DEPUTADO ZÉ MAIA (PSDB)
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2014
Página 48, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. (ALMG).
79ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 16/12/2014
Palavras do deputado Zé Maia
O deputado Zé Maia - Meu caro presidente Dinis Pinheiro, tenho a firme convicção de que nossa história haverá de registrar que sua trajetória, neste parlamento, foi uma das mais marcantes da história dos parlamentares que passaram por aqui, e que, através do seu trabalho, construiu-se uma Minas melhor. Poderemos falar isso com convicção depois da sua trajetória neste Parlamento, especialmente nesta última fase, como presidente desta Casa. As ações aqui empreendidas, certamente, melhoraram muito a vida dos mineiros.
Caro presidente, das várias qualidades que admiro em V. Exa., certamente as que mais me chamaram a atenção foram: a capacidade de separar a militância partidária, o trabalho de representação política da sua base de atuação parlamentar e sua posição como presidente de um dos poderes do Estado. Porque são coisas absolutamente diferentes: na representação política da sua área de atuação, da sua região, quando defende os interesses específicos daquela região; na militância partidária, de defender sua ideologia, seu grupo político; e na presidência deste parlamento. A presidência desta Casa exige uma qualidade rara e, muitas vezes, cega aquele que preside um poder dessa importância. Ao ser a pessoa alçada à condição de presidente de um poder, pode essa condição cegar sua atuação.
O que é mais importante e o que você mais fez nesta Casa foi ser equânime. Isso é muito difícil, porque aqui há vários parlamentares, de vários partidos, de vários matizes, de várias regiões. Saber interpretar esse conjunto de anseios com isenção, como você fez, é realmente um grande aprendizado, uma grande escola que fica para a história deste parlamento. Essa tarefa é muito difícil, meu caro Dinis. Sem dúvida alguma a equanimidade é uma das virtudes mais difíceis de ser colocada em prática. Acho que ninguém pode acusá-lo de não ter tido paciência, tolerância e companheirismo para olhar cada um com atenção e carinho especial. Foi essa a sua dedicação a cada parlamentar desta Casa. É uma história que certamente ficará registrada.
Nas visitas feitas ao Triângulo, por onde passou, você cativou os corações da nossa gente. Sempre que saía, ouvíamos elogios à sua forma atenciosa, à sua fala mansa, objetiva, honesta e correta. Sem dúvida alguma, você soube cativar. E olha que cativar o coração dos triangulinos é uma tarefa muito difícil. Certamente isso também contará na sua trajetória política.
Finalmente, quero agradecer-lhe a experiência que tive ao seu lado em 12 anos. Certamente saio daqui maior do que entrei, exatamente por conviver com figuras do seu nível, meu caro amigo, meu presidente Dinis Pinheiro. Qualquer que seja o seu caminho político, saiba que poderá contar conosco no Triângulo, em Minas e no Brasil. Sempre estaremos ao seu lado, ao lado de sua família, dos seus amigos, da Adriana, que soube de forma extraordinária ser a primeira-dama do Parlamento mineiro, com toda a galhardia, colocando a sua simpatia a favor do bom trabalho, a favor de Minas. A presença aqui de representantes de vários poderes, como a da Adriene, do Tribunal de Contas; do meu caro Doutor Viana, ex-membro desta Casa e agora no Tribunal de Contas; do Dr. Herbert, presidente da Amagis, nosso parceiro de tantas jornadas; da Dra. Christiane, defensora pública-geral; do Dr. Carlos André, procurador-geral do Ministério Público; do nosso caro José Geraldo Prado, secretário de Saúde e um dos mais brilhantes assessores deste parlamento; além de vários amigos e parlamentares que vieram prestigiá-lo, mostra a importância deste momento. Meu caro Dinis, tenha uma vida longa. Que Deus esteja sempre com você. Tenho certeza de que seu futuro será brilhante e, ainda mais que isso, importante para Minas e para os mineiros. Sucesso.