Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PSDB), Presidente "ad hoc"

Discurso

Entrega do Título de Cidadã Honorária do Estado de Minas Gerais à Sra. Damares Regina Alves, ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Reunião 44ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/11/2019
Página 23, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 692 de 2019

Normas citadas DNE nº 503, de 2019

44ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 19/11/2019

Palavras do presidente (deputado Antonio Carlos Arantes)

O presidente - Exma. Sra. Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves; Sra. Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; 2º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Carlos Henrique; defensor público Rafael de Freitas Cunha Lins; vereador Jorge Santos, representando o presidente da câmara; deputados Bruno Engler, Charles Santos, Coronel Sandro; promotor de justiça Leonardo Castelo Branco; Leandro Genaro, aqui também presente; Gustavo Mitre; senhoras e senhores. Ministra, está escrito na Bíblia: quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. O deputado Carlos Henrique, hoje, com esta iniciativa, está exaltando a senhora de forma merecida aqui, na Casa do povo mineiro, apoiado por vários deputados. Parabéns!

Alguns cidadãos, embora não tenham nascido em nosso estado, apresentam um exemplo de tal modo positivo que suas atitudes pessoais não passam despercebidas, vindo a merecer a nossa mais sincera aprovação. Esse, sem dúvida, é o caso da ministra Damares Regina Alves, que tem sido reconhecida pela integração de valores, como a justiça e a fé, em suas ações sociais à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Com menos de um ano à frente dessa pasta, a advogada, educadora e pastora evangélica tem contribuído decisivamente com iniciativas voltadas à proteção da infância e à defesa de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. Nessa condição, ela enfrenta imensos desafios, como o feminicídio, o preconceito racial, o déficit de milhares de vagas no sistema socioeducativo, entre muitos outros.

A novidade de sua gestão é o enfoque dado à família, princípio norteador das políticas públicas do Executivo na área. Em razão desse fato, ela tem trabalhado com o intuito de implementar justamente políticas públicas de fortalecimento da família. Sempre enfatizando sua formação cristã, a ministra coloca em primeiro plano os ensinamentos de Jesus, procurando seguir a ordem de cuidar dos desamparados e acolher os estrangeiros, as crianças e também as mulheres. Por esses motivos, é com satisfação que o Parlamento mineiro outorga a cidadania honorária à Sra. Damares Alves, afirmando, assim, sua memorável cruzada por um mundo melhor, ancorada nas palavras sagradas. Muito obrigado!