Pronunciamentos

DEPUTADO CARLOS MOSCONI (PSDB)

Discurso

Parabeniza o deputado Dinis Pinheiro pelas suas realizações como presidente da Assembleia Legislativa, por ocasião de sua despedida.
Reunião 79ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2014
Página 48, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. (ALMG).

79ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 16/12/2014

Palavras do deputado Carlos Mosconi


O deputado Carlos Mosconi - Meu caro presidente Dinis Pinheiro, sua esposa Adriana, seus filhos que aqui estão e demais parentes, componentes da Mesa que já foram nominados, deputados e deputadas, amigos e amigas do deputado Dinis Pinheiro que vieram de diversas regiões do nosso Estado. Quero parabenizá-lo por seu trabalho como presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Já passei por algumas presidências no Legislativo. Estou encerrando o meu sexto mandato agora.

Naturalmente, quem chega a essa posição de presidente de uma casa legislativa possui qualidades inegáveis para tal. De uma maneira geral, todos cumprem bem o seu papel., mas V. Exa., meu caro Deputado Dinis Pinheiro, conseguiu imprimir ao seu trabalho um estilo muito peculiar. Na maioria dos seus atos, V. Exa. procurou deixar a formalidade um pouco de lado, deixar a liturgia do cargo e a importância dele para correr atrás, ir em busca das necessidades do povo de Minas Gerais, presidindo, com absoluta autoridade, tranquilidade e serenidade, a Casa, fazendo um convívio aqui muito fraternal entre os pares, apesar das divergências, que são muitas e a toda hora são colocadas neste Plenário.

No entanto, com a sua tranquilidade, com a sua experiência, com o seu caráter, com o seu temperamento, V. Exa. conseguiu fazer com que tivéssemos aqui uma convivência harmoniosa, corajosa. Com sua visão, correu em busca, foi atrás dos problemas que afligem o povo de Minas Gerais. E V. Exa. conseguiu isso com grande maestria. Inúmeros foram os temas que colocou aqui na pauta da Casa para que pudéssemos discutir não só entre nós, mas em inúmeras audiências públicas aqui e fora, percorrendo o Estado inteiro, com a participação do povo de Minas, para que chegássemos a soluções que, de alguma maneira, pudessem melhorar a condição de vida do povo de Minas Gerais.

Poderia citar inúmeros casos como esse, mas vou referir-me a dois porque deles participei mais intensamente. Um deles foi a comissão especial de reforma política, um tema que ainda hoje está na pauta. Não sei se algum dia vai sair, porque quem deve fazer a reforma resolveu não fazê-la nunca. Porém cumprimos o nosso papel graças à determinação do presidente Dinis Pinheiro. Fizemos aqui uma comissão especial, que tive a honra de presidir, e uma série longa de audiências públicas, com especialistas, lideranças, membros da sociedade, enfim, com toda a representatividade que poderíamos ter, e tivemos, naquela oportunidade, tanto de Minas Gerais quanto de fora dela.

Não paramos por aí, fizemos um trabalho. E o que fizemos com o nosso trabalho? Esta também é uma característica de V. Exa.: o trabalho não ficar no meio do caminho. Não é apenas uma fachada: “Olha aqui, a Assembleia está fazendo isso”. Ele faz mesmo. Pegamos aqui o resultado desse trabalho depois de mais de um ano de funcionamento da comissão e levamos para a comissão especial que cuidava desse tema em Brasília. Lá tivemos oportunidade de ter voz, de poder apresentar esse trabalho e lá dizer aos parlamentares que Minas Gerais tinha feito o seu trabalho e que estava levando ali o seu resultado. Ouvimos ali, meu caro presidente, que a única Assembleia do Brasil a fazer isso foi a Assembleia mineira.

Depois vivíamos falando aqui questões da saúde e tudo o mais na Comissão de Saúde, todos trabalhando bastante. A Casa é muito sensível a essas questões da saúde, realmente um grande problema do Brasil. Houve lá a aprovação da Emenda nº 29, mas também o veto presidencial no que diz respeito à contribuição do governo federal dos 10%. Aqui começamos a nos manifestar a esse respeito, e V. Exa. resolveu fazer essa campanha do Assine + Saúde.

Fiquei empolgado com a ideia, fizemos algumas reuniões, trouxemos aqui para uma reunião inicial lideranças de Minas Gerais inteira, para que todas elas tivessem ciência da questão. Mais do que isso, trouxemos os presidentes das comissões de saúde das assembleias do Brasil inteiro para uma reunião histórica na Assembleia de Minas Gerais, a fim de que todas elas aderissem a esse grande programa. Portanto, as coisas não ficaram só na grandiosa dimensão do nosso estado, foram para o Brasil inteiro. Conseguimos depois de andar por Minas Gerais inteira. V. Exa. disse: “Deputado Carlos Mosconi, carregue o piano, que vou tocá-lo”. E ele é bom pianista, sabe realmente tocar bem o piano, que não era tão pesado de carregar também, não. Andamos por Minas Gerais inteira, foi uma campanha maravilhosa. Pude ver como o deputado Dinis Pinheiro é conhecido e admirado no Estado inteiro. Todo mundo conhece o deputado Dinis Pinheiro, todo mundo queria vê-lo, todo mundo queria falar com ele. Isso ficou muito evidenciado para nós.

Pois bem, depois dessa vitoriosa campanha, saímos de Minas e fomos para outros estados, fizemos audiências em assembleias de vários estados do Brasil, conseguimos fazer uma caminhada numa avenida de Brasília que apareceu num filme bonito. Conseguimos levar para o Congresso Nacional 800 mil assinaturas do povo de Minas Gerais para que este movimento se transformasse, como se transformou, num projeto de lei de iniciativa popular, a fim de que o governo contribua com aquilo que deve ser sua obrigação, os 10% para a saúde. Os outros estados ficaram comovidos com esse movimento e conseguiram levar depois mais de 2 milhões de assinaturas para Brasília. Isso está lá, caro presidente, para votar. Portanto, o trabalho ainda não acabou, e acho que haverá um bom final, até porque ouvi do deputado Adelmo Carneiro Leão, meu companheiro que assumirá uma cadeira lá, que ele dará sequência a esse trabalho que fizemos aqui e de que ele também participou.

Não me alongarei mais, mas queria dar este testemunho, deputado Dinis Pinheiro, caro presidente, do seu trabalho consequente, responsável, sensível em benefício do povo de Minas Gerais. V. Exa. envolveu a todos com sua competência, com sua disposição de participação coletiva neste mandato que foi tão profícuo, graças, em grande parte, a essa competência de V. Exa. Meu caro, não temos de lamentar nada, as coisas acontecem, passam. V. Exa. é jovem, este que fala nem tanto, mas espero ainda estar caminhando. Teremos muitas caminhadas, V. Exa. com essa sua juventude, só dará um tempo agora, mas terá muita caminhada pela frente.

Quero dizer, encerrando minhas palavras, que não sei o que o futuro reserva a V. Exa. nem sei o que reserva a mim, mas espero estarmos juntos novamente nessa política. Outro dia fizemos aqui um breve convite, singelo, pensando que, de repente, pudéssemos rever a questão partidária. Na mesma hora, todos assinaram um abaixo-assinado. Foi rapidíssimo. É assim mesmo. E acho que, se outros partidos fizerem, acontecerá a mesma coisa.

Quero que o deputado Dinis Pinheiro saiba... Perfeitamente. E já me chama a atenção também.

É o que eu disse, está vendo, se bobear saem três, quatro abaixo-assinados aqui agora de todos os partidos da Casa. Deputado Dinis Pinheiro, vamos lá, vamos estar juntos. Quero que o deputado Dinis Pinheiro, meu amigo, saiba que pode contar com minha admiração, com meu respeito, com minha solidariedade e com minha lealdade. Um abraço. Muito obrigado.