Pronunciamentos

DEPUTADO BONIFÁCIO MOURÃO (PSDB), Presidente "ad hoc"

Questão de Ordem

Agradece a honra de presidir a sessão de encerramento da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 18ª Legislatura. Agradece aos deputados, à assessoria da Casa, à imprensa e a toda Minas Gerais ao se despedir do seu mandato.
Reunião reunião SOLENE
Legislatura 18ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/12/2018
Página 361, Coluna 1
Assunto ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (ALMG). DEPUTADO ESTADUAL.

ª REUNIÃO SOLENE DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 20/12/2018

Palavras do presidente (deputado Bonifácio Mourão)



O presidente – Muito obrigado, deputado Sargento Rodrigues.

Antes do encerramento, gostaríamos, primeiramente, de agradecer ao meu grande amigo de tantos e tantos anos, companheiro de todas as horas, amigo sincero, leal e valoroso deputado Dalmo Ribeiro Silva, que surpreendentemente me concede essa honra de, no exercício da presidência, encerrar os trabalhos deste ano legislativo.

A propósito, não quis em hora nenhuma ocupar a tribuna para fazer uma despedida solene. Pensava comigo, e é uma verdade secular, que há certos momentos na vida que o silêncio é mais eloquente do que qualquer palavra. Vivemos aqui um trabalho intenso ao longo de seis mandatos. Ele foi realmente um trabalho sério, dedicado, em que procurei cumprir realmente as nossas atribuições, o nosso juramento em todas as legislaturas que desempenhamos, cumprir fielmente as nossas leis maiores, a Constituição Federal e Estadual, cumprir sobretudo os nossos princípios, trabalhar de acordo com a nossa consciência ao longo de todo tempo. Talvez seja por isso, deputados amigos que aqui estão, deputados Dalmo Ribeiro Silva, Ulysses Gomes, Bosco, Doutor Jean Freire, Gustavo Santana, funcionários da Casa, imprensa, enfim, todas as pessoas às quais saúdo, como os assessores diversos, que eu esteja tão tranquilo na saída desta Casa, porque me preparei para entrar e para sair. Acho que todos precisamos estar preparados para entrar, para trabalhar e para sair, até porque aqui não é uma morada definitiva nem uma morada de nenhum de nós. É um belo local de trabalho, onde fiz muitas e sinceras amizades, não só com deputados e deputadas, mas também com toda a assessoria da Casa, essa competente assessoria efetiva que a Assembleia tem e que me fez admirá-la desde os tempos da Constituinte, em 1989, quando tive o prazer e a honra de ser o relator da Constituição. Foi uma das épocas de maior trabalho efetuado aqui nesta Casa, que ficou na memória de todos nós. Conseguimos elaborar a 4ª Constituição do Estado de Minas Gerais, que vigora entre as melhores constituições de todos os estados federados brasileiros.

Então, nesta hora, estou falando mais com o coração do que com a razão; com o coração para, sinceramente, agradecer a cada um de vocês. Voltarei sempre para revê-los e revê-las, trazido pela amizade que construímos ao longo do tempo aqui nesta Casa, mas sem levar nenhuma mágoa, de forma nenhuma, ao contrário, só admiração. É preciso que se registre aqui pelo microfone desta Casa, onde ela é tantas vezes criticada, muitas vezes com razão, mas também em boa parte das vezes não. Muitos trabalhos sérios, honrados, patrióticos, realizados aqui nesta Casa não são destacados na imprensa mineira e brasileira. Então, nós que conhecemos muito bem o trabalho aqui realizado, com a dedicação de todos, damos esse testemunho. Por isso agora, antes de encerrar os trabalhos, quero, através desse microfone, de coração mesmo, agradecer a todos vocês, por todos os trabalhos que realizaram junto conosco ao longo de todo esse tempo aqui no Plenário, nas comissões, em todos os momentos aqui nesta Casa.

Então, deputado Dalmo Ribeiro, foi muito boa a oportunidade de me pegar de surpresa porque me deixou falar com o coração realmente, muito mais do que com a razão.

Muito obrigado, deputado Sargento Rodrigues. Agradeço muito a todos vocês.

Vou ter o prazer, galgando a honradez da presidência desta Casa, ainda que por um momento, de encerrar os trabalhos deste ano. Em nome da presidência, quero agradecer a todas as deputadas e a todos os deputados, à imprensa, a toda a assessoria e a toda Minas Gerais a grandeza do trabalho realizado ao longo do tempo, nesta Casa.

Deputado Duarte Bechir, não estou fazendo uma despedida, mas, por uma questão de ordem e pela amizade que temos, concederei a palavra a V. Exa. Estamos aqui encerrando os trabalhos em razão de grande deferência do nosso presidente, deputado Dalmo Ribeiro Silva.

Com a palavra, pela ordem, o deputado Duarte Bechir.