DEPUTADO LEANDRO GENARO (PSD)
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/09/2021
Página 9, Coluna 1
Assunto DIREITOS HUMANOS. INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS. (LGBT).
Proposições citadas PL 2316 de 2020
Normas citadas LEI nº 23787, de 2021
79ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 15/9/2021
Palavras do deputado Leandro Genaro
O deputado Leandro Genaro – Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, você que nos acompanha pela internet, eu quero aqui engrossar a fileira daqueles que têm comentado acerca da Proposição de Lei nº 24.909, contra a qual votei nos dois turnos, fui contrário a esta proposição de lei nos dois turnos, e dizer que, assim como alguns colegas que ontem pude acompanhar aqui no Plenário, eu também quero fazer um apelo ao governador Romeu Zema para que vete essa proposição.
Eu tenho em mãos aqui um ofício que encaminhei hoje para o governador e queria fazer aqui sua leitura: “Exmo. Governador, cumprimentando-o cordialmente e na qualidade de coordenador metropolitano da Igreja do Evangelho Quadrangular em Minas Gerais, venho através deste solicitar que V. Exa. vete a Proposição de Lei nº 24.909, que vai contra os princípios morais e éticos da família tradicional em nosso estado. Com a justificativa de combater a discriminação contra a orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei nº 2.316/2020, a que votei contrariamente em dois turnos e que institui a ideologia de gênero no Estado, podendo punir pessoas jurídicas que se opuserem. Essa proposta extremamente perigosa pode abrir espaço para vários absurdos como o de homens frequentarem banheiros femininos sem que os proprietários dos estabelecimentos possam proibir ou inibir e ainda gerar multas de até R$170.000,00 por definir regras consideradas ilegais, responsabilizando-os por atos discriminatórios de seus funcionários. A população mineira, na sua maioria, espera que V. Exa. vete esse projeto autoritário que priva a liberdade do cidadão, fere os princípios cristãos, coloca nossas mulheres e crianças em risco, persegue os proprietários de estabelecimentos e instaura a ideologia de gênero em nosso estado. Atenciosamente, Leandro Genaro, deputado estadual”.
Estou encaminhando esse ofício hoje para o governador. Eu sei que, assim como eu, vários colegas estão também indignados. Muitos não entenderam o teor do projeto e votaram favoravelmente sem compreender exatamente o que estavam votando; outros, pelo fato de a pauta ter sido passada muito em cima da hora, não tiveram nem tempo de se organizar para estar atentos a essa votação. Então nós estamos aqui pedindo: governador Romeu Zema, vete essa proposição de lei, mande-a de volta para a Assembleia Legislativa, para que nós possamos, de maneira mais demorada, ter um olhar mais demorado, ficar debruçados sobre esse projeto, discuti-lo melhor e, se Deus quiser, manter o seu veto.
Nós estamos desde o mandato passado aqui lutando contra essa história de ideologia de gênero. É uma grande covardia, principalmente contra as crianças. E nós temos mais projetos tramitando na Casa que tratam de ideologia de gênero. Eu já falei em outros pronunciamentos aqui, principalmente como eu disse no mandato passado, sobre o perigo que é a ideologia de gênero nas escolas, alcançando as nossas crianças na mais tenra idade e tirando até um direito dos pais, porque os pais têm o direito de educar as suas crianças. São o pai e a mãe que têm que proteger a sua criança. A escola tem que escolarizar a criança e não tratar de questões de gênero com crianças de 5, 6, 7, 8, 10 anos de idade.
A nossa posição cristã, a minha posição cristã... Todos nesta Casa sabem que eu estou deputado, mas antes de tudo eu sou pastor, faço parte da Igreja do Evangelho Quadrangular, tenho princípios cristãos. Sabemos que a maioria da população tem princípios cristãos, assim como os católicos e outros evangélicos; a maioria tem princípios cristãos. O que nós vimos nos últimos dias de cobrança na rede social para que o governador possa vetar esse projeto... Ao mesmo tempo, cobrança também em cima daqueles colegas que foram favoráveis a esse projeto. Isso mostra que a vontade popular, que o anseio popular é que projetos desse tipo, projetos desse teor não passem nesta Casa.
Desde sempre, aqui na Assembleia, eu não sou de ficar usando a tribuna o tempo todo, mas também não sou e nunca fui de me calar nos momentos em que preciso me manifestar. Nós temos que realmente fazer o máximo de pressão para que esse projeto seja vetado e volte para a Assembleia para ser melhor discutido, melhor avaliado, melhor apreciado. Assim, cada deputado vai tomar aí a sua decisão.
Eu não pretendia mesmo usar aqui os 15 minutos. É isto o que eu queria dizer: não à ideologia de gênero. A ideologia de gênero é um lixo, é uma praga que tem que ser combatida, e nós estamos aqui representando os cristãos e não vamos nos calar diante desse tipo de projeto. Eram essas as minhas palavras. Obrigado, Sr. Presidente.