Pronunciamentos

DEPUTADO DOUGLAS MELO (MDB), Presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, por ocasião da homenagem aos trabalhadores da saúde pela atuação no combate à pandemia de Covid-19.
Reunião 21ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 03/12/2021
Página 7, Coluna 1
Assunto CALAMIDADE PÚBLICA. HOMENAGEM. PESSOAL. SAÚDE PÚBLICA. TRABALHO, EMPREGO E RENDA.
Observação Pandemia coronavírus 2020
Proposições citadas RQO 1144 de 2021

21ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 29/11/2021

Palavras do presidente (deputado Douglas Melo)

O presidente - Mais uma vez, boa noite. Eu vou ler na primeira pessoa. São as palavras do nosso presidente desta Casa, Agostinho Patrus, que tão bem vem conduzindo os trabalhos no Parlamento mineiro. (– Lê:) “É uma grande honra participar, na condição de representante do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, desta solenidade que homenageia os trabalhadores da saúde pela atuação no combate à pandemia de Covid-19, sempre com muita responsabilidade e muita coragem. Estamos aqui, em um momento altamente desafiador, para enaltecer a importância desses profissionais que merecem agradecimento, aplauso e respeito.

A dedicação e a atenção aos problemas da saúde pública demonstrada pelos operadores do Sistema Único de Saúde, tanto os que estão presentes quanto os que nos assistem virtualmente, é prova de exercício da mais alta cidadania, pois vem comprovar uma inabalável defesa da vida humana no enfrentamento do coronavírus.

No dia 8 de março do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou o primeiro caso de Covid-19 em Minas Gerais: uma mulher, moradora de Divinópolis, que havia acabado de chegar de viagem da Itália. A partir desse fato, fomos lançados numa espiral de acontecimentos que, 1 ano e 7 meses depois, levaram a mais de 56 mil mortes no nosso estado.

Contudo, o momento presente representa um alento. Com o avanço da vacinação em Minas Gerais e no País, a média diária de mortes e contaminados por Covid-19 vem caindo de forma considerável. É tempo, portanto, de reconhecer a atuação dos profissionais da área da saúde que arriscaram e continuam arriscando suas vidas, de forma cotidiana, para salvar outras vidas.

No decorrer desse longo período, médicos e enfermeiros, entre tantos profissionais, vivenciaram uma verdadeira batalha na linha de frente da pandemia, combatendo a maior crise sanitária da história, procurando prestar assistência à população e realizando a vigilância epidemiológica da doença.

Os desafios foram extremos, impondo alto grau de estresse, em longas jornadas de labor: lidaram com o medo, presenciaram o sofrimento alheio, tiveram que se afastar da família para evitar a propagação da doença, presenciaram a angústia de falta de leitos e respiradores suficientes, além da falta de sedativos e outros medicamentos.

Os profissionais estavam ali para anunciar com o mais profundo pesar as vidas que foram perdidas, inclusive de colegas de trabalho. Além de tudo isso, também tiveram de enfrentar o fenômeno das fake news que tanto confundem a população com informação equivocada, entre outras, sobre a importância das vacinas e de ações não farmacológicas, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. A rotina no serviço de saúde é por si só estressante, e a pandemia tornou tudo isso mais difícil. Aqueles que estão na linha de frente relatam ansiedade, síndrome do pânico, nervosismo, insônia, medo, frustração e fadiga. Nesse contexto, lembramos que a Organização Mundial de Saúde designou 2021 como o ano internacional dos trabalhadores de saúde e cuidadores, por sua dedicação e inabalável luta contra o coronavírus, destacando a necessidade urgente de aumentar o investimento e a proteção dos trabalhadores de saúde. De acordo com a OMS, devemos todos nos comprometer a garantir condições de trabalho seguras e decentes para esses profissionais e a proteger sua saúde, incluindo a saúde mental. Dentre os objetivos está o de incentivar um maior investimento por parte dos governos em agentes de saúde e cuidadores. É fundamental observar ainda as normas de biossegurança, como disponibilidade de equipamentos de proteção, testes e protocolos sanitários. Se dissemos, no início, que vivemos um momento de esperança, cabe ressaltar porém que devemos permanecer vigilantes. A Europa voltou a ser o epicentro da pandemia, e a situação é mais grave em países com baixas taxas de vacinação, como Alemanha e Austrália. Nos Estados Unidos, o número diário de mortes já chega a mais de mil vítimas. Cientistas identificaram variante da Covid-19, a B.1.1.529, com casos na África do Sul e também em Hong Kong.

Ao final deste evento, destacamos a nossa homenageada, a técnica de enfermagem Lisley de Souza Goulart, natural de Sete Lagoas. Ela atua na Irmandade Nossa Senhora das Graças e também no hospital municipal. Primeira técnica contaminada na região, ela atua hoje na linha de frente. Representando os mineiros, manifestamos nosso orgulho e gratidão a todos e a todas, que assim como Lisley, continuam na linha de frente demonstrando força e resiliência, encontrando no amor ao trabalho, na perseverança e na empatia as razões para prosseguir. Somos muito gratos a cada profissional da saúde que se coloca totalmente à disposição para cuidar das pessoas doando seu tempo e seus conhecimentos para salvar vidas e promover a ciência, tornando-se exemplos inspiradores de cuidado e merecendo toda a valorização possível. Vocês são imprescindíveis. Muito obrigado. Presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus”.

Mais uma vez eu quero agradecer a presença de todos e de todas e falar da nossa alegria por cada um que, como eu já disse na minha fala, saiu da sua cidade para vir aqui em plena segunda-feira, dia cansativo, e num ano tão complicado. Que Deus abençoe cada família mineira, que abençoe de forma especial todos os nossos profissionais da saúde. Lisley, leve o nosso reconhecimento a todos os profissionais da saúde. Contem com esta Casa para ajudá-los em tudo aquilo que for da área de legislação para melhorar a situação de cada profissional da saúde. Fica mais uma vez o nosso abraço ao secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti; ao nosso amigo deputado Gil Pereira; ao nosso tenente-coronel representante do comandante-geral do Corpo de Bombeiros; e a todos que vieram, principalmente os secretários e os profissionais da saúde que aqui estão.

A presidência manifesta a todos... Antes de finalizar, eu não posso deixar de agradecer aos profissionais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por quem eu tenho imenso respeito. Esse pessoal trabalha com uma técnica muito grande.

E são eles, na verdade, que se movimentam para que tudo isso se torne realidade nos dias da reunião. Na maioria das vezes eles não aparecem, mas eu quero também, gente, pedir uma salva de palmas para os nossos profissionais da Assembleia Legislativa: ao Cerimonial, à Polícia Legislativa, ao pessoal da TV assembleia e do som. E agradecer também à minha equipe, que ajudou para que tudo isso se transformasse em realidade.

Um abraço aos nossos prefeitos que aqui estiveram, Sargento Dalton, Dr. Fabrício, representando todos os outros; e aos vice-prefeitos Zezinho e também Emerson Melo.