Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PSDB), Coautor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 40º aniversário de criação do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais - Ciee-MG.
Reunião 50ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/12/2019
Página 2, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 363 de 2019

50ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 5/12/2019

Palavras do deputado Antonio Carlos Arantes

O deputado Antonio Carlos Arantes - Gostaria de cumprimentar o Exmo. Sr. deputado Bruno Engler, que está aqui representando o presidente da Assembleia, nosso deputado Agostinho Patrus, e agradecer-lhe. V. Exa. tinha uma agenda fora e, quando eu falei da importância desta homenagem, mudou a sua agenda para estar aqui conosco. É um jovem que tem feito um belíssimo trabalho. Cumprimento ainda o meu amigo deputado Duarte Bechir, que também teve a iniciativa desta homenagem, grande representante desta Casa, da nossa Campo Belo e de todo o Estado; o Dr. Sebastião Alvino Colomarte, diretor-presidente do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais – Ciee-MG. Muito obrigado. É uma satisfação. As parcerias! Parabéns pelo belíssimo trabalho. Cumprimento também o José Pedro, nosso vice-presidente; o Antônio Altair, que está sempre nos recebendo; o José Ailton, da Jucemg, nosso grande amigo também; e todas as autoridades e lideranças aqui presentes.

O Ciee representa uma antiga aspiração de um grupo de empresários para os quais as responsabilidades do homem de negócios transcendem o campo de seus interesses pessoais para se situarem no âmbito das relações e das necessidades do bem comum. É com essa fala do presidente nacional do Centro de Integração Empresa-Escola, Antonio Jacinto Caleiro Palma, presente no livro A ponte para o futuro, escrito pelo presidente do Ciee-MG, Cel. Colomarte, que inicio minhas palavras dedicadas a essa instituição de importância inestimável tanto para Minas Gerais como para o Brasil.

Na implantação do Ciee em Minas, em 1979, merece destaque a atuação dos membros fundadores Antônio Eustáquio Óliver, Hélio José Muzzi de Queiroz, Sebastião Alvino Colomarte, Therezinha Dardengo e Waldemar Dornas Pereira, figuras ilustres do meio político e empresarial de Minas que também contribuíram para o sucesso da iniciativa. Durante os 40 anos de atuação, o centro encaminhou cerca de 470 mil estudantes para oportunidades de estágio nos níveis médio, técnico e superior. São 470 mil! São muitos os jovens que tiveram oportunidades. O centro encaminhou cerca de quatrocentos e setenta mil estudantes para as oportunidades de estágio nos níveis médio, técnico e superior. Quatrocentos e setenta mil são muito jovens que tiveram a oportunidade, por isso, é com grande alegria e honra que realizamos esta reunião.

Entendemos que o reconhecimento de instituições que atuam na inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho é de suma importância porque eles possuem, além da força de trabalho, a vontade de aprender que, muitas vezes, são utilizadas de forma ilegal.

Aproveito para mencionar mais uma vez o honrado amigo Cel. Colomarte, que dedicou sua vida a esse trabalho filantrópico de atuação por nossos jovens mineiros. Sem medir esforços, ele atua dia após dia na luta pela integração da educação, emprego e desenvolvimento social. A vocês, gestores, jovens estagiários e aprendizes, o nosso reconhecimento.

Eu queria ampliar a minha fala rapidamente, Cel. Colomarte e todos que contribuem para esta importante entidade, e lembrar que agora, há pouco tempo, venceu o contrato, deputado Duarte, o dossiê com o Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, que tem ali, aproximadamente, trezentos estagiários. A não renovação significaria a paralisação da secretaria. Isto seria o caos porque, através do avanço dos projetos e das licenças ambientais, é que se desenvolve este estado, porque as empresas passam a investir e a contratar. O Estado não tinha como renovar devido as condições financeiras. Já tinha vencido e viera um valor muito baixo, aí o pessoal do Meio Ambiente me pediu apoio. Eu fui até o Cel. Colomarte, o Ataíde, o João Pedro, e eles fizeram essa ação tão importante. Então, se hoje o Estado está andando, deve-se muito também a esta importante entidade.

Eu queria deixar uma mensagem para os jovens – vejo vocês aí, meninada: “Olhem, vocês são realmente privilegiados de terem esta oportunidade. Podem ter certeza de que o Brasil vai crescer, o Brasil vai arrancar, e vocês e tantos outros terão oportunidade”. E Minas, da mesma forma. Hoje, eu e o deputado Duarte estávamos viajando com o governador Romeu Zema e também com os secretários, mostrando para o nosso Sul de Minas que Minas já tem assinado R$50.000.000.000,00 de investimentos de empresas que estão acreditando no povo mineiro, acreditando neste governo. E há integração Estado e Assembleia, através do nosso presidente Agostinho Patrus, que tem liderado esta Casa com maestria. Esta Casa tem sido um instrumento também para ajudar o Estado a vencer essas amarras do desânimo e da falta de crescimento.

Podem ter certeza, Minas será outra, o Brasil será outro. Uma entidade tão importante como o Ciee, não tenham dúvida, vai contribuir muito e vai inserir muitos e muitos jovens no mercado de trabalho, para fazer as suas famílias mais felizes. Eu falo que o maior social que há é renda, é emprego digno, e aqui está uma entidade tão importante que gera essas oportunidades. Muito obrigado. Parabéns! Que Deus proteja a todos!