Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PSDB)

Declaração de Voto

Manifesta repúdio a ataques a jornalistas. Elogia ação do governo do Estado para facilitar a emissão de nota fiscal avulsa pelos produtores rurais.
Reunião 15ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/05/2020
Página 22, Coluna 1
Assunto AGROPECUÁRIA. INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS.

15ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 14/5/2020

Palavras do deputado Antonio Carlos Arantes

O deputado Antonio Carlos Arantes – Boa tarde, presidente. Boa tarde também a todos os nobres colegas da Assembleia, aos nobres deputados. Eu queria me manifestar aqui, Sr. Presidente, diante destas frases que foram escritas, frases de pessoas ultrarradicais: “Mate um jornalista”; “O bom jornalista é o jornalista morto”; “Colabore com a limpeza do Brasil”. Foi mais ou menos isso. Eu posso só dizer que isso, para nós, é repúdio. Esta é a palavra: repúdio. São coisas inadmissíveis num momento em que o País precisa de união, precisa de paz. Diante de tantas dificuldades econômicas e políticas que nós estamos passando, atitudes como essa não fazem bem para ninguém, inclusive parece que agora um empresário também sugeriu matar jornalista. Eu confesso que tenho visto muitos jornalistas que não têm cumprido bem o seu papel. Há muitos, não são poucos, não, mas também, em qualquer setor, em qualquer classe, há pessoas que desenvolvem o trabalho com seriedade, com respeito, com imparcialidade. O que seria de nós se não fosse a imprensa, se não fosse a comunicação? É fundamental, é muito importante o jornalismo. Então, para mim, isso realmente é de se repudiar. E queria falar aqui, presidente, de mais uma ação importante do governo do Estado, através do governador Romeu Zema e do secretário Gustavo Barbosa, que foi facilitar para que os produtores rurais pudessem tirar nota avulsa. Antes era muito mais complicado. Muitas vezes pela internet, e a internet sai do ar, e aí o sistema fica bloqueado; e a pessoa, com o seu produto, tem que entregar rapidamente, porque não pode esperar; e acaba, muitas vezes, tendo dificuldade. Muitas vezes tem que levar até sem nota, correndo o risco de ser multado. E aí o governador, na semana passada, com o secretário Gustavo Barbosa, tomou essa iniciativa. O produtor pode ter o seu bloco de nota e fazer, ele mesmo, nota avulsa, e depois apresentar à Secretaria de Fazenda. Isso é um grande avanço. Eu confesso que até já tinha reclamado isso há mais tempo, antes da pandemia, porque os produtores estavam ali com seu produto, iam tirar a nota fiscal, o sistema saia do ar, e eles não conseguiam. Muitas vezes o sistema ficava um, dois dias fora do ar. Imaginem a dificuldade. Agora, não. Resolve um problema. Então realmente é um motivo para comemorarmos e agradecermos as ações do governador, através de seu secretário também, Gustava Barbosa. Muito obrigado.

O presidente – Muito obrigado, deputado Antonio Carlos Arantes. Parabéns pelo trabalho em defesa da agropecuária, da agroindústria em Minas Gerais. Esperamos aqui tê-lo em breve, comandando também as reuniões de Plenário. V. Exa. já é do grupo de risco, mas, com certeza, passada esta pandemia, a Assembleia terá a oportunidade de tê-lo à frente do controle das reuniões, com tanto brilhantismo e tanta capacidade.

Com a palavra, para declaração de voto, a deputada Marília Campos.