Pronunciamentos

DEPUTADO DALMO RIBEIRO SILVA (PSDB)

Discurso

Presta homenagem aos profissionais de enfermagem por ocasião do transcurso do Dia Mundial da Enfermagem. Agradece sua eleição para o cargo de vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa.
Reunião 37ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 3ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/05/2021
Página 22, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO. HOMENAGEM. PESSOAL. SAÚDE PÚBLICA. TRABALHO, EMPREGO E RENDA.
Observação Pandemia coronavírus 2020.

37ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 12/5/2021

Palavras do deputado Dalmo Ribeiro Silva

O deputado Dalmo Ribeiro Silva – Muito obrigado, presidente Doutor Jean. Coronel Sandro, que aqui se encontra; Professor Cleiton; demais deputados também que nos acompanham, que estão presentes remotamente nesta nossa reunião ordinária, desta quarta-feira.

Em primeiro lugar, nossa saudação. Faço muita questão de ocupar a tribuna, neste momento, neste dia, para cumprimentar todos os enfermeiros e enfermeiras do mundo. Hoje comemoramos o Dia Mundial da Enfermagem. Queremos homenagear esses guerreiros incansáveis, dedicados, anônimos; que largaram suas famílias, seus filhos, passaram a residir nos hospitais. Nesse enfrentamento maior do mundo, que está se fazendo em todos os cantos do mundo, está aí a presença do enfermeiro, da enfermeira, acompanhando, passo a passo, hora a hora. Chorando a mesma lágrima da família, abraçando o paciente, tendo por ele o amor necessário, como se fosse o próprio ente querido. Quantas emoções que estamos acompanhando nesse período que nos assola, que nos machuca, que nos deixa aborrecidos, entristecidos, de acompanhar, nos hospitais, nos leitos dos hospitais, nas UTIs, essas pessoas abnegadas, que são os nossos enfermeiros e enfermeiras, cujo dia comemoramos hoje. Queremos comemorar com uma oração; queremos comemorar, acima de tudo, com as razões maiores do nosso sentimento de gratidão. Deixaram e deixam suas casas, seus filhos, e passam, em definitivo, a residir, a morar, a alimentar, a permanecer nos hospitais, não deixando aquele que precisa de sua mão, precisa da sua presença, para seu restabelecimento. E quando notamos hoje o restabelecimento de uma pessoa, quanta alegria que tem o enfermeiro e enfermeira, a bater palmas para aquele que deixa o leito do hospital, da UTI.

Mas hoje eu quero olhar nos olhos dos nossos enfermeiros e enfermeiras do mundo todo, da nossa Minas Gerais, de todas as cidades, para dizer que somos muito gratos. Temos uma página da história da maior gratidão possível. E se olho para trás, no retrovisor da história, eu me curvo e me ajoelho para agradecer a vocês, essa bondade peculiar do coração de cada um, dando da sua vida – muitos inclusive perdendo a própria vida – para salvar o ente querido.

Então, neste momento em que comemoramos esse dia tão especial, difícil para todos nós, dolorido para tantos e tantos, porque tantos profissionais da saúde também foram abatidos pela doença, fica aqui o nosso preito de gratidão, de homenagem respeitosa a todas as famílias, àqueles que, incansavelmente, estão na linha de frente, que não seja na linha de frente, mas que esteja acompanhando, oferecendo um remédio, uma mão amiga, um olhar, uma presença para o restabelecimento das pessoas que realmente, hoje, estão aflitas por essa doença tão difícil, que tem ceifado milhares e milhares de vidas.

Então quero, neste momento, prestar essa homenagem, falo em nome de todos os deputados e deputadas, a todos àqueles que realmente se dedicam incansavelmente, nos postos de saúde, nos hospitais, em todos os setores, fica o reconhecimento de eterna gratidão. Somente Deus, nas suas bênçãos celestiais, pode dar força a esses profissionais, a esses anjos da guarda que enfrentam essa grande dificuldade, que, se Deus quiser, vai passar. Vamos passar essa história, essa página triste da história de Minas, do Brasil e do mundo, mas vão ficar eternamente gravados no nosso coração, no nosso semblante, todos os nossos profissionais da saúde, muitas vezes sem nome, muitas vezes, inclusive, somente a trabalhar, incansavelmente, para o restabelecimento dos nossos entes queridos e das pessoas que utilizam a presença do profissional da saúde.

Fica aqui então, particularmente em meu nome, a homenagem a todos os nossos enfermeiros e enfermeiras de todo o Estado de Minas Gerais; o faço pessoalmente à minha querida Ouro Fino, aos nossos enfermeiros e enfermeiras, aos médicos também, que sempre estiveram dando a atenção a todas as pessoas necessitadas, nesse momento que enfrentamos.

Feita essa homenagem, aproveitando o ensejo dessa oportunidade, quero também agradecer muito, pois ontem, foi a nossa eleição como vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Quero agradecer aqui ao nosso presidente Thiago Cota; quero agradecer ao Professor Irineu; quero agradecer também ao Bernardo Mucida e ao deputado Fabinho, porque estamos agora, dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o nosso secretário Fernando. E agora temos também o nosso trabalho na nossa Comissão de Desenvolvimento Econômico. Temos muito a trabalhar. Tenho certeza de que, com o nosso presidente Thiago Cota, por toda a sua experiência, juntamente com o Professor Irineu, o deputado Mucida e o deputado Fábio, iremos fazer gestões importantes para a retomada do desenvolvimento, garantindo empregabilidade, garantindo a retomada do desenvolvimento de Minas Gerais, que passa sempre pela Assembleia Legislativa. São tantos e tantos projetos importantes que precisamos retomar, garantindo assim o trabalho e a dignidade das pessoas. A nossa comissão, com certeza, não irá medir esforços para percorrer todo o Estado e ouvir todas as pessoas importantes. Iremos trazer pessoas, teremos que trazer convidados para saber o que o Parlamento pode fazer, porque podemos construir junto ao governo Zema.

Tivemos, há pouco, também aqui, na Assembleia, uma demonstração inequívoca dos deputados e das deputadas votando, por unanimidade, o grande projeto de autoria do nosso presidente Agostinho Patrus. Foi aprovado, por unanimidade, com a assinatura de todos os parlamentares com um olhar da retomada do desenvolvimento. Minas Gerais e toda região, com certeza, receberá desse projeto, que nós aprovamos, uma atenção especial, principalmente na questão da redução do ICMS, incentivos fiscais tributários tão importantes para que o empresário possa sair deste momento difícil que assola sua indústria.

Por outra banda, teremos o BDMG também, teremos recursos do Pronampe, garantindo ao empresário essa retomada na garantia da permanência de empregos em todas as cidades do Estado de Minas Gerais. Reputo esse projeto como um dos principais dessa linha, que certamente, em breve, será lei. É a dignidade da pessoa, é a garantia de sua vida, de sua família, do bem-estar do seu dia a dia. Isso nós aprovamos por merecimento de todos mineiros e mineiras neste momento tão difícil que estamos passando.

Este é o nosso Parlamento. Nunca se trabalhou tanto como nós, mesmo nessa época da pandemia. Os deputados, de suas casas e dos seus escritórios, tiveram uma participação importante no debate. Em tantas e tantas audiências públicas pudemos resolver, tratar, construir. É a voz do povo mineiro. E tenho certeza de que o início dessa retomada, novamente com as nossas portas abertas e os nossos gabinetes, com todas as condições sanitárias que estamos fazendo, iremos fazer e iremos cumprir determinações da própria Mesa para que possamos retomar esse desenvolvimento. São várias ações que iremos percorrer.

Quero cumprimentar o meu Sul de Minas também nessa retomada do desenvolvimento. Ontem mesmo discutimos o gasoduto da nossa região Sul de Minas. Trabalhamos muito, à época do governador Anastasia, quando nós instalamos em nossa região, em Andradas, o gasoduto, onde temos hoje a grande indústria Verallia, acima de tudo, uma indústria de porte internacional e que tem hoje R$400.000.000,00. É a maior fábrica de vidros de garrafas do Brasil. E vamos com certeza, neste momento, nesse viés do desenvolvimento, também com uma discussão com a Gasmig, fazer com que tenhamos ações importantes nessa companhia junto ao Indi, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto ao governador para que a nossa região possa ser também abastecida dessa linha do gás, tão necessária, do gasoduto, que se encontra instalada em Jacutinga, próxima a minha cidade de Ouro Fino, vinda de Paulínia.

Nós estamos, acima de tudo, ávidos para retomar o desenvolvimento. E as ações maiores estão sendo feitas, estão sendo executadas através da Secretaria de Desenvolvimento, do Indi, da Secretaria da Fazenda, da Secretaria de Governo e também das orientações do próprio governador. O governador Zema, como um grande empresário, com a sua equipe toda tem recomendado as ações importantes para facilitar a entrada das nossas indústrias em Minas Gerais. Vamos gerar empregos, vamos retomar, inclusive, essa página bonita que sempre Minas teve como um Estado que tem segurança jurídica para se investir.

E a nossa Comissão de Desenvolvimento Econômico, os nossos parlamentares, todos aqueles que aqui se encontram, iremos fazer gestões importantes, sim, para facilitar a vida do empresário mineiro. E a demonstração inequívoca foi esse grande Projeto Retoma Minas, de autoria do nosso presidente, inspirado, inclusive, pela sua própria vivência como grande empresário que é, trazendo para esta Casa, com o aval de todos, a sua competência e agora unanimidade; será, dentro de poucos dias, sancionado pelo nosso governador.

Então, neste momento de retomada, nós temos uma responsabilidade muito grande. Eu, particularmente, cumpro o meu sexto mandato com muita dignidade, com muita vontade de trabalhar por Minas. Neste momento em que se comemora o dia maior dos enfermeiros e das enfermeiras, o meu coração se mistura com uma dívida de gratidão a todos e a todas, aos nossos hospitais e também na expectativa dessa retomada do desenvolvimento. Neste momento tão importante, Minas é chamada novamente a tomar os rumos da liberdade, dos homens de bem, do trabalho, da família e de todos aqueles que desejam um relacionamento num ambiente saudável, num ambiente feliz, de congraçamento nas escolas, nas igrejas, na comunidade no dia a dia.

Fica aqui a nossa mensagem de agradecimento, de homenagem e de esperança de que, brevemente, caríssimo presidente, essa página tão difícil, essa leitura que temos tanta dificuldade de fazer... Mas eu quero olhar para o retrovisor da história para dizer que vencemos, que estamos unidos, que estamos esperançosos, porque nós estamos trabalhando com muita dignidade, com as bênçãos de Deus, com as nossas famílias, assim como neste Parlamento, que é tão respeitado por todo o Brasil pela competência dos senhores deputados e deputadas, da Mesa, do nosso presidente e de todos, de todos os nossos servidores incansáveis dos nossos gabinetes, servidores da Assembleia que, em nenhum momento, arredaram o pé e estão presentes conosco. Desejo que a gente possa reconstruir o momento, o momento mais importante da nossa vida.

É o momento da vontade de trabalhar e de servir a Minas. Esta é a nossa fala, este é o nosso desejo. Que Deus nos abençoe! Parabéns a todos os enfermeiros e enfermeiras neste dia tão especial para todos nós. A nossa gratidão e o nosso pedido de bênçãos a vocês e às nossas famílias. Muito obrigado, presidente.