Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PSDB)

Discurso

Defende o projeto de lei de sua autoria que autoriza o Poder Executivo a doar ao Município de Pratápolis o imóvel que especifica (destinação: administração pública direta ou indireta municipal). Presta homenagem por ocasião do Dia Internacional do Leite.
Reunião 10ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 3ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 03/06/2021
Página 20, Coluna 1
Assunto AGROPECUÁRIA. CALENDÁRIO. IMÓVEL.
Proposições citadas PL 1172 de 2019

10ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 1/6/2021

Palavras do deputado Antonio Carlos Arantes

O deputado Antônio Carlos Arantes – Sr. Presidente, nobres colegas, esse é o tipo de projeto do ganha-ganha; todos vão ganhar. Ganha o Estado, que vai repassar um espaço físico muito importante mas que hoje não é utilizado por ele e que, quando chega a essas condições, acaba se degradando; ganha-ganha porque ganhará o Município de Pratápolis, hoje tão bem administrado pela prefeita Denise, que conta com toda uma equipe muito preparada de pessoas sérias, honestas, muito competentes e que têm feito uma gestão exemplar, moderna e com grandes resultados, com o apoio da câmara municipal, que também tem entendido, compreendido e ajudado muito a gestão da prefeita Denise; ganhará o povo, que terá um espaço adequado, e grande parte dos órgãos públicos do município serão deslocados para esse espaço.

Então, realmente o município ganhará muito. Município este que, inclusive, é um grande produtor de soja, de milho, mas também produtor de leite. E, falando em leite, hoje é o Dia Internacional do Leite; e falando em leite, nós temos que lembrar o produtor, produtor este que não tem uma carga horária como a da maioria dos trabalhadores, como a da maioria das pessoas, de 8 horas por dia. O produtor de leite trabalha 365 dias por ano. Não há feriado, não há sábado, não há domingo, não há Semana Santa. Todos os dias, e muitas vezes 24 horas por dia, porque mesmo quando ele está dormindo à noite pode haver problema com algum animal, por exemplo, na hora do parto. Então, muitas vezes de madrugada, o produtor está lá no curral, está lá no campo cuidando dos seus animais. São esses heróis que nós temos que realmente reconhecer e valorizar. Produtor este que produz um produto que chega à mesa de todos os brasileiros e de grande parte das pessoas do Brasil e do mundo; produtor este que faz a diferença, porque, produzindo leite, ele está produzindo emprego, está produzindo renda, está produzindo desenvolvimento, está produzindo saúde. Produzindo saúde, ele está produzindo alegria. Parabéns, produtores de leite do nosso Brasil!

Parabéns também a você, consumidor, que não cai nessa onda de muitas vezes parar de tomar leite falando que ele não serve, que não é bom e que, às vezes, faz até mal para a saúde. Não é verdade! Quem toma leite absorve cálcio e, se sofrer algum acidente, a chance de quebrar um osso é muito menor. Meu avô, por exemplo, tomava mais de 1 litro de leite por dia, teve problemas de saúde, caía nas escadas e nunca sofreu uma fratura. Eu faço questão também de tomar leite, comer queijo, esse queijo mineiro e brasileiro, esse queijo da Canastra, o queijo das Vertentes, os queijos da nossa Minas Gerais, gerando emprego, gerando desenvolvimento. O leite é saúde; o leite é alegria; o leite é emprego; o leite é muito importante para o nosso povo mineiro, mesmo nos momentos difíceis. Hoje o produtor de leite está passando aperto porque a soja está a cento e tantos reais, quase R$200,00 uma saca de soja; milho mais de R$100,00. Não é fácil você... O custo de produção realmente fica muito elevado, mas o produtor não desanima e está ali firme, trabalhando, produzindo, gerando emprego e desenvolvimento.

Então, parabéns a todos os produtores, a todos os trabalhadores dessa cadeia do leite, e parabéns também a todos os consumidores que veem no leite realmente saúde para a sua pessoa, para a sua família e saúde para o nosso Brasil. Muito obrigado.

O presidente – Muito obrigado, deputado Antônio Carlos Arantes, autor do projeto.