Pronunciamentos

DEPUTADO REPÓRTER RAFAEL MARTINS (PSD)

Discurso

Comenta boato veiculado via Whatsapp de que seria o candidato do Partido Social Democrático - PSD - à Prefeitura de Contagem e que estaria alinhado ao atual prefeito, Alex de Freitas. Informa que não o conhece e que o partido ainda não escolheu seu candidato à prefeitura. Apresenta apelo ao governador Romeu Zema para que não encerre as atividades do Hospital Alberto Cavalcanti.
Reunião 80ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/09/2019
Página 20, Coluna 1
Assunto ELEIÇÃO. SAÚDE PÚBLICA.

80ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 5/9/2019

Palavras do deputado Repórter Rafael Martins

O deputado Repórter Rafael Martins* – Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, boa tarde a todos!

Sr. Presidente, gostaria de manifestar-me, nesta tarde, para falar sobre um tema muito atual e que tem impactado diretamente a classe política, aliás, não só a classe política, mas, de uma forma geral, todos que estão expostos às redes sociais, às mídias sociais. Queria falar sobre as fake news. Infelizmente, depois que o nosso governador institucionalizou as fake news em sua campanha eleitoral... Nós podemos dizer aqui e dar vários exemplos das fake news eleitoreiras. Uma delas é o uso de jatinhos. Podemos também lembrar a questão do ICMS, que o deputado Doorgal, com muita competência, hoje faz essa denúncia do possível aumento do ICMS, e de outras tantas que foram abordadas em sua campanha. Sou surpreendido hoje, ao chegar para trabalhar, com uma fake news envolvendo o meu nome, o meu trabalho.

Divulgaram em grupos de WhatsApp, em grupos de mídias sociais, no Município de Contagem, uma fake news terrível, presidente, dizendo que o Rafael Martins, membro do PSD, seria candidato a prefeito de Contagem, lançado pelo atual prefeito da cidade, ou seja, eu seria o candidato do atual prefeito da cidade. Tentaram fazer uma relação completamente esdrúxula e inaceitável, uma relação que não existe, e eu tomei o cuidado, hoje pela manhã, de emitir uma nota, um comunicado oficial dizendo que eu sequer vi pessoalmente o atual prefeito do Município de Contagem, nunca nem o encontrei pessoalmente, apesar de conhecer seu trabalho pela TV, pelos jornais – agora, recentemente, nas páginas policiais, inclusive; é o que tenho de conhecimento dele.

Então, logo que recebi essa fake news, essa surpresa desagradável, de embrulhar o estômago, tomei o cuidado de emitir uma nota para desmentir essa relação esdrúxula que tentaram construir e gostaria de aproveitar a ocasião, presidente, para fazer a leitura dessa nota que divulguei hoje nas minhas redes sociais porque se combate esse tipo de doença com vacina. E qual é a vacina para esse tipo de doença chamada fake news? A vacina é a transparência, é a correção, é o caráter, é o trabalho. Então, hoje emiti uma nota e gostaria de ler para os colegas.

A nota diz o seguinte. (– Lê:) “Em tempos de fake news, precisamos estar vacinados. Nem bem surgiu a notícia de que o PSD terá um projeto independente para Contagem, em 2020, longe das velhas práticas e de grupos políticos, e que eu vou sim coordenar esse trabalho, começaram a espalhar que eu seria o candidato do Prefeito Alex. Risos. Vamos aos fatos reais: PSD ainda não escolheu o candidato a prefeito. Ponto. Segundo, e não menos importante, eu nunca vi o prefeito Alex, aliás, já o vi na TV e nos jornais. Outra, mesmo se o conhecesse, nosso projeto para Contagem não se identifica e rejeita o que é feito por Contagem. Não é possível que os mal-intencionados não entenderam isso até hoje. Estamos todos cansados dessa política mentirosa! Por que nos atacam? Por que escolheram a mim, presidente? O que temem? Caso escute isso por aí, ou receba este tipo de fake news, mande este post e nos ajude a fazer uma política mais transparente e propositiva.”

Essa nota é assinada por mim, redigida por mim, refutando toda e qualquer tentativa de desmoralização da nossa imagem e do nosso trabalho pela cidade de Contagem. Nós rejeitamos e não nos identificamos com o que é feito hoje pelo município – volto a ressaltar isso –, mas, infelizmente, vivemos tempos de fake news institucionalizadas pelo governo de Minas. E não me perguntem quais são as outras fake news porque temos uma lista infindável de fake news que foram tratadas em campanha eleitoral e que, simplesmente, foram deixadas de lado. Nós queremos ajudar o governo a tirar Minas Gerais desse buraco negro em que se encontra, queremos ajudar o governo do Estado a recuperar o Estado de Minas Gerais, mas precisamos viver no mundo real, precisamos de discursos realistas.

O deputado Cleitinho tem sua bandeira da transparência, da fiscalização, da independência e da autonomia. Parabenizo V. Exa. por sua conduta e peço, encarecidamente, que nos ajude a reforçar a campanha contra essas fake news que estão aí só para derrubar os trabalhos sérios, responsáveis e comprometidos que são feitos.

Por último, recebi hoje mais uma notícia de deixar qualquer um estarrecido, sobretudo os que dependem do serviço público de saúde. Recebo, com muita tristeza e com muito desânimo, uma notícia, presidente, e espero que seja mais uma fake news, sinceramente, espero que seja mais uma fake news dessas que rodam os grupos de WhatsApp. Aqui, diz o seguinte: Zema vai fechar o Hospital Alberto Cavalcanti. Grande abraço em defesa do hospital marcado para o dia 9 de setembro, às 9 horas da manhã.

O governo Zema, em mais uma atitude contra a população, fechará a unidade de urgência e emergência, a única unidade, diga-se de passagem, da região Noroeste, a partir do dia 9 de setembro. O Hospital Alberto Cavalcanti, de muita história, está localizado numa das regiões mais populosas de Belo Horizonte. Nesse hospital, já tive muitos pacientes que foram encaminhados para lá, pacientes do meu convívio, pessoas da minha família.

Um dos meus assessores, presidente, que trabalha comigo aqui na Assembleia, só não morreu de infarto, deputado Cleitinho, porque recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Alberto Cavalcanti. Ele infartou em casa, no bairro São José, que fica na mesma região. Foi socorrido e levado ao Alberto Cavalcanti. Recebeu os primeiros atendimentos lá, de onde foi encaminhado para o Hospital das Clínicas. Só não morreu por isso. Agora recebo essa notícia de que vão encerrar, à revelia, o atendimento de urgência e emergência daquele hospital. É lamentável. É um absurdo. Faço aqui um apelo ao governador. Espero que seja apenas mais uma fake news, como tantas outras que temos recebido sobre este governo do Estado de Minas Gerais. Espero que ele possa vir a público se explicar e manter esse grande hospital aberto, essa grande instituição que, há décadas, é referência na região Noroeste de Belo Horizonte.

Aos colegas deputados e deputadas: vacinem-se, vacinem-se. Estejam preparados para as fakes news, porque precisamos combater esse mal a que todos nós estamos sujeitos. Obrigado e boa tarde a todos!

* – Sem revisão do orador.