Pronunciamentos

DEPUTADO GLAYCON FRANCO (PV)

Discurso

Declara posição favorável ao projeto de lei que dispõe sobre a isenção do pagamento de pedágio nas rodovias do Estado nos termos que especifica e dá outras providências.
Reunião 117ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/12/2019
Página 54, Coluna 1
Assunto DEFESA DO CONSUMIDOR. TRANSPORTE E TRÂNSITO.
Proposições citadas PL 459 de 2019

117ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 11/12/2019

Palavras do deputado Glaycon Franco

O deputado Glaycon Franco* – Sr. Presidente, demais deputados. Deputado proponente Marquinho Lemos, gostaria de saudá-lo e dizer bem-vindo ao time em defesa das nossas rodovias e da nossa população.

No meu primeiro mandato, criamos a Frente Parlamentar em Defesa da 040 e começamos essa briga desse modelo de concessão totalmente equivocado, sem olhar os interesses públicos, sem ter sensibilidade com a população, principalmente com as populações adjacentes às praças de pedágio que foram instaladas em Minas Gerais. Onze praças de pedágio, dez em Minas Gerais, e começou a duplicação por Goiás, ou seja, o povo mineiro, mais uma vez, está pagando essa conta. À época, tivemos o apoio do deputado João Leite e do hoje deputado federal Fred Costa. O próprio deputado Alencar da Silveira colocou com propriedade a questão da praça de pedágio, que iria fazer essa divisão de distrito. Lá em Conselheiro Lafaiete tentaram colocar uma praça de pedágio dividindo o único distrito, Arco Garcia, e Conselheiro Lafaiete. Nós nos insurgimos, fizemos inúmeras audiências públicas, inclusive nesta Casa, e lá, na minha região, não deixamos que isso acontecesse. Infelizmente, existe, sim, essa atrocidade de termos praça de pedágio, deputado Marquinho Lemos, que divide o município e o distrito, para vocês terem uma noção. Mas lá nós peitamos, não aceitamos, a população se insurgiu, e eles tiveram de mudar. Mudaram a praça de pedágio para a frente, - Lafaiete é uma cidade-polo - e ainda prejudicando o pessoal que mora em Cristiano Otôni, Casa Grande, Queluzita, Caranaíba, que precisam usar a nossa cidade natal. Mas o modelo que foi instalado de concessão é totalmente errôneo, sem olhar o interesse público, sem olhar os trechos em que acontecem o maior número de acidentes. Por exemplo, na 040, o principal trecho de acidentes é entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, e não foi feito nada. Não foi feito nada, nem uma obra sequer, a não ser de manutenção, mesmo assim, mal e porcamente.

Então, gostaria de cumprimentá-lo. Na época, os deputados federais que tinham a condição de brigar para impedir esse modelo de concessão não o fizeram, e está aí esse modelo totalmente equivocado.

Então, é uma briga que esta Casa já vem realizando há um bom tempo, e eu gostaria de parabenizá-lo, deputado, por engrossar essa fileira. Pode contar com o nosso apoio, porque temos de ter essa sensibilidade, principalmente com essas pessoas que moram próximo, em cidades-dormitório, e precisam ir e vir para trazerem o sustento para suas famílias.

Obrigado, presidente. Mais uma vez, gostaria de cumprimentá-lo por ter a audácia, como foi colocado com muita propriedade pelo deputado Carlos Pimenta, de colocar em pauta um projeto dessa envergadura, com essa sensibilidade social.

* – Sem revisão do orador.