Pronunciamentos

DEPUTADO DEIRÓ MARRA (PSB)

Discurso

Apresenta balanço de sua atuação parlamentar, agradece o apoio recebido e despede-se da Assembleia Legislativa para exercer o mandato de prefeito do Município de Patrocínio.
Reunião 75ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 18ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/12/2016
Página 8, Coluna 1
Assunto ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (ALMG). DEPUTADO ESTADUAL. PREFEITURA MUNICIPAL.
Aparteante DALMO RIBEIRO SILVA, ROBERTO ANDRADE, GLAYCON FRANCO, ANTONIO CARLOS ARANTES, HELY TARQÜÍNIO

75ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 13/12/2016

Palavras do deputado Deiró Marra

O deputado Deiró Marra* – Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, é um prazer enorme subir nesta tribuna, nesta linda tarde de terça-feira, 13/12/2016. Sem dúvida nenhuma, deputado Hely Tarqüínio, é com uma emoção muito grande e o coração apertado que subimos aqui hoje para contar um pouquinho da nossa trajetória e falar do caminho que seguiremos.

Quero agradecer, de forma muito pessoal, a presença do meu querido suplente, deputado Gustavo Santana, que assumirá amanhã o compromisso – além das bases eleitorais, que sempre o ajudaram – de ser deputado estadual da nossa querida cidade de Patrocínio, no Alto do Paranaíba.

Queria agradecer, de forma muito pessoal, a todos os amigos que tive ao longo de mais de dez anos. De forma silenciosa e tranquila, com o coração apertado, vamos nos despedindo desta Casa, com a sensação de dever cumprido.

Despedimo-nos com a sensação de ter feito o melhor que podíamos e o que devíamos ter feito em todas as cidades, por todos os cantos de Minas Gerais.

Neste momento de crise política, que se reverbera naqueles que ocupam cargos eletivos, sabemos da diferença entre o joio e o trigo. Sabemos perfeitamente que, em todas as instituições, sem exceção, temos muitos bons exemplos, como os que já passaram pelos Legislativos Estadual e Federal, pelos Executivos Estadual e Federal e pelos municípios de Minas Gerais. Sem dúvida, estamos em um momento de contestação política, em que as pessoas estão colocando para fora um sentimento de revolta, de intranquilidade e até de desespero. Mas é neste momento, olhando para a frente, olhando para o futuro que vem aí, olhando para as pessoas que estão aqui hoje, que devemos ter a capacidade de acreditar. Não há democracia nem parlamento que não passem pelas mesmas dificuldades por que passamos em nosso país, mas, sem dúvida, é momento de fazermos uma autocrítica.

Portanto, é o que faço agora, como parlamentar, de forma muito tranquila e serena. Em primeiro lugar, quero agradecer, e é por isso que vim aqui nesta tarde majestosa de terça-feira. Para mim, foi uma honra servir aos mineiros; foi uma honra trabalhar no Parlamento de Minas. Tenho a certeza de que muito ainda temos a produzir e muito ainda há de ser feito por Minas Gerais. Mas uma das coisas que mais nos motivam nessa caminhada é estarmos conscientes do dever cumprido. Portanto, quero agradecer, de forma muito carinhosa, a todos os funcionários do nosso gabinete, que nos acompanharam ao longo de mais de dez anos de trabalho neste Parlamento. A todos os que ali passaram, aos que já estão em outros trabalhos e aos que já foram deste mundo para um melhor, quero dizer da satisfação que tive em trabalhar com pessoas corretas e justas. Na pessoa da Ana Luíza, minha chefe de gabinete, agradeço a todos eles, dizendo da satisfação que tive, ao longo destes 10 anos, em trilhar um caminho de muito trabalho, na intenção de que as pessoas realmente possam fazer a diferença. Talvez possa não parecer, mas, com esse nosso jeito retrancado, muito tímido e às vezes muito enérgico, nosso trabalho foi sempre com uma busca e um objetivo: o de servir bem, servir com carinho e com eficiência. É o que sempre pregamos e sempre adotamos como meta de trabalho em nosso gabinete.

Aproveitando a transmissão ao vivo da TV Assembleia, quero dizer aos que nos assistem da nossa querida cidade de Patrocínio e de todos os cantos do Estado do nosso sentimento de gratidão aos prefeitos e aos vereadores que, ao longo destes 10 anos, de forma consciente, fizeram uma opção clara, justa e verdadeira pelo nosso trabalho político.

Hoje não é momento de despedida, é momento de agradecer. Não me despeço, pois não sei fazer isso desde os 12, 13 anos de idade, porque sempre aprendi que, da verdade, podemos fazer o melhor: sempre dizer um até breve.

Quero dizer, aqui, aos colegas deste Parlamento, que nunca fui afoito, nunca fui chegado a esse público, a esse parlatório. Nunca fiz grandes discursos, mas, na minha saída, quero aqui, de improviso, deixar, do fundo de meu coração, a gratidão eterna, a gratidão pelo carinho e, acima de tudo, pelo respeito que recebi de cada um. Não sou homem de muitas rodas, não sou homem de muitas prosas, mas sou homem de muita firmeza nas posições. Sempre aprendi isso em casa, sempre aprendi isso com meu pai. Eu queria, de forma muito pessoal, agradecer a todos, a cada um de vocês, e deixar aqui o meu carinho e a minha satisfação de deixar esta Casa, como eu já disse, não como uma viagem, mas como um até-logo, como um até-breve. Vou para minha casa, vou para aquela casa com a qual tanto sonho, vou para aquela casa de que gosto e que me emociona, vou para Patrocínio, Patrocínio de meus pais, Patrocínio de meus avós, Patrocínio de meus bisavós.

Filho de um caminhoneiro, de uma mãe analfabeta, tornei-me um grande empresário por me dedicar ao ramo do transporte e, na vida pública, aprendi o que mais precisava aprender: ouvir. Aprendi a ouvir, aprendi a sabedoria de poder escutar. A vida pública e o Parlamento mineiro me deixaram essa marca indelével, que levo comigo. Pude ouvir com carinho e aprender a conviver com as diferentes opiniões; e isso vai me marcar para toda a vida.

Finalizo, concedendo aparte a cada um dos amigos e dizendo que, como prefeito de uma cidade altaneira, de uma cidade que tem representatividade, de uma bela cidade, tenham a certeza, meus amigos, de que será como diz o meu filhotinho de 11 anos, meu pequeno Batatinha: “Papai, você deixa de ser deputado para ser um prefeitão”. Então, as portas estão abertas, em Patrocínio, para todos vocês, para tomar um café com o prefeitão daquela cidade. Não sei se ele disse “prefeitão”, porque ele não pesa nem 40kg, Dalmo, e o pai dele pesa mais de 120kg. Acho que ele quis se referir, Roberto, foi ao peso.

Obrigado a cada um, de coração. O sentimento que levo é o da eterna gratidão e do aprendizado que aqui tive.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (em aparte) – Muito obrigado, meu caríssimo prefeitão. V. Exa., do alto dessa tribuna se despede, despede-se com honradez pelo seu trabalho e pela sua presença marcante no Plenário. Eu, particularmente, tenho mais motivo do que qualquer colega para falar de V. Exa. Nós não nos conhecemos aqui no Plenário, mas nas salas de aula da nossa Universidade de São Francisco, de Bragança Paulista, onde V. Exa., brilhantemente, concluiu o curso de direito como um dos alunos mais aplicados, mais presentes e – por que não dizer? – um verdadeiro líder estudantil naquela universidade.

V. Exa., ao encerrar o bacharelado, iniciou a sua vida profissional sempre promissora e respeitada por toda a sua querida Patrocínio. Quis Deus ou quis o destino nos reservar, na estrada da vida dos homens, este nosso reencontro neste chão sagrado do Parlamento, onde V. Exa. veio com a representatividade do Alto Paranaíba, da sua amada terra de Patrocínio. Aqui tivemos uma convivência respeitosa, amiga e fraterna de tantos e tantos anos em que nos conhecemos, desde os idos de 1993, 1994 e 1995, em Bragança Paulista.

Agora não digo a sua partida, mas a sua fala de tudo o que fez e o seu sonho. Que bom quando V. Exa. diz: “Vou voltar para a minha casa”. Todos nós queremos voltar para a nossa casa. V. Exa. volta, acima de tudo, premiado, em primeiro lugar, pela confiança absoluta do seu povo e da sua gente, dando-lhe o mandato o qual conferiu como representante no Parlamento. V. Exa. volta para administrar e governar o seu chão, o chão sagrado da sua família e da sua gente.

Quero, mais uma vez, reiterar, acima de tudo, esta convivência fraternal de tantos anos e desejar a V. Exa. e a todos os exemplares servidores do seu gabinete muitas felicidades. Tenha a certeza de que V. Exa. marcou a sua participação efetiva neste Parlamento. Parabéns. Felicidades. Desejo-lhe muito sucesso, nosso querido prefeitão.

O deputado Roberto Andrade* (em aparte) – Meu caro Deiró Marra, que hoje se despede desta Casa com uma missão que não será fácil. Sabemos que, atualmente, ser prefeito é uma missão difícil e espinhosa. Mas ele a encara com muita força e experiência, pois é um homem de sucesso na iniciativa privada. Certamente Deiró levará para a administração de Patrocínio a sua experiência na iniciativa privada.

Tenho a certeza, Deiró, de que, quando o Batatinha fala “prefeitão”, não está se referindo ao porte atlético do pai, mas sim a que realmente Deiró será um grande prefeito, porque é um homem de bem e de princípios, que levará agora para o serviço público daquele município a sua experiência e capacidade de gestão. Então, ele está fazendo uma concessão. Ele tem o sonho de governar a cidade que é a sua terra. Tenho a certeza de que fará isso com muita nobreza. Aqui deixa 76 amigos com os quais conviveu nesse período. Convivi com ele agora, no meu primeiro mandato, mais proximamente, quando veio para o PSB. Aí, tivemos uma convivência ainda mais próxima.

Foi um prazer, Deiró, conviver com V. Exa., compartilhar suas ideias e seu idealismo. Desejo-lhe muito sucesso. Acredito que Patrocínio está de parabéns, porque realmente terá um prefeitão, na expressão máxima da palavra, um grande administrador. Sucesso a V. Exa. Aproveito também para desejar sucesso ao Gustavo Santana que está assumindo a sua vaga, filho de José Santana, ex-presidente desta Casa. Nós o recebemos de braços abertos. Agora, a missão dele não é fácil: substituir à altura aqui o nosso querido Deiró Marra. Sucesso, Deiró Marra.

O deputado Glaycon Franco (em aparte)* – Deputado Deiró Marra, também gostaria de manifestar alegria por V. Exa. estar realizando o seu sonho de ser prefeito da sua querida cidade natal. Nós, que somos do interior, sabemos a dificuldade que é abrir mão da nossa cidade, da nossa região para estar aqui representando o nosso povo.

Gostaria de deixar aqui o meu carinho e a minha gratidão pelo convívio que tivemos juntos nestes dois mandatos desta Casa. Quero ressaltar as suas qualidades, que são inúmeras. Nós, que somos do interior, temos algumas peculiaridades que sobressaem em relação a sua pessoa: o caráter, a credibilidade, a franqueza, a correção nas atitudes. Sempre fomos parceiros nisso. Deixo aqui o meu carinho e a minha gratidão por todos os momentos que vivenciamos com V. Exa. nesta Casa. Quem perde é o Parlamento mineiro, não tenho dúvida disso.

V. Exa., Deiró Marra, me faz lembrar uma máxima que meu pai sempre me dizia na minha infância: existem homens certos para os momentos incertos da nossa vida. Com certeza, V. Exa. foi uma pessoa nesta Casa que soube ressaltar essa máxima. V. Exa. foi sempre companheiro, sempre amigo, sempre legal. Então, quem ganha é a cidade de Patrocínio.

Gostaria de deixar o meu testemunho. Conte conosco. Estaremos sempre aqui, em pé, às ordens, para o ajudar em sua futura administração. Um grande abraço e que Deus o abençoe nessa jornada!

O deputado Antonio Carlos Arantes (em aparte)* – Quero cumprimentar o deputado Deiró Marra, que por dois mandatos nesta Casa mostrou a sua liderança na Comissão de Educação e, depois, na Comissão de Transporte, de forma muito positiva, conseguiu grandes avanços e mostra a sua capacidade de trabalhar e de realizar.

Como empresário, V. Exa. é uma pessoa que realmente tem feito a diferença, tem um tino administrativo, tem um dinamismo muito grande. Isso combina com a cidade de Patrocínio: uma cidade dinâmica, uma cidade de um povo empreendedor, uma cidade que tem no café a sua grande marca, produto que faz a diferença neste estado, gerando 8 milhões de empregos também no Brasil; café que leva o nome do cerrado, região que tem em seu subsolo grandes riquezas. Nós, aqui neste Parlamento, temos o compromisso de estar com V. Exa. para que consigamos transformar essas riquezas de forma produtiva, a fim de que cheguem principalmente ao setor agropecuário. Então, estamos juntos nos projetos de interesse da cidade de Patrocínio. Estamos aqui para o ajudar. Parabéns! Que Deus proteja a sua caminhada, que V. Exa. seja grande, seja feliz, porque, V. Exa. sendo assim, da mesma forma será o povo da cidade de Patrocínio! Parabéns e boa sorte.

O presidente (deputado Hely Tarqüínio)* – Meu caro Deiró Marra, quero, pelo menos, me despedir de V. Exa…

O deputado Deiró Marra* – Lógico, deputado Hely Tarqüínio. Como já disseram, V. Exa. é meu vizinho de cozinha.

O presidente* – Antes de tudo, quero falar da nossa amizade em nossa geografia – sempre convivemos como amigos e companheiros aqui, representando o povo da nossa região. Sei que teremos uma lacuna, embora o Gustavo Santana vá substituir V. Exa. Temo a certeza de que V. Exa. também vai representar Patrocínio na mesma altura. Queremos expressar o nosso agradecimento pelo convívio, nesta hora em que V. Exa. parte para conviver com o seu povo em seu paraíso encantado, para reafirmar lá a tradição da sua família, de seu pai, de sua mãe, que têm uma marca importante e indelével na comunidade. E V. Exa. vai cumprir a sua missão.

Certamente, de acordo com a sua determinação, com a sua decisão, V. Exa. conseguiu o galardão, por meio do voto popular, da escolha livre, de ser o representante, de ser o principal, o executivo, o prefeito daquela cidade, coisa com que V. Exa. sonhou pela sua vocação; coisa pela qual V. Exa. também agiu – V. Exa. não contemplou, V. Exa. agiu para ser o prefeito.

E tenho a certeza de que V. Exa. cumpriu a sua missão aqui, com todo o denodo. Sou testemunha disso, das suas ações, do seu trabalho nas comissões, principalmente na Comissão de Educação. V. Exa. deixou uma marca bastante forte em prol daquilo que é mais importante para o ser humano, que é a educação. E V. Exa. exerceu, de forma emancipada, a representação do seu mandato nesta democracia tão difícil de exercer, em que aprendemos muito. V. Exa. disse com muita propriedade que aqui aprendemos a conviver e agir com as diferenças, ter identidade com as diferenças.

V. Exa. então tem toda a bagagem de conhecimento. O nosso próprio companheiro aqui foi seu professor e pode atestar, vamos dizer assim, a marca do seu aproveitamento na universidade. Depois de percorrer os bancos da universidade, depois de ser empresário bem-sucedido, V. Exa. chegou a esta Casa. E, nesta Casa, há uma verdadeira confraria, mas, na verdade, o que aprendemos aqui é cidadania. E essa cidadania, que é o direito para todos, da lei igual para todos, V. Exa. vai levar para sua querida Patrocínio, que é o paraíso encantado.

E queremos aqui, mais uma vez, dizer que estamos ao seu inteiro dispor para compor parcerias com V. Exa., independentemente de qualquer interesse, para servir o povo. V. Exa. tem essa virtude, essa força que vem de dentro, essa vontade não de representar mais, mas de agir e dirigir o destino daquele povo. Temos a certeza de que V. Exa. vai escrever uma página muito bonita de emancipação cada vez maior, de uma sociedade mais justa, mais equilibrada. E com a sua inteligência, V. Exa. vai chegar bem mais longe, não só como prefeito de Patrocínio, mas talvez Deus tenha outras missões para V. Exa.

Sabemos que é pau e pedra até o fim do caminho, mas V. Exa. sabe se desviar dessas dificuldades e conseguir o aplauso e o reconhecimento do povo de Patrocínio. Que Deus o abençoe e dê muita energia, serenidade e sobretudo paz para as decisões difíceis! V. Exa. tem inteligência e discernimento para obter o melhor para o povo.

Um grande abraço. Deus o acompanhe e ilumine seu caminho!

O deputado Deiró Marra* – Para encerrar, Sr. Presidente, só gostaria, mais uma vez, de deixar aqui o meu grande compromisso com todos aqueles amigos e amigas. Vamos, sim, recebê-los de portas abertas. Finalizo agradecendo, mais uma vez, de público, o carinho que sempre tive de todos os meus colaboradores. O meu gabinete não tem funcionários. Há lá parceiros, amigos, amigas, colaboradores, que me ajudaram na grande tarefa de servir ao povo mineiro.

Só queria registrar aqui, ao final, vários atos, várias mensagens de agradecimento e carinho. Não vou nominar, mas quero agradecer a vários prefeitos que estiveram ao meu lado. Muito obrigado a cada um de vocês, que acreditaram conosco. Estamos firmes. Se vai ser difícil – como diz o presidente, pau e pedra pelo caminho inteiro –, vou tentar, com todo o esforço, para que seja só um pouco melhor. Agradeço, de coração, a V. Exas.

Finalizo, presidente, dizendo dos servidores que sempre tive no gabinete. Deixo o abraço carinhoso a cada um, desde a minha chefe de gabinete, até o meu motorista, Puri. Espero sempre gozar da amizade e desfrutar o carinho de todos. Obrigado e boa tarde.

* – Sem revisão do orador.