Pronunciamentos

DEPUTADO PAULO GUEDES (PT)

Discurso

Homenageia o deputado Dinis Pinheiro, por ocasião de sua despedida da Assembleia Legislativa.
Reunião 79ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2014
Página 52, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. (ALMG).

79ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 16/12/2014

Palavras do deputado Paulo Guedes


O deputado Paulo Guedes - Meu amigo, presidente Dinis Pinheiro. Queria, nesta rápida fala, nesta linda cerimônia de sua despedida nesta Casa, relembrar a minha chegada. V. Exa. foi uma das primeiras pessoas que conheci nesta Casa, que nos ensinou muito, com seu jeito simples, acolhedor, sempre respeitando seus colegas, independentemente da questão partidária. Aprendi muito com V. Exa., com sua forma de agir e respeitar os companheiros.

Hoje, vendo toda a Casa, companheiros e inúmeros amigos aqui lhe prestigiando nesta tarde, também quero fazer parte desses amigos que têm boas lembranças da sua passagem nesta Casa, não só no Legislativo, mas na 1ª-secretaria e na presidência. Enfim, queria deixar meu abraço fraterno e dizer que quero continuar fazendo parte do seu grupo de amigos.

Vi tantas homenagens aqui hoje. Uma delas de uma senhora que lhe entregou uma belíssima imagem de Nossa Senhora Aparecida, da qual sou devoto. Espero que ela guie seus passos daqui para frente, sempre pregando e fazendo o bem, como sempre fez nesta Casa. Espero que tenha muito sucesso no que desejar fazer daqui para frente. Você deixa muitos amigos e muitas lembranças boas aqui. Muito obrigado e parabéns, meu amigo Dinis Pinheiro.

O presidente - Muito bem. Os deputados mexendo com o coração muito mais do que com a alma. Muito obrigado. Inicialmente, disse, devoto a esta Casa e ao conjunto dos deputados, a minha mais viva gratidão. Há pouco tempo, falei para a imprensa que a Assembleia ficou melhor. A Assembleia evoluiu, cresceu, e cada um deu a contribuição do seu jeito. Pediram-me para sintetizar as conquistas da Assembleia. Falei que eram tão ricas, tão intensas, que era difícil traduzi-las por meio do sopro das palavras.

De uma coisa tenho consciência: a Assembleia, de verdade, está mais ética, mais dinâmica, mais moderna, mais justa, mais sábia e mais cristã. Isso é obra de vocês, dos deputados e dos servidores desta Casa, com a participação ativa e inteligente de Minas Gerais, do meu irmão Djalma Diniz. Conforme disse, estou saindo, estou me despedindo com consciência tranquila e o sentimento do dever cumprido. Como a Assembleia Legislativa melhorou, acho que o Dinis Pinheiro também melhorou. Continuo, da mesma forma que vocês, amigos deputados, seja da situação ou da oposição, carregando o mesmo ideal: edificar, para valer, uma Minas mais próspera, que possa garantir às próximas gerações um futuro de dignidade e de justiça social. É para isso que estamos na vida pública.

Portanto, diante de tantas orações e tantas palavras encantadoras, quero reafirmar, mais uma vez, meu agradecimento aos deputados. Aqui cheguei muito cedo, aqui cheguei jovem. Havia tantos parlamentares, amigo Rogério Correia, muito mais qualificados para ocupar a função desafiadora de presidente desta Casa, e vocês me escolheram, mas acho que consegui honrar essa escolha. Diante das limitações e das fragilidades, prevaleceu minha determinação, meu suor, minha labuta, ao lado sempre dos sábios conselhos de cada um de vocês.

Sempre procurei, com muita humildade, escutar; sempre procurei captar e compreender tudo de bom que cada deputado sempre ofertou a esta Casa e a Minas. Essa, provavelmente, foi a minha grande virtude. Tive a oportunidade de captar o desejo, o sentimento e o sonho de cada um de vocês, por isso, com enorme orgulho, como mineiro e empregado de Minas, falo que a Assembleia de Minas é a melhor Assembleia do Brasil.

Com a palavra, o deputado Rogério Correia.