Pronunciamentos

DEPUTADO IVAIR NOGUEIRA (PMDB), Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Transcurso do 100º aniversário de fundação do Colégio Batista Mineiro e da Convenção Batista Mineira.
Reunião 1ª reunião ESPECIAL
Legislatura 18ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/03/2018
Página 18, Coluna 1
Assunto ESTABELECIMENTO DE ENSINO. HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 3106 de 2017

1ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 12/3/2018

Palavras do deputado Ivair Nogueira

O deputado Ivair Nogueira - Boa noite a todos. Quero aqui cumprimentar o meu amigo, deputado Léo Portela, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, junto com este deputado e o deputado João Vítor Xavier. Quero dizer, Lincoln Portela, que você está de parabéns por ter um filho que, apesar de recém-chegado à Assembleia Legislativa, age como um veterano e vem nos ensinando muito, já que teve com quem aprender, o deputado federal Lincoln Portela, meu amigo de longas datas. Quero ainda cumprimentar o diretor-geral da Rede Batista de Educação, Prof. Valseni Braga; o 1º-secretário da Mesa Diretora da Convenção Batista Mineira, pastor Samuel Amaro; meu amigo, deputado federal Lincoln Portela; o deputado estadual Felipe Attiê; meu amigo, deputado estadual João Leite; o meu amigo Roberto Gontijo; a imprensa; e o senhor executivo da Ordem dos Pastores Batistas de Minas Gerais, pastor Renê Toledo.

Em primeiro lugar, fico muito honrado de estar aqui nesta noite como um dos autores do requerimento que deu origem à homenagem hoje prestada nesta Casa. Quando um deputado é autor de um requerimento, sabemos que o preito é justo, e esta Casa, por meio do nosso presidente Adalclever Lopes, tem procurado homenagear aqueles que fazem jus à homenagem, principalmente empresas, universidades, enfim, aqueles que têm prestado relevantes serviços a Minas Gerais. Esse requerimento é de autoria de três deputados, e foi uma coincidência muito grande, não é, deputado Léo Portela? Ao trazer o meu requerimento para protocolizar, coincidentemente, também o deputado Léo Portela estava trazendo o seu, assim como o deputado João Vítor Xavier. Como nesta Casa somos muito democráticos, unimos os três requerimentos em prol de uma homenagem tão justa como esta. Aproveito para justificar a ausência de um dos autores do requerimento, o deputado João Vítor Xavier, que me pediu para dizer aqui que tem um programa na Rádio Itatiaia e não pôde comparecer. Portanto, trago seu abraço a todos vocês.

Tive vários motivos para fazer este requerimento de homenagem, e vou expô-los no decorrer do meu pronunciamento.

Quero parabenizar toda a diretoria pelo trabalho desenvolvido no Colégio Batista Mineiro e na Convenção Batista Mineira, um projeto educacional diferenciado que busca uma formação mais ampla para todos, com compromisso, educação, cultura e fé.

Hoje estamos vivendo momentos importantes, de uma mudança radical na educação, mas vemos o Colégio Batista mantendo a tradição. Isso que faz com que a cada dia o colégio ganhe mais conhecimento e credibilidade. Por isso, cresce a cada dia. Está em Belo Horizonte, em Betim, em Contagem, em Uberlândia e tem se multiplicado, porque hoje as pessoas querem colocar os seus filhos num colégio onde seja preservada, acima de tudo, deputado João Leite, a família, uma coisa fundamental. Hoje não basta os pais se preocuparem com a educação dos filhos. Cada pai tem a sua participação. Sabemos que, quando matriculamos os nossos filhos, estamos entregando uma responsabilidade aos educadores, para que possam formar jovens do amanhã. Tenho certeza de que o Colégio Batista tem feito a sua parte, pois não é à toa que estamos aqui, hoje, comemorando, com muita honra, os 100 anos dessa instituição.

Hoje quero expressar os meus sinceros agradecimentos aos professores e funcionários da Rede Batista de Educação. Compromissados com a educação e o cotidiano escolar, fazem o melhor todos os dias para oferecer um ensino de qualidade. O reconhecimento demonstrado nesta homenagem é mais que merecido e motivo de muito orgulho para esta Casa, o que compartilho com todos os parlamentares que tiveram oportunidade de aprovar o requerimento de nossa autoria.

Meus caros, tendo como princípio básico a prática educativa baseada em um projeto pedagógico consistente, cuja proposta é ministrar, em todos os níveis, educação integral para o cidadão, a Rede Batista de Educação comemora 100 anos contribuindo para a formação moral, física e espiritual, concentrando todos os esforços e recursos disponíveis no propósito de Deus, que é o mais importante.

Com uma bela história educacional que teve início na capital mineira em 1918, o Colégio Batista hoje faz parte da Rede Batista de Educação, formada por 13 unidades espalhadas pelas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ouro Branco e Uberlândia, atendendo do berçário ao ensino médio, além de contar com ensino superior, escolas de música, esportes e idiomas. Ou seja, está preenchendo o tempo dos nossos jovens, o que é o caminho mais correto para o futuro dessa juventude.

Hoje, amigos, externo minha alegria e gratidão à Rede Batista, que faz parte da história da minha família, da minha vida e da vida dos meus filhos, Vinícius, Débora e Vítor, que tiveram o privilégio de receber toda a formação ética e moral, conhecimento e aprendizado nesse colégio. Orgulho-me ainda mais quando vejo os meus netos Lorenzo, Lucca e Olívia também fazendo parte dessa história.

Os meus filhos tiveram o privilégio, diretores, de estudar lá em Betim. Lembro-me, com se fosse ontem, deputado João Leite, quando o Colégio Batista foi para Betim, há 30 anos, quando era secretário de Obras da Prefeitura de Betim. Ali ouvi uma história, que até confidenciei a um dos diretores, de que um pai de família, pai de 10 filhas que estudavam aqui em Belo Horizonte tinha oferecido um imóvel, em Betim, como pagamento da bolsa de estudos das filhas.

Hoje o Colégio Batista de Betim é uma grande realidade, tem um corpo docente da melhor qualidade. Lá existem programações, como aquele encontro da família, que valoriza e ajuda as pessoas, principalmente nos dias atuais, em que estamos vivendo uma modificação tão rápida na vida da juventude. Se não somarmos, em uma força-tarefa, o trabalho dos pais com o trabalho educacional, jamais conseguiremos dominar essa juventude que está aí. Há bons colégios em Betim, em Belo Horizonte, mas o Colégio Batista, João Leite, Léo Portela, Lincoln Portela, é uma referência, e ficamos orgulhosos disso. Passa de pai para filho, pois me lembro de há 30 anos, quando o colégio foi para Betim, e o pessoal falava para não se colocarem os filhos lá porque forçariam a barra para pregar a religião. Mas, graças a Deus, temos orgulho do colégio, por aquilo que ele prega; ele fala de Deus dentro da sua linha e metodologia. Só tenho a agradecer. Se meus filhos têm a educação que têm, eu me orgulho muito disso. Tenho uma esposa maravilhosa, que contribuiu muito com a educação deles, mas quero dividir isso também com o Colégio Batista de Betim, por essa participação, aquela coisa que vivemos e com a qual convivemos no município. Eu participo de todas as festas que são feitas e sei do carinho que existe lá. As pessoas fazem uma integração, o que é fundamental. Não poderia deixar de contar isso aqui, porque me sinto parte da história desde a construção e inauguração do colégio em Betim. Sinto-me orgulhoso de fazer parte dessa história.

O Colégio Batista, com muita maestria, promove o encontro e a união de pessoas protagonistas de um projeto educacional diferenciado, que produz grandes frutos, faz desabrochar um projeto educacional que está sempre sendo ampliado, aprofundado e promovendo o exercício de cidadania.

Como pai e avô, admiro o trabalho que sempre foi realizado com a comunidade e com os pais, inserindo-nos nesse projeto como grandes parceiros e diretamente responsáveis pelo sucesso do colégio, pois, em parceria com a família, o trabalho docente flui, e quem ganha são as crianças.

É importante ressaltar que nós últimos 100 anos milhares de pessoas, assim como a minha família, compartilharam com a Rede Batista de Educação suas histórias e sonhos, levando esse propósito para além dos muros do colégio, disseminando, cada vez mais, o bem comum por meio educação e da fé. Para mim, é muito gratificante estar aqui neste momento, como um dos parlamentares da Casa que representa o povo mineiro, destacando uma comemoração tão especial, tendo a honra de recebê-los e saudá-los.

Como sempre, coloco meu mandato à disposição de cada um dos senhores, das senhoras e dos demais convidados. Parabéns a todos e muito obrigado pela presença de cada um de vocês. Sinto-me muito orgulhoso de fazer parte desta homenagem. Quero, mais uma vez, destacar a participação dos deputados Léo Portela e João Vítor Xavier, e do deputado João Leite, que é um batista permanente. Ele apenas não assinou o requerimento porque no dia não estava na Casa. Mas, João, sinta-se incluído neste projeto de homenagem, porque você é um dos grandes deputados desta Casa também. Muito obrigado a todos.