Pronunciamentos

DEPUTADO CELINHO SINTROCEL (PCDOB)

Discurso

Apresenta apelo à direção da empresa Sae Towers Brasil, fabricante de torres de transmissão, para que reabra as negociações salariais com seus funcionários, em greve há mais de duas semanas.
Reunião 70ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 3ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/08/2021
Página 23, Coluna 1
Assunto SETOR PRIVADO. TRABALHO, EMPREGO E RENDA.
Proposições citadas RQC 9926 de 2021

70ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 19/8/2021

Palavras do deputado Celinho Sintrocel

O deputado Celinho Sintrocel – Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas presentes, de forma remota e de forma presencial; público que nos acompanha pela TV Assembleia. Eu fiz a minha inscrição hoje, presidente, como orador desta reunião ordinária, nesta data, para que eu pudesse aqui apresentar um apelo, um pedido de socorro à direção de uma empresa sediada em Betim. Eu quero aqui pedir a toda direção da Empresa Towers Brasil, uma empresa que trabalha com torre de transmissão sediada no Distrito Industrial do Jardim Piemont Sul, em Betim, que possa cessar como as práticas antissindicais que vem praticando na cidade de Betim contra os metalúrgicos.

Faço aqui um apelo, presidente, para que a direção da empresa Towers Brasil possa abrir de fato as negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região e atender as reivindicações de cada trabalhador e de cada trabalhadora da empresa, que já se encontram em greve há mais de 17 dias, na defesa do pagamento justo da PLR – participação nos lucros e resultado; a empresa ofereceu um valor bem inferior ao que os trabalhadores haviam recebido no ano passado.

Quero aqui dizer, presidente, que a luta desses trabalhadores e trabalhadoras é justa e necessária, e a direção da empresa precisa acabar com essa intransigência. Só para que possamos deixar aqui de fato registrado na Assembleia Legislativa: a empresa até hoje não fez o pagamento do adiantamento salarial dos trabalhadores, que é feito no dia 15 de cada mês. Esse comportamento, presidente, faz entender que os empresários desta empresa querem de fato pressionar para a volta ao trabalho, descumprindo direitos passivos, legais dos trabalhadores. Deixar de fazer pagamento de adiantamento salarial para pressionar término de greve? Não é assim que se faz. Isso se faz abrindo as negociações; e eu, como presidente da Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa, quero aqui me colocar à disposição para que a gente possa buscar, em uma audiência, fazer uma intermediação junto ao Sindicato dos Trabalhadores, junto à direção da empresa para pôr fim a essa paralisação, mas atendendo de fato os interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras. Eu entendo, como sindicalista que sou, que as partes devem ceder, e a gente está observando claramente que a intransigência da direção da empresa Towers Brasil Torres de Transmissão Ltda. está sendo grande, e não é assim que se faz negociação. Os trabalhadores produzem, dão seu suor, dão sua vida para a produção e, no momento de receber uma participação nos lucros, têm esse tratamento desumano e desleal.

Então deixo aqui o meu pedido, presidente, para que a gente possa registrar nesta reunião ordinária da Assembleia o nosso apelo. E já apresentei também requerimento na Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social para abertura das negociações junto ao Sindicato dos Metalúrgicos. Estou aqui me declarando ao lado dos trabalhadores, estou aqui hipotecando o meu apoio total à categoria e ao sindicato; e que possam sempre estar contando com a Comissão do Trabalho e com o nosso mandato para que a gente possa buscar o fim dessa paralisação.

Esse é o pronunciamento, presidente, que eu queria fazer nesta reunião. Agradeço muito pela oportunidade de deixar a nossa solidariedade a cada trabalhador, a cada trabalhadora, à direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região pela luta em favor de melhores condições de trabalho e pela valorização dessa categoria. Muito obrigado.

O presidente – Obrigado pelas considerações, deputado Celinho Sintrocel.