicação da Rodovia BR-135, no trecho que liga o Município de Montes Claros ao de Bocaiuva. Destaca que a obra vai dividir Montes Claros, dificultando o acesso de moradores à zona rural, sugerindo alterações no projeto para solucionar os problemas. Comemora outorga concedida ao empresário Mário Borborema para iniciar um novo projeto agrícola no Município de São Pedro da Garça, Distrito de Montes Claros; a criação de uma ciclovia no Município de Taiobeiras; e o anúncio de licitação para asfaltamento do trecho rodoviário que liga os Municípios de Pintópolis e Urucuia.
Reunião 28ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/04/2022
Página 31, Coluna 1
Assunto MUNICÍPIOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. TRANSPORTE E TRÂNSITO.

28ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 26/4/2022

Palavras do deputado Arlen Santiago

O deputado Arlen Santiago – Boa tarde a todos os mineiros e mineiras. Boa tarde, Sr. Presidente.

Hoje vamos colocar aqui uma série de assuntos. O primeiro deles é uma situação que nós estamos vendo e que deixou bastante apreensiva toda a cidade de Montes Claros: a questão da duplicação da estrada de Montes Claros a Bocaiuva. Esse projeto – inclusive há um vídeo no YouTube que mostra como ele é – não está bem explicado ainda para nós. Na semana passada, o vereador Igor Dias e a Câmara Municipal de Montes Claros aprovaram uma audiência pública para que o projeto pudesse ser explicado.

No dia anterior, eu estive no Planalto Rural e na Lagoinha com o vice-prefeito Guilherme Guimarães, o procurador da prefeitura Otávio Rocha, com o pessoal da Eco135 e também com os filhos de João Maia, da churrascaria famosa da carne de sol serenada, e as pessoas de lá, o Jair, da Lagoinha, o pessoal da Santa Rita, do Olhos d'Água estão bastante preocupados com a questão dessa duplicação, porque, com a duplicação, você simplesmente separa duas bandas. E uma das coisas que já pudemos fazer no diálogo lá foi dizer que uma das pistas mudou um pouquinho para a esquerda e com isso não inviabilizou o restaurante tradicional do nosso querido João Maia, de tão saudosa memória. Nessa audiência pública, o pessoal do DER acabou não indo, o pessoal da Eco também acabou não indo, e nós tivemos que resolver como buscar um diálogo com o DER, com a Seinfra e com a Eco135.

Hoje estive com o secretário Fernando Marcato, que assumiu e já ordenou que o DER marque uma ida lá para conversar com o presidente Claudinho. Eu até informei a necessidade dessa nova audiência para o vereador Wilton e também para o vereador Odair, para que a gente possa ver o que a Eco quer fazer e ouvir as coisas que o Jair, os presidentes de associação, os comerciantes, o pequeno agricultor e as pessoas que precisam da escola e do posto de saúde querem para ver o que a gente vai fazer. Dei até algumas ideias no momento ao Fernando Marcato porque normalmente as passarelas não são muito usadas pela população. Estamos até no caso pedindo pelo menos um túnel para que seja mais fácil a passagem das pessoas e que a gente possa ter mais de um retorno para que o sofrimento realmente não fique muito grande. Temos que ver isso porque o vereador Adalberto me pediu que o pessoal de Bocaiuva dê palpites de como pode ficar menos impactante para a população.

Então para o pessoal lá da Varginha da Onça, para o pessoal lá da Lagoinha, do Planalto, do Olhos D'Água, da Santa Rita, lá da Cearense, do Pentáurea Clube, um clube que tem quase 50 anos, a gente sabe que vai haver uma nova audiência pública porque já vão se preparar ainda no mês de maio para que a população possa se expressar. Então estou fazendo a minha parte de buscar esse diálogo, e com o Fernando Marcato é muito fácil a questão do diálogo. Essa é uma boa notícia para o pessoal de Montes Claros.

Também foi publicada nesta semana a autorização para que o Mário Borborema, o Mário da Forbel – nós estávamos lutando por uma autorização, uma outorga – possa fazer uma grande plantação na região de São Pedro da Garça e gerar talvez uns 200 empregos diretos para o povo de Montes Claros e também para o povo de Capitão Enéas. Então essa outorga vai gerar mais empregos lá, além dos que já estão sendo gerados na divisa de Capitão Enéas com São João da Ponte, na Fazenda Santa Mônica, que gera 1.200 carteiras assinadas na zona rural de São João da Ponte. Nós inclusive estamos lutando para conseguir uma via asfaltada. Coloquei emenda, o governo do Estado também colocou R$3.000.000,00, o prefeito Humberto Souto colocou R$900.000,00 para que a gente possa começar, no trecho mais difícil, logo depois de São Pedro da Garça, esse asfaltamento, que já teve a homologação, e a construtora Cros vai poder começar a obra imediatamente. É um trecho pequeno, de menos de 5km, mas que traz muitos problemas. Aquela região agora vai ser uma região praticamente de pleno emprego. Só não irá trabalhar quem não quiser, porque emprego vai haver bastante.

Também hoje nós estávamos conversando com o Fernando Marcato, porque o nosso amigo Carlito Arruda, lá de Taiobeiras, defendendo o pessoal do ciclismo... Nós tivemos uma reunião com a associação comercial lá, para criarmos uma ciclovia. Essa ciclovia vai ficar em torno de R$700.000,00. E aí o Carlito pediu, e o deputado Mário Heringer já está mandando uma transferência especial para o DER. Eu já pedi que o projeto fique pronto e a licitação também fique pronta o mais rápido possível. Parabéns, Carlito!

Também estamos vendo aí a Cemig, sem nenhum motivo... Sem nenhum motivo! Ela tinha um contrato de publicidade com algumas rádios, inclusive com uma rádio muito amiga nossa lá de Taiobeiras, e o cortou simplesmente, sem dar satisfação a ninguém. Eu tenho falado com o governo que realmente a Cemig não tem jeito. Não tem jeito! É uma coisa do outro mundo.

Também estivemos lá cobrando a liberação, o mais rápido possível, de oito vigas metálicas de 18m para a área que dá suporte ao acesso à Unimontes. Quem conhece Montes Claros sabe que temos uma avenida de pista dupla, a Avenida José Corrêa Machado, e essa avenida, então, está precisando agora que o governo do Estado entregue essas vigas para que a Prefeitura de Montes Claros, por meio do prefeito Humberto Souto, venha fazer a rotatória. A prefeitura já fez algumas outras nessa avenida, mais embaixo, na área da Esteves Rodrigues, e, com isso, a gente está vendo uma melhoria muito grande no trânsito, a diminuição dos acidentes.

Por falar em acidentes, o prefeito Reinaldo Teixeira, de Capitão Enéas, quer, na MG-122, na entrada da cidade, um trevo, porque lá a situação não vai bem. Ocorrem muitos acidentes. O prefeito até participa com recursos, mas precisamos que o DER faça o projeto e essa obra seja feita o mais rápido possível.

Além disso, nós conseguimos, no tempo do governador Aécio, 100km de asfalto – era para ter sido feito de Januária até Miravânia. E agora o prefeito Elzio está em cima, buscando vários parceiros, e nós, então, estamos buscando esses recursos. O Fernando Marcato já conversou com o Igor Eto e com o governador para que esses 10km – dos 100km, 10km ficaram sem ser feitos – possam ser feitos o mais rápido possível, neste momento em que tivemos aí uma posição altamente favorável. Parabéns, Elzio Mota Dourado! Vamos conseguir mais esse grande benefício, que é terminar esses 10km. Você vem andando 40km de asfalto, 10km de terra, volta mais 60km de asfalto. Então não tem mais cabimento uma coisa desta neste século XXI.

Por último, agora, o Fernando Marcato também já autorizou e deverá ser publicada, agora, na primeira semana de maio, a autorização do edital de licitação, novamente, a terceira licitação que vai ser feita para aquele trecho entre Pintópolis e Urucuia. Infelizmente, a primeira empresa desistiu e fez-se nova licitação; a segunda desistiu e, agora, aproveitou-se então para melhorar o projeto: em vez de 3m só de cada lado de pista, vão ser 3,5m. A base também será melhor porque será de argila com brita para ficar realmente mais forte, aguentar aquelas carretas que vão passar nessa estrada que vai ligar o Noroeste ao Norte de Minas.

E, agora, no início de maio, na primeira quinzena, nós teremos aí a nova autorização de licitação, com o projeto melhorado, remodelado e que deverá ser entregue ao Fernando Marcado até o dia 29. Aí nós vamos ter essa nova possibilidade de um trecho extremamente importante vir a ser asfaltado. Tudo indica que, no caso de a licitação começar em maio, até junho estará tudo terminado; no máximo, em julho, começa-se essa obra.

Eu não desisto. Há pessoas que dizem: “Ah, mas é só na época de política que se faz isso aí”. Bom, gente, que bom que se faz na época da política; ruim é não fazer de jeito nenhum, como aconteceu no governo passado, em que nós não tivemos nenhuma obra asfaltada no Norte de Minas. Mas, por exemplo, de Pintópolis até São Francisco, está lá o asfalto pronto; de Chapada Gaúcha até Arinos, são 90km da MG-479, que está assaltada, bem-feita, pronta. De Arinos a Urucuia, está asfaltado, pronto, faltando agora esse trecho. E nós estamos lutando muito para que ele realmente venha a ser efetivado e para que a população possa ter essa tranquilidade de andar num trecho de asfalto, que é importante.

Hoje, logo depois desse vídeo que a gente vai reproduzir aqui, vocês também vão ver a fala do secretário Fernando Marcato, assumindo compromissos, lutando para que as coisas possam ser feitas. São muitas lutas, muitas dificuldades. Agora mesmo nós temos outros problemas, como a questão da rodoviária de Belo Horizonte, a concessão da rodoviária e também a questão do rodoanel aqui. A gente precisa achar um caminho de consenso para que isso possa realmente ser feito e as coisas caminhem, melhorem um pouco mais.

Então temos aí uma série de notícias da questão do nosso trabalho. Neste final de semana, iremos lá, a Francisco Sá, onde estamos alocando mais de R$1.000.000,00 de recursos para equipamento de um tomógrafo para aquela cidade. Trata-se de um trabalho muito bem-feito realizado pelo prefeito Mário Osvaldo e também pela secretária Aline. Vamos arrumar mais, em torno de R$1.100.000,00, para fazermos mais cirurgias eletivas, porque o governo do Estado está com uma verba em caixa, mas pouquíssimos municípios estão conseguindo acessar essa verba que o presidente Bolsonaro mandou para Minas Gerais, para que a gente possa fazer as cirurgias eletivas.

Era o que nós tínhamos para falar, Sr. Presidente. Um abraço para todo o povo mineiro. Continuem contando com o trabalho de Arlen Santiago.