Pronunciamentos

DEPUTADO THIAGO COTA (PMDB), Autor do requerimento que deu origem a esta homenagem

Discurso

Homenagem ao Lions Clubes dos municípios de Ouro Preto, Congonhas do Campo e Mariana.
Reunião 6ª reunião ESPECIAL
Legislatura 18ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/03/2016
Página 22, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Observação Procede-se à exibição de um vídeo sobre os Lions Clubes de Ouro Preto, Cachoeira do Campo e Mariana.
Proposições citadas RQN 2206 de 2015

6ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 18/3/2016

Palavras do deputado Thiago Cota

Palavras do Deputado Thiago Cota

Boa noite a todos. Que boa-noite desanimado, gente! Assistimos a um vídeo tão bonito, acho que vocês ficaram emocionados, não é? Vamos dar um boa-noite animado. A moçada jovem do coral que está aqui nos ajudará de forma sincrônica no boa-noite. Boa noite a todos! Assim ficou bem melhor.

Quero cumprimentar de forma plenamente especial a Sra. Carmen Lúcia Redoan, governadora do Distrito LC-4, da Associação Internacional de Lions Clubes; o amigo, companheiro, nosso grande líder, Durval Ângelo, representando a presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, outra grande liderança, jovem liderança, para mim, a maior liderança da sua geração do Estado de Minas Gerais, companheiro presidente Adalclever Lopes; CL Renato Lúcio dos Santos, presidente do Lions Clube de Ouro Preto; CL Anício Chaves, presidente do Lions Clube de Mariana, meu amigo, com sua esposa também presente, amigos de longa data; CL Paulo Marcos Xavier da Silva, presidente do Lions Clube de Cachoeira do Campo, é uma honra tê-lo conosco.

Eu me sinto tão em casa com vocês aqui. Conheço todos aqui há tanto tempo, de tantas caminhadas. Não poderia deixar de destacar a presença da nossa vereadora Daniely, amiga, companheira e do vereador correligionário, companheiro Bruno Mol.

Quero cumprimentar também o Zezinho Salete, nosso ex-presidente da Câmara Municipal de Mariana, ex-vice-prefeito, grande companheiro, presidente do PR municipal; Jaime Fortes, presidente do PMDB ouro-pretano; Júlio Pimenta, nosso ex-vereador, grande liderança regional. Agradeço a todos a presença.

Meus amigos e minhas amigas, fiz um discurso para ser lido, mas antes de fazê-lo, queria dizer algo que me tocou sobre esse vídeo, algo sobre o que a gente vem refletindo há bastante tempo.

O Brasil vive crises, e muitos aqui já viveram várias outras crises neste nosso país. Todos sabemos que toda crise tem uma porta de saída. Muito se fala que essa porta de saída é o caminho da política, dos empresários, do desenvolvimento econômico e de tudo o mais. Acredito, minha gente, que o caminho de saída dessa crise é o que nós, brasileiros, sabemos fazer de melhor: a solidariedade. Sem sombra de dúvida, o Lions e cada um de vocês são grandes exemplos para o nosso povo, para a nossa Minas, para a nossa região dos Inconfidentes, para o nosso país.

Eu estava lembrando, poucos minutos atrás, caro Durval, que esta singela homenagem para o Lions seria feita em 2015. Mas não conseguimos concretizar esse ato por conta da tragédia ocorrida em Mariana. Ao saber que teríamos condições de indicar uma instituição para ser homenageada nesta Casa, nosso primeiro ato foi convidar cada um de vocês e o Lions de Ouro Preto, Mariana e Cachoeira do Campo.

Se pudermos tirar algo de positivo da tragédia que assola Mariana – já disse isso em outros encontros –, é a solidariedade. Como nos unimos na dificuldade, como este país se uniu, quantas contribuições Mariana recebeu desde o dia em que a tragédia ocorreu! Acho que isso é bonito e tem de ser realçado, destacado. Então nada melhor que destacarmos isso nesta Casa, que é a casa dos representantes do povo, é o Parlamento, a casa de cada um de vocês.

Quero também, antes de começar meu discurso, que será breve, cumprimentar, de forma muito especial, os nossos jovens que, de forma tão brilhante, cantaram o hino de Mariana e o hino do nosso país. Quero dizer a vocês que, certo dia, também jovem, ousei sonhar. Alguns de minha cidade acharam que não, acharam que isso era só fruto de um desejo pessoal, familiar. Nada disso. Ousei sonhar representar a nossa Mariana; ousei sonhar representar a nossa região dos Inconfidentes; ousei sonhar representar a nossa região dos Inconfidentes; ousei sonhar representar o nosso povo mineiro. Com muito trabalho, conseguimos chegar aqui e representar vocês. Isso para mim é motivo de enorme orgulho.

Sempre digo em minha região que, se os nossos representantes na Câmara dos Deputados não fazem uma reforma que traga para o âmbito principal o voto regional, distrital; que traga o parlamentar, o político para mais próximo de suas bases, temos de fazer isso na prática. E a nossa região fez isso. Oitenta por cento dos meus votos, que já me dariam a vitória nas últimas eleições, saíram da região dos Inconfidentes; foram mais de 50 mil votos naquela região. Tenho um orgulho muito grande disso e trabalho incansavelmente todos os dias para não decepcioná-los, para honrar a consciência de cada um de vocês.

Pois bem, amigas e amigos do Lions Clube, público que nos prestigia no Plenário e na TV Assembleia, quando me foi falado que cada parlamentar teria direito a indicar uma instituição a ser homenageada pela Assembleia durante o ano, como eu já disse, não pensei duas vezes: de pronto, escolhi os clubes Lions de Mariana, de Ouro Preto e de Cachoeira do Campo.

Isso por duas razões muito simples: primeiro pelo fato de o Lions Clube ser uma das instituições mais respeitadas do mundo, com um trabalho de forte alcance social; e, segundo, para homenagear as nossas queridas irmãs Mariana e Ouro Preto – aqui destaco também, de forma muito especial, Cachoeira do Campo – e trazer para o seio do Parlamento mineiro pessoas que dedicam suas vidas ao próximo e ao bem comum. Vocês, meus caros leões, com o lema “Nós servimos”, são o grande exemplo de que é possível transformar o mundo. Não há outro caminho, senão o da solidariedade e o da humanidade.

Desde o seu nascedouro, em 1917, o Lions Clube Internacional tem revelado ao mundo o seu desejo de uma sociedade mais justa e mais fraterna. Para isso, essa grande organização de clubes de serviço voluntário, por meio dos seus incansáveis soldados, tem plantado a semente do bem e trabalhado diuturnamente em prol dos menos favorecidos. Em relação a Mariana, Ouro Preto e Cachoeira do Campo, o trabalho dos nossos bravos leões, sempre ancorados pelas suas domadoras, tem sido na mesma intensidade. O que seria de nós sem as nossas mulheres, não é, minha gente?

Destaco a presença da minha esposa, Ana Paula, e quero dizer que é um orgulho para mim tê-la aqui. Nós temos três filhos. Acho que todos vocês já passaram por isso – não é, Sávio? –, deixar os três pequetitos, o Davizinho, o Luquinhas e a Maria Clara em casa para estar aqui hoje. No almoço, ela me disse: “Faço questão de estar no Plenário com o Lions da nossa região, porque é uma entidade que valorizo, de que tenho orgulho e sabemos que temos esse fortalecimento na nossa região, no nosso coração, em Ouro Preto e em Mariana”.

Aliás, justiça seja feita, as obras de humanidade desenvolvidas pelas instituições aqui homenageadas são incontáveis e de grande impacto positivo na vida das pessoas da nossa região como um todo. Em novembro de 2015, como já é do conhecimento de todos, uma tragédia assolou a nossa cidade, a nossa querida Mariana. O rompimento da Barragem do Fundão foi um desastre sem precedentes, que tem causado grandes prejuízos ambientais, sociais e econômicos.

Olha, minha gente, meus amigos e minhas amigas, venho defendendo, com muita ênfase, sobretudo nos últimos dias, nas comissões desta Casa, na Comissão das Barragens e nas Comissões de Meio Ambiente e de Minas e Energia, que sabemos, sim, que essa tragédia foi fruto de erro e de falha, mas que devemos, sobretudo, ter uma visão de amanhã. Não basta somente culpar, agredir, achar os culpados e condenar. No território da nossa Mariana, mais de 3 mil funcionários dependem da mineração e trabalham de forma direta na Samarco. Então, uma enorme quantidade de companheiros está sofrendo com essa tragédia, comerciantes, pessoas de toda a região, sem saber quais garantias terão de sucesso no amanhã e quais serão os novos caminhos para a nossa região. Assim, defendo com muita tranquilidade, até porque sou filho de Mariana e neto de Santa Rita Durão e de Bento Rodrigues, local da tragédia, que a Samarco volte a trabalhar em sintonia com os compromissos com Mariana, com os atingidos, com a nossa região; trabalhar também para criarmos uma pauta nacional e trazermos mais segurança para o povo, sobretudo nas áreas onde a mineração é exercida e para os seus funcionários. Sabemos que temos de dar atenção, sim, a todas as vítimas, a todas as famílias das vítimas e a todos os atingidos. Sem sombra de dúvida, os atingidos não são só aqueles que estão debaixo da barragem, mas toda a nossa região. Temos de tratar isso com muita cautela e segurança.

Sei que o governador Fernando Pimentel tem compromisso com a nossa região e com o segmento e não nos falhará. Teremos a Samarco de volta e brevemente e faremos, sim, um amplo debate, para que a mineração seja mais segura, mais eficaz, mais próspera, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento social da nossa região.

Mais uma vez, os aguerridos leões, movidos pelo lema “Nós servimos”, estavam ali para amparar e ajudar as inúmeras vítimas. Foi e continua sendo, sem sombra de dúvida, um trabalho digno de aplauso e de reverência.

Por isso, meus amigos, meus caros presidentes, Renato Lúcio, Paulo Marcos e Anício Chaves, a Casa do povo mineiro, nesta memorável noite, curva-se aos leões de Ouro Preto, Cachoeira do Campo e Mariana. Que a história de luta do leonismo se fortaleça a cada ano e sirva de exemplo para todos os segmentos da sociedade. Também não poderia deixar de enaltecer o importante papel desempenhado pelas companheiras e companheiros dos associados ao Lions Clube. Tenham certeza de que vocês são parte indispensável da família Lions.

Aos companheiros leos, a minha saudação especial. Afinal, sempre temos que pensar nas próximas gerações. A juventude não pode deixar de sonhar. Um dia ousei sonhar e hoje estou aqui falando para cada um de vocês. Se posso dizer algo para essa juventude, é que nunca deixe de sonhar. Sonhem, mas acordem cedo, muito cedo para buscar realizar o seu sonho, porque o Brasil precisa de vocês. Tenho certeza de que, com muita determinação e com muita garra, vocês vão alcançar o sonho de cada um de vocês. Contem conosco para que possamos, como representante daquela região, fazer o melhor para ajudar e para somar na realização dos sonhos do nosso povo e da nossa região.

Enfim, agradeço, indistintamente, a todos a honrosa presença e a espontânea disponibilidade em homenagear os Lions Clubes de Mariana, Ouro Preto e Cachoeira do Campo, pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade. Quero ainda destacar, meus amigos e minhas amigas, as conduções do nosso presidente e companheiro deputado Durval Ângelo. Na vida pública, fazemos, sim, muitos amigos. Tenho a honra de poder dizer, de forma muito tranquila, como se estivesse em casa ao lado de cada um de vocês, que você, meu caro amigo Durval Ângelo, não é só um amigo nosso, um amigo dos jovens deputados desta Casa, mas também um exemplo para todos que desejam militar na política. O deputado Durval Ângelo trabalhou a vida inteira pelo desenvolvimento ambiental, cultural e econômico, sempre dando prioridade ao desenvolvimento humano, e isso é que é importante. Falamos em muitos desenvolvimentos, mas não podemos nos esquecer de que os desenvolvimentos humano e social precisam vir na frente de todos os outros. Muito obrigado a todos. Um grande abraço. Contem sempre com esse singelo amigo de Ouro Preto, Mariana, Cachoeira e toda a região.