Pronunciamentos

DEPUTADO INÁCIO FRANCO (PV), Presidente "ad hoc"

Discurso

Presta homenagem pelo transcurso do 10º aniversário de fundação da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis - FHSFA.
Reunião 12ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 3ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/10/2021
Página 5, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 957 de 2020

12ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 4/10/2021

Palavras do presidente (deputado Inácio Franco)

Exma. Sra. deputada Ione Pinheiro, autora do requerimento que deu origem a esta homenagem; Exmo. Sr. presidente do Conselho Curador da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, o diácono Paulo Franco Taitson; Exmo. superintendente-geral da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, Dr. Helder Yankous; demais diretores do Hospital São Francisco de Assis, colaboradores, minhas senhoras e meus senhores, é com grande satisfação que homenageamos esta noite a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, instituída em 2010 pelo Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da Sociedade de São Vicente de Paulo, cultivando valores com respeito, ética, qualidade, profissionalismo, sustentabilidade e solidariedade.

Em janeiro de 2011, a fundação iniciou a operação do Complexo Hospitalar São Francisco, reconhecido como uma importante referência em todo o Estado no atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde – o SUS – da capital mineira e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, assim como em outras regiões do Estado. Na outra unidade, administrada pela fundação, inaugurada no ano seguinte no Bairro Santa Lúcia, a dedicação é exclusiva a procedimentos ortopédicos de alta e média complexidades. Nas duas unidades, que somam mais de 1.300 colaboradores, é oferecido um atendimento seguro, eficaz e humanizado aos pacientes. Como afirmou o médico e escritor Moacyr Scliar, os problemas de nosso povo são gigantescos. Para enfrentá-los, precisamos de médicos de espírito gigante, armados com todas as conquistas da ciência e, ao mesmo tempo, conhecedores profundos de nossa realidade socioeconômica e que se disponham a lutar tanto em um terreno como em outro. Essa característica se aplica ao corpo clínico de alta qualidade mantido pela fundação, com formação solidária e muita experiência.

Para que todo esse complexo hospitalar funcione da melhor forma possível, alguns princípios foram colocados em primeiro plano, como cortesia, entusiasmo e planejamento. Todos aqueles que ali atuam são estimulados a exercitar a cortesia do dia a dia, desde o processo de solucionar um problema ao seu alcance até a escuta atenta da necessidade do paciente. Colaboradores corteses amenizam o sofrimento de quem padece de uma doença ou alegra-se no dia em que tem uma jornada de trabalho pela frente. Sem entusiasmo não se faz nada direito nesta vida! Como define a própria fundação, o entusiasmo permite que cada um busque o seu melhor desempenho profissional a cada dia. Manter-se entusiasmado é permitir que seu trabalho cresça a cada dia e que as soluções para os problemas diários pareçam mais acessíveis e simples. É preciso ainda que o planejamento faça parte de cada decisão, desde os mais simples procedimentos assistenciais até as deliberações da diretoria. Com planejamento é possível reduzir custos e riscos, além de aperfeiçoar os resultados.

A aplicação desses princípios ficou evidente, dentre outros episódios do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, quando a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis novamente provou o seu valor, tornando-se o primeiro hospital filantrópico reconhecido como referência no tratamento da Covid-19. Com o atendimento 100% SUS, adaptou-se diante da nova realidade da crise sanitária. Desde o início da pandemia foi criado um comitê multidisciplinar de planejamento frente à Covid-19, no qual as lideranças puderam discutir e adequar o hospital para se tornar linha de frente no tratamento da doença, oferecendo cuidado e proteção a todos. Durante o período crítico da crise sanitária, a fundação chegou a ofertar, na unidade Concórdia, 60 leitos de enfermaria e 30 leitos de CTI exclusivos para a Covid-19. Além da ampliação da oferta de leitos, a fundação contou com o envolvimento de toda a equipe de profissionais entre técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos em farmácia, equipe da higienização e auxiliares administrativos. Com o avanço da vacinação, agora tem sido possível reduzir o número de leitos de Covid com a retomada gradual do atendimento de cirurgias eletivas, depois de um ano e quatro meses enfrentando a pandemia.

A humanização como processo contínuo e a busca de soluções sustentáveis também caracterizam a fundação ao oferecer uma assistência à saúde mais humana, respeitosa, de qualidade e com segurança. Nesses primeiros 10 anos, toda a equipe da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis conseguiu a confiança e o respeito da sociedade mineira pelo seu permanente profissionalismo, âncora na cortesia, no entusiasmo e no planejamento, humanizando uma instituição que se tornou referência em saúde. Ali os cidadãos mineiros habituaram-se a encontrar profissionais dedicados à vida de seus semelhantes, trazendo aos pacientes uma melhora na sua qualidade de vida, além de conforto às suas famílias, franca demonstração de que não é possível exercer a medicina sem dar valor à vida. O complexo hospitalar é também modelo de competência, credibilidade social e excelência.

Parabéns à Fundação Hospitalar São Francisco de Assis por seus 10 de fundação. Ao projetarmos seu futuro, continuamos, em nome de todos os mineiros, confiando na medicina que vocês tão bem representam, mantendo o compromisso com a população e com o ideal de ajudar o próximo. Recebam, seus dirigentes e funcionários, a mensagem de reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Minas. Muito obrigado.