Pronunciamentos

DEPUTADO FÁBIO AVELAR DE OLIVEIRA (AVANTE)

Discurso

Solicita sejam colocados em pauta projetos de lei de sua autoria que: dispõe sobre o salário-mínimo regional dos profissionais de enfermagem do Estado; dispõe sobre a atenção à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem; institui a Gratificação por Risco à Saúde – GRS –, no âmbito do Sistema Estadual de Saúde. Informa sobre falta de água no Município de Nova Serrana, solicitando reunião com o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - para tratar sobre o fornecimento de água e tratamento de esgoto.
Reunião 13ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/05/2020
Página 34, Coluna 1
Assunto AUXÍLIO FINANCEIRO. CALAMIDADE PÚBLICA. COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS (COPASA). PESSOAL. SANEAMENTO BÁSICO. SAÚDE PÚBLICA.
Observação Pandemia coronavírus 2020.
Proposições citadas PL 1944 de 2020
PL 1945 de 2020
PL 1946 de 2020

13ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 19/5/2020

Palavras do deputado Fábio Avelar de Oliveira

O deputado Fábio Avelar de Oliveira – Boa tarde, Sr. Presidente; boa tarde a todos os deputados e deputadas presentes.

Queria fazer um pedido a V. Exa. Tenho três projetos de lei na Casa. O Projeto de Lei nº 1.944, que dispõe sobre o salário mínimo regional dos profissionais de enfermagem do Estado de Minas Gerais; o Projeto de Lei nº 1.945, que dispõe sobre a atenção à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem; e o Projeto de Lei nº 1.946, que dispõe sobre o adicional de insalubridade.

Sabemos, Sr. Presidente, deputadas, deputados, da dificuldade dos nossos guerreiros enfermeiros que estão na linha de frente contra a Covid-19, o coronavírus. Então quero pedir a atenção de V. Exa. e aos demais deputados para que esses três projetos tramitem na Casa o mais rápido possível, para que a gente possa dar ainda mais um pouco de condições aos verdadeiros guerreiros que estão no enfrentamento nos defendendo e defendendo toda a população do nosso estado, com esse projeto de lei de minha autoria.

Quero também, Sr. Presidente, pedir a V. Exa. uma ajuda. A ajuda que eu queria de você, presidente, é referente à Copasa. Estamos aqui, em Nova Serrana, e tanto eu quanto a população toda da cidade estamos em casa. Sabemos muito bem do tratamento de hoje, que nós precisamos nos cuidar através de água e sabão. Nova Serrana, desde quarta-feira até ontem, está sem água. Tentei falar com o presidente da Copasa e não consegui; falei só com o diretor regional João Martins, aqui da nossa região, e ontem normalizou o abastecimento de água em Nova Serrana. Mas praticamente ficamos seis, sete dias – quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e parte do dia do ontem – sem o fornecimento de água numa cidade de 110 mil habitantes, onde as pessoas estão em casa e acabaram ficando sem água, sem ter o cuidado especial que é lavar as mãos com sabão. Não havia água.

Então gostaria de pedir a V. Exa. aí, com toda a sabedoria que tem como nosso presidente e líder maior, que peça para mim esta reunião, porque realmente eu não consegui. Eu quero falar, Sr. Presidente, deputado Agostinho, é com o presidente da Copasa, porque eu já venho trabalhando para a demanda de Nova Serrana desde 2015, no meu primeiro mandato. Eu consegui junto ao governo estadual e até mesmo da Copasa o investimento de aproximadamente R$40.000.000,00 para Nova Serrana. Porém, até hoje não finalizaram as obras, e novamente aconteceu de Nova Serrana ficar sem o fornecimento de água e também sem o tratamento de esgoto. É um absurdo cobrarem da população de Nova Serrana, que não tem tratamento de esgoto.

Então eu queria pedir a você, presidente, que faça esse comunicado, através da Assembleia, para que o presidente Carlos Eduardo possa me receber ainda esta semana e, se for possível, na sexta-feira, para tratarmos desse assunto de Nova Serrana, porque a situação está muito crítica aqui.

Era isso o que eu tinha a dizer, presidente. Muito obrigado pela atenção. Um abraço a todos os deputados e deputadas. Um abraço do deputado Fábio Avelar.

O presidente – Muito obrigado, deputado Fábio Avelar. Cumprimento V. Exa.

Com a palavra, para seu pronunciamento, o deputado Glaycon Franco.