Pronunciamentos

DEPUTADO PROFESSOR IRINEU (PSL)

Declaração de Voto

Parabeniza todos os envolvidos na aprovação do projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de máscaras cirúrgicas para consumo nos estabelecimentos comerciais do Estado de Minas Gerais, durante o período de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Parabeniza o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, pela convocação de secretários e presidentes de autarquias para um debate a respeito de ações contra a pandemia. Solicita à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - que não autorize suas terceirizadas a cortarem a energia de pequenos e microempresários.
Reunião 10ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/04/2020
Página 16, Coluna 1
Assunto CALAMIDADE PÚBLICA. COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS (CEMIG). ENERGIA ELÉTRICA. INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS. SAÚDE PÚBLICA.
Observação Pandemia coronavírus 2020.
Proposições citadas PL 1661 de 2020

10ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 16/4/2020

Palavras do deputado Professor Irineu

O deputado Professor Irineu – Boa tarde, Sr. Presidente, deputado Agostinho Patrus; caros colegas deputados e deputadas. Quero cumprimentar o nosso amigo Glaycon pelo seu aniversário. Parabéns, Glaycon. Que Deus te ilumine muito. Sr. Presidente, quero dizer algumas coisas. Primeiro, fico muito feliz de poder, neste momento tão difícil, estar votando matérias tão importantes para o Estado de Minas Gerais, para o cidadão mineiro, a fim de que os municípios possam fazer a sua parte no combate ao coronavírus. Segundo, quero parabenizar V. Exa., o deputado Alencar, todos os nossos líderes e os deputados que contribuíram com esse projeto das máscaras. Isso é muito importante. A gente tem visto nos pequenos comércios o pessoal muito desprotegido. Então, eu acho que é um projeto que vem num momento muito especial para a gente garantir que esses trabalhadores estejam mais seguros. Portanto, parabéns a todos os envolvidos, sobretudo ao deputado Alencar pela proposta. Em terceiro lugar, presidente, também quero parabenizá-lo por estar convocando os secretários e os presidentes das autarquias para um debate, para esse encontro com os deputados. A gente tem recebido aqui muitas denúncias em relação à Cemig. As terceirizadas da Cemig estão procurando os pequenos e microempresários para cortarem a sua luz. Trata-se de uma situação muito delicada, e a Cemig precisa tomar providência em relação a isso. Não dá para os pequenos empresários, neste momento de dificuldade, terem sua energia cortada, quando os estabelecimentos deles dependem de freezer, de geladeira para não perderem seu material, os produtos que lá estão estocados. Então, presidente, eu gostaria muito que a Cemig tivesse atenção para que os terceirizados não fossem a essas empresas com proposta de fazerem esse corte. Aqui, em Contagem, já é a quinta pessoa que reclama que o pessoal da Selt está procurando-a para cortar sua luz. Então, eu acho que é uma situação muito delicada. Ao contrário da Copasa, temos recebido situações diferentes. A Copasa tem entendido este momento de dificuldade e tem colaborado, mas a Cemig, não. Por isso, talvez, a nossa dificuldade em conviver neste momento com a Companhia Energética de Minas Gerais. É isso, Sr. Presidente, que eu gostaria de expor neste momento, além de falar da nossa alegria de poder participar, mesmo a distância, dessas votações remotas. Quero parabenizar toda a equipe da Assembleia, todos os deputados que, de maneira muita aguerrida, têm trabalhado muito para que possamos sair dessa o mais rápido possível. Fica o meu abraço a todos e até a próxima.

O presidente – Muito obrigado, deputado Professor Irineu. Agradecemos sempre a V. Exa. a importante participação nesta Casa. Com a palavra, para declaração de voto, o deputado Elismar Prado.