Pronunciamentos

DEPUTADO REPÓRTER RAFAEL MARTINS (PSD), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Transcurso do 60º aniversário de fundação da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.
Reunião 10ª reunião ESPECIAL
Legislatura 19ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/06/2019
Página 2, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM. RELIGIÃO.
Proposições citadas RQO 294 de 2019

10ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 30/5/2019

Palavras do presidente (deputado Repórter Rafael Martins)

O presidente - Boa noite a todos, boa noite a todas! É uma alegria para nós estarmos nesta noite, reunidos aqui. Mais que uma alegria, é uma honra poder ser o autor do requerimento que confere à Oitava Igreja Presbiteriana o título que ela merece, o reconhecimento que ela merece.

Quero cumprimentar, de uma forma muito especial, o grande líder, pastor Jeremias Pereira, pastor Jerê, pastorzão, grande referência não só em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas também no Brasil afora. É uma grande referência, e me honra muito, pastor, poder estar aqui, nesta noite, conferindo a vocês esse reconhecimento. Quero cumprimentar também Ricardo Oliveira, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil – muito obrigado pela sua presença –, e abraçar, de uma forma calorosa, toda a juventude da Oitava Igreja Presbiteriana, na pessoa do Ciro Pereira, que é o coordenador do projeto Gcrie. Desde os tempos em que o pastor Jeremias assumiu, a juventude se tornou pulsante. Então, na pessoa do Ciro, abraço todos vocês, jovens, que pulsam a Oitava Igreja Presbiteriana. E quero abraçar também, com muito carinho, todos os 6 mil membros da Oitava Igreja Presbiteriana, na pessoa do presbítero Newton Roberto – muito obrigado. Honra-nos muito a presença do senhor esta noite, aqui.

A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte está há 50 anos servindo a Deus e a comunidade de Belo Horizonte. A Oitava, como é conhecida a Oitava Igreja Presbiteriana de BH, nasceu no dia 25/5/1969. Ela foi concebida pelo desejo de pessoas da nossa cidade de servir a Deus, e nesses 50 anos segue firme o propósito de levar a mensagem do evangelho e do amor de Cristo por todo o mundo. Há cinco décadas a Oitava segue, por todo esse tempo, também sendo uma igreja com endereço físico em Belo Horizonte. Como parte de seus valores, o foco da igreja é ser uma instituição encorajada também a servir à cidade. A partir da minha amizade com o Ciro Daniel Pereira, uma grande liderança e um amigo – e, se Deus quiser, Ciro, e você ouvir minha opinião, os meus conselhos, futuramente será vereador em Belo Horizonte –, eu passei a acompanhar e a entender a importância da Oitava Igreja na nossa história, na história da nossa cidade.

A igreja tem como foco principal servir a Deus e espalhar o evangelho pela cidade, porém me admira muito o fato de a igreja ter em seus pilares principais a ideia de igreja cidadã. A Oitava é uma igreja que cuida do meio ambiente, tratando corretamente o lixo, evitando o desperdício, mas que, acima de tudo, se compadece do pobre e do necessitado da nossa cidade. A Oitava Presbiteriana, como diz em seu site, é uma igreja que ora por nós, líderes políticos e seus governantes, procurando ser, de alguma forma, parceira para minimizar a dor, o sofrimento, as carências e as necessidades do município. Nessa homenagem quero demonstrar a minha admiração pelo papel institucional da Oitava Igreja, do que ela representa na vida cidadã da cidade.

A Assembleia Legislativa é a Casa do povo mineiro e, como tal, é uma casa laica. Como deputado eu sirvo à população de Minas Gerais independentemente do credo, no entanto, sinto-me ainda mais honrado em homenagear a igreja por compartilhar também da mesma fé em Cristo. Eu quero estender essa homenagem a toda a liderança dessa igreja, na figura de seu principal líder. Foi-me dito que o pastor gente boa, Jeremias Pereira, estava com dengue, e ele confessou logo na sua chegada que está há 10 dias com dengue. Obrigado, pastor Jeremias. Obrigado, mesmo, por estar presente hoje. O pastor Jerê está na liderança da igreja há mais de 30 anos, anos estes de muito trabalho e crescimento, com as suas emblemáticas e indefectíveis camisas. Ele atua ativamente por meio de pregações, tanto na igreja quanto nas redes sociais. Sua peculiaridade no trato com as coisas da igreja na sua visão cidadã e no seu cumprimento da vontade de Deus, em meu entender, foi fundamental para o destaque da igreja em Belo Horizonte. Em sua trajetória e na de seus filhos houve uma perda muito grande – sua esposa há 17 anos, Ana Maria, faleceu, em 2000, vítima de um câncer. Sei da dor da família e da dor em especial do pastor. Eu também perdi minha mãe, muito jovem, vítima de um câncer, deixando a mim e meus irmãos órfãos. Porém, Deus o abençoou com a Cláudia Maria, sua atual esposa. Deus é bom sempre, é misericordioso.

Quero concluir agradecendo a oportunidade de poder fazer essa homenagem. Agradecer mesmo. Essa instituição quinquagenária que faz parte da comunidade de Belo Horizonte merece esse reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Sua importância no cenário da nossa cidade é inegável. E o que me deixa mais orgulhoso é poder fazer esta homenagem sem interesse político-eleitoral. As eleições, graças a Deus, já se passaram; as próximas, só daqui a quatro anos. Faço esta homenagem com o sentimento mais puro e simples de honrar aqueles que honram a cidade com seu trabalho, pois essa é a ideia de qualquer homenagem institucional. Obrigado a todos os presentes pela visita à Assembleia e a este evento. Uma excelente noite a todos!