Pronunciamentos

DEPUTADO BONIFÁCIO MOURÃO (PSDB)

Discurso

Manifesta apoio ao candidato ao governo do Estado Antonio Anastasia. Comenta que o candidato Romeu Zema estaria mais para novato do que para novo, devido à falta de experiência na gestão pública.
Reunião 71ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 18ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/11/2018
Página 52, Coluna 1
Assunto ELEIÇÃO. GOVERNADOR.
Aparteante DALMO RIBEIRO SILVA

71ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 24/10/2018

Palavras do deputado Bonifácio Mourão

O deputado Bonifácio Mourão* – Sr. Presidente, deputado Dalmo Ribeiro, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, eu não poderia me silenciar neste momento, após as brilhantes palavras do deputado Dalmo Ribeiro. Além disso, eu não ficaria em paz com a minha consciência, ainda mais agora, deputado, que estou me despedindo desta Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Então, não ficaria em paz com a minha consciência se não desse, como já tive a oportunidade de fazer em aparte a V. Exa., o meu testemunho a respeito do senador Antonio Augusto Anastasia, nosso candidato a governador.

Quando me referi a 1989, ano do meu primeiro mandato como deputado – hoje, estou no sexto –, lembrei-me imediatamente dos assessores que tivemos num dos períodos mais ricos da história desta Casa. Ainda hoje temos alguns assessores que já nos acompanhavam naquela época, entre eles, se não me engano, o Pedro e o Sabino, que aqui estão e sabem que realmente esse foi um dos momentos mais ricos que vivemos na história da Assembleia Legislativa. À época, tive a oportunidade de convidar para ser meu assessor Antonio Anastasia, que me foi apresentado por uma pessoa que fora sua colega de turma e é minha parenta: Célia Barroso Pitchon. Quando ela me apresentou o Anastasia, vi que se tratava de pessoa extremamente inteligente. Soube também que ele pertencia à Fundação João Pinheiro, ou seja, em 1989 já era servidor público. Então, elaboramos a Constituição, com um trabalho tremendo. Por mais de um ano, trabalhamos em uma média de 15 horas diárias. E ele esteve diretamente conosco por todo o tempo. Estava iniciando sua advocacia, que praticamente abandonou para isso. Aí, com o Prof. Paulo Neves de Carvalho, nosso mestre maior, Maria Coeli e tantos outros, e com a contribuição de todo o quadro de servidores efetivos da Assembleia Legislativa, elaboramos a Constituição. Então, passei a conhecer a pessoa, a figura humana e a inteligência invulgar do Prof. Antonio Anastasia. Assim, quando o vejo hoje, como candidato, dizer ao povo mineiro que não é um político de carreira, mas um técnico de carreira, posso dar o testemunho dessa verdade. Ele entrou pela porta técnica. Começou como técnico nesta Casa, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, contribuindo sobremaneira para a elaboração de umas das melhores constituições estaduais do Brasil, como é dito até no Supremo Tribunal Federal.

Agora, em plena campanha política, vejo o povo mineiro à procura de encanto, acreditando que precisa votar no novo. Mas que novo? É um novo que tem condição de tirar Minas Gerais das profundezas da crise em que se encontra? É esse novo? Será que o povo está procurando um novo que não tem nenhuma experiência, que é muito mais novato do que novo e que não tem a menor habilidade para a coisa pública? Porque ele pode ter a maior habilidade com as lidas privadas, mas não com a coisa pública. Novo? Será que o mineiro não está procurando um candidato honesto, competente, gestor, como raramente se vê neste país ou no mundo moderno? Pois temos essa pessoa na figura do eminente professor e ex-governador, senador Anastasia. Agora, só por causa da imagem de novo, só por parecer ser o novo, vamos abandonar essa figura magistral que temos para governar Minas na hora em que o Estado mais precisa? Será que faremos isso só por causa da Lava Jato e dos processos que estão sob a jurisdição do grande juiz Sérgio Moro, que está prendendo as pessoas que precisam ser presas e processando outras, entre elas inúmeros políticos, empresários e companhia limitada? Tudo isso é absolutamente necessário, mas o que não pode acontecer é o brasileiro pensar que todos os que exercem cargos políticos são a mesma coisa e colocar todo mundo no mesmo balaio e condenar todos. Isso contraria a própria Bíblia, que diz que é preciso separar o joio do trigo. O povo mineiro precisa fazer essa separação. Que procure onde for necessário – no Google ou onde for – um processo que venha a manchar a conduta do nosso candidato Antonio Anastasia. Procure; se achar, tem toda razão de votar contra ele. Mas, se não achar, só pelo fato de ele exercer brilhantemente um cargo de senador, temos de ser contra ele?

Isso é justo? Estou falando para o povo mineiro, de um modo geral, para as mineiras e para os mineiros: isso é justo? Você, que vai dar o seu voto, será que não vai procurar fazer justiça com ele? Será que você não vai fazer um investimento para o Estado, que é onde você nasceu, onde você mora, onde mora a sua família, onde os seus filhos estão crescendo? Será que você não vai fazer um investimento para que este estado seja reconstruído? O caminho da reconstrução se chama Antonio Augusto Anastasia. Estou falando isso com plena convicção.

Este é o momento. Não podemos perder este momento. É um momento de reflexão maior, de reflexão mais profunda. O mineiro, deputado Dalmo Ribeiro Silva, não pode deixar para refletir depois das eleições. Depois será tarde. Muitos, mas muitos, mesmo, votam sem refletir o suficiente e depois se arrependem. Aí, será tarde. Aí, um outro levará quatro anos para vir e tentar recuperar o Estado.

Estamos vivendo uma onda perigosa. Esta onda já vai levando, como um verdadeiro tsunami, uma série de pessoas que precisam ser levadas e outras que jamais poderiam ser levadas. Penso que Anastasia estaria nessa onda. Então, quero mostrar ao povo mineiro que a gente não pode colocar à frente dessa onda pessoas que precisam ser aproveitadas, enquanto tivermos força para aproveitarmos e para reconstruirmos o Estado de Minas Gerais. Anastasia é o caminho.

Deputado Dalmo Ribeiro Silva, V. Exa. estava conosco quando fomos a Brasília fazer um apelo dramático para que ele fosse o nosso candidato a governador de Minas Gerais. Ele acabou aceitando, atendendo ao apelo de prefeitos, de deputados, de tantos outros. Ele não deu a resposta na hora, mas saímos de lá com a esperança de uma resposta positiva. Ele deu a resposta, quando V. Exa. estava em sua casa em Ouro Fino. Logo depois, V. Exa. me comunicou o fato por telefone, e eu me senti aliviado com essa resposta.

Agora, só me sentirei aliviado no dia em que terminarem as eleições e eu verificar que não foi Anastasia que ganhou, foi Minas Gerais que ganhou com ele para reconstruir e recuperar este estado. Então, senhoras e senhores deputados, não poderia ver o deputado Dalmo Ribeiro Silva fazer um discurso brilhante e me silenciar, sem vir à tribuna ratificar e testemunhar toda a história que conheço do nosso eminente, brilhante, honrado candidato Antonio Anastasia.

Com muito prazer, concedo um aparte ao deputado Dalmo Ribeiro Silva.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (em aparte)* – Muito obrigado, deputado Mourão. Estou ouvindo atentamente a manifestação de V. Exa.

V. Exa., olhando pelo retrovisor da sua extraordinária vida dedicada a Minas Gerais, teve a felicidade de trazer consigo, como seu auxiliar direto, como relator de nossa Constituição, esse grande senador de Minas. Todas as vezes que o nosso senador vai à tribuna, ele faz muita questão, como ontem, de manifestar que participou ativamente da relatoria da nossa Constituição.

V. Exa. faz parte dessa história e teve a felicidade de trazer consigo, ao seu lado, ao lado do seu conhecimento brilhante e da sua inteligência invejável, aquele que pode, com certeza, consagrar-se o melhor governador de Minas e que é hoje o melhor senador da República. Este momento, para nós, caríssimo deputado Bonifácio Mourão, é um dos mais importantes, um dos mais sagrados. Estamos a três dias da mudança. Então, neste momento, precisamos ter esse compromisso, essa responsabilidade, querer o bem do nosso estado, da nossa família, dos nossos municípios, das nossas escolas. Todos os setores precisam ser chamados. Precisamos fazer uma reflexão profunda de vida. Não podemos permanecer como estamos. Precisamos levantar a nossa autoestima. Precisamos verificar toda a situação que vivemos: o caos da saúde, da educação, da segurança.

Então, conseguiremos isso, com certeza, com o plano de governo apresentado lá atrás, feito cuidadosamente, sem ser retificado, acrescido, mudado, ter tiradas as suas folhas, modificado, sendo o mesmo desde o primeiro momento, quando apresentado pelo nosso candidato.

Então eu acho que, mais do que nunca, todos nós, parlamentares, temos o dever, a responsabilidade maior de conversar, dialogar, comunicar a todos que somente Anastasia terá condição de reconstruir Minas, pelo seu exemplo, pelo seu caráter, pela sua gestão, e principalmente por conhecer todo o Estado de Minas Gerais. E V. Exa., com certeza, é o grande responsável por isso. Devemos muito a V. Exa, que neste momento ocupa a tribuna da Assembleia. Foram muitos os momentos que vivemos, os nossos mandatos, e V. Exa. teve uma participação muito forte na vida política do nosso querido senador e futuro governador de Minas.

Vamos, sim, fazer o que estamos fazendo e comunicar a todos os nossos municípios, a toda a nossa gente, a todo o nosso povo, aos nossos professores que somente aquele mais preparado, que olha no olho com transparência, com tranquilidade, é capaz de colocar Minas no seu lugar, Minas no rumo certo do desenvolvimento.

Tenha certeza, deputado Bonifácio Mourão, de que, juntos com alguns outros parlamentares, comemoraremos a vitória de Minas no próximo domingo. Parabéns pelo seu pronunciamento.

O deputado Bonifácio Mourão* – Muito obrigado, deputado Dalmo Ribeiro Silva. Agradeço muito o aparte de V. Exa.

Antes de terminar minhas palavras, quero lembrar aqui Leon Tolstói, que, ultrapassando fronteiras e séculos, ensinou à humanidade que a nossa pátria começa em nosso município, em nosso bairro, em nosso estado. Então a sua pátria, deputado Dalmo Ribeiro Silva, começa em Ouro Fino; e a minha começa na minha querida Sabinópolis, em Governador Valadares, na minha região. E nós estamos aqui querendo dar um recado à nossa pátria através das nossas origens, conforme V. Exa. fez, especialmente para a região do Sul de Minas. Recomento aqui ao pessoal do Leste de Minas, ao pessoal do Rio Doce e a todos aqueles que confiaram em mim, ao longo do meu mandato. Recomendo, olhando nos olhos de cada um que me acompanha neste momento, que se informe sobre as minhas palavras, assim como V. Exa. recomendou.

Nós temos vivência, nós conhecemos, nós sabemos de que estamos falando. Vamos fazer conforme Anastasia está fazendo, vamos comparar. Vamos votar comparando. Vamos comparar a trajetória de um com a trajetória do outro, o currículo de um com o currículo do outro, e depois vamos dizer assim: “Minas Gerais, vamos votar naquele que tem o currículo mais seguro; naquele em quem temos mais segurança, a de que vai reconstruí-la, através desse trabalho, desse conteúdo. Vamos cantar o hino Oh! Minas Gerais com mais tranquilidade, a de estar transferindo para as futuras gerações um estado com melhor qualidade para se viver”.

Essa é uma obrigação nossa, esse é um dever nosso. Esta tribuna existe para isso; para que possamos, através da nossa experiência, do nosso trabalho, do nosso dia a dia, da nossa vivência, dizer aos mineiros que chegou a hora de reconstruir o Estado, de tirá-lo da dificuldade imensa em que se encontra, de que todos nós temos conhecimento. E só há uma pessoa em plenas condições para isso. Temos essa pessoa, esse mineiro legítimo, que qualquer estado brasileiro queria ter, e Minas Gerais não pode jogar uma oportunidade como esta fora. Minas Gerais tem o nome para reconstruir o Estado, e o nome é Antonio Anastasia. Muito obrigado.

* – Sem revisão do orador.