Pronunciamentos

DEPUTADO DALMO RIBEIRO SILVA (PSDB)

Discurso

Manifesta preocupação com a possível transferência da Escola de Sargentos das Armas - ESA - para outro estado. Informa que apresentou requerimento solicitando seja encaminhado ao governador do Estado e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - Sejusp - pedido de providências para que intercedam junto ao presidente da República, ao vice-presidente da República, ao ministro da Defesa e ao comandante militar do Leste do Exército Brasileiro pela manutenção da ESA no Município de Três Corações.
Reunião 19ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 16/06/2020
Página 22, Coluna 1
Assunto EDUCAÇÃO. SEGURANÇA PÚBLICA.
Proposições citadas RQN 5763 de 2020

19ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 9/6/2020

Palavras do deputado Dalmo Ribeiro Silva

O presidente – A presidência passará a palavra aos deputados inscritos, lembrando que cada parlamentar disporá de 5 minutos para seu pronunciamento. Com a palavra, para seu pronunciamento, o deputado Dalmo Ribeiro Silva.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva – Muito obrigado, caríssimo presidente Carlos Henrique. Saudando V. Exa., eu quero saudar todos os nossos deputados e deputadas, os caríssimos amigos da TV Assembleia, das redes sociais e os nossos assessores.

Falo diretamente, caríssimo presidente, de meu escritório de advocacia, na minha querida terra natal, Ouro Fino, no Sul de Minas Gerais. Baseado na situação do Sul de Minas, quero trazer ao conhecimento desta Mesa uma grande preocupação que tem nos abalado muito, quanto à nossa região Sul de Minas, que se refere à transferência da nossa respeitada ESA, localizada na cidade de Três Corações. É de conhecimento público que há um movimento incipiente pela transferência da respeitada escola para outro estado. Não podemos deixar que assim se proceda.

Estamos diante de uma instituição, há mais de 70 anos situada no Sul de Minas, uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do Exército Brasileiro. Hoje dirigida pelo Gen. Flávio Alvarenga Filho, a ESA, para muito além de sua relevância histórica e institucional, é uma das marcas do nosso Sul de Minas, do nosso Estado de Minas Gerais e do Brasil, uma das principais contribuições mineiras para o sistema de formação das Forças Armadas e, por isso, para o êxito de suas funções constitucionais, defesa da Pátria, garantia dos Poderes constitucionais e, por iniciativa desses, da lei e da ordem.

Para tanto, Sr. Presidente, faço questão de manifestar a importância dessa instituição, a Escola de Sargentos das Armas Sargento Max Wolf Filho, estabelecimento de ensino superior tecnólogo do Exército Brasileiro, que é responsável pela formação e graduação de sargentos, combatentes de carreira das armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações do Exército. Para esse fim, ela seleciona anualmente jovens de todas as partes do Brasil, mediante concurso público, oferecendo o ensino militar destinado a aprimorar esse caráter de desenvolver a capacidade física, como também proporcionar aos futuros sargentos, entre eles o comando das organizações militares e a tropa, sólido embasamento militar.

Também a brilhante trajetória de sua respeitada instituição se deu no dia 25/5/1950, exatamente há 70 anos, quando concluiu a sua efetiva instalação na nossa querida Três Corações, aqui no Sul de Minas, tendo como o seu comandante o Ten.-Cel. Miguel Lages Sayão. Hoje para a região, para Minas e para o Brasil, a ESA é um grande patrimônio dos mineiros e do povo brasileiro. A Escola de Sargentos de Armas de Três Corações tem capacidade para formar mais de mil estudantes por ano, a maioria de fora, que, com certeza, em qualquer transferência, têm que se transferir para outras localidades. Além disso, ainda há militares na instituição (– Falha na transmissão de áudio.) acima de tudo, extraordinária e reconhecidamente conhecedores de toda a logística da nossa instituição.

É importante ressaltar, Sr. Presidente, que já se formaram mais de 45 mil sargentos de todas as armas e de algumas armas e outras forças, como a Aeronáutica. Durante toda essa trajetória, tem recebido visitas ilustres, autoridades e militares, escolas e comitivas internacionais para conhecer um pouco de sua belíssima estrutura, bem como o nível de ensino técnico e superior tecnólogo, contendo vários cursos e modalidades de ensino para os alunos: curso de infantaria, cavalaria, tantos e tantos outros, que são, acima de tudo, respeitados e conhecidos.

Todavia, Sr. Presidente, diante de um cenário constituído de décadas de constante sucesso, tomamos ciência da possibilidade da referida instituição ser transferida para outro estado. Isso realmente não só preocupa este parlamentar como também toda a comunidade de Três Corações, de toda a região, bem como de todo o Estado de Minas Gerais.

Assim sendo, o nosso requerimento, que pede o apoio desta Casa, tem a finalidade de não permitir que Minas perca esse histórico centro de formação que tão bem vem servindo o Exército Brasileiro. Por essa razão, manifestamos, através de um requerimento, providências ao ilustre governador Romeu Zema, ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Gen. Araújo, para que possam demonstrar o legítimo interesse de Minas na permanência da respeitada Escola de Sargento das Armas, de Três Corações.

Que façam assim gestões imediatas ao Exmo. Sr. presidente da República Jair Bolsonaro, que recentemente esteve paraninfando as turmas da ESA; ao Sr. vice-presidente Gen. Hamilton Mourão; ao ministro da Defesa, Gen. Fernando Azevedo e Silva; ao comandante militar do Leste do Exército, Gen. Júlio César de Arruda, rogando assim pela manutenção da referida ESA no município e na nossa região Sul mineira.

Assim sendo, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, este é o nosso apelo. Queremos o chamamento de toda a comunidade, de todos os parlamentares, de todas as lideranças de nossa região. Prefeitos, vereadores, todos irmanados neste momento tão importante para o nosso Sul de Minas, para garantir a permanência da ESA em Três Corações, que é, sem dúvida alguma, um patrimônio dos mineiros e, acima de tudo, do povo brasileiro.

Tenho certeza, caríssimo presidente, que, neste pronunciamento, fica praticamente traduzido o sentimento de toda a nossa região. E fazemos muita questão, ao tomar conhecimento do nosso apelo, de que o nosso governador, diligente como sempre foi, juntamente com o nosso Gen. Araújo, irão fazer gestões junto ao governo federal, ao Ministério do Exército, para que esta ação não se efetive.

Por essas razões, agradeço e tenho certeza de que fazemos aqui uma convocação para todos os parlamentares, toda a região, irmanados nesse sentimento de reconhecimento.

O presidente – Obrigado, deputado.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva – Porque a ESA passa a ser para nós esse patrimônio histórico e, acima de tudo, símbolo do militar. Que tenhamos, com certeza, a permanência entre nós.

Por essas razões, agradeço a V. Exa. E vamos estar juntos nessa grande caminhada para fazer com que ela permaneça sempre no nosso Sul de Minas, na cidade de Três Corações.

Agradeço muito a V. Exa.

O presidente – Nós que agradecemos, deputado Dalmo. Com a palavra, para seu pronunciamento, o deputado e querido irmão João Leite.