Pronunciamentos

DEPUTADO ADELMO CARNEIRO LEÃO (PT)

Discurso

Parabeiza o deputado Dinis Pinheiro pelas suas realizações como presidente da Assembleia Legislativa, por ocasião de sua despedida.
Reunião 79ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2014
Página 47, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. (ALMG).

79ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 16/12/2014

Palavras do deputado Adelmo Carneiro Leão


O deputado Adelmo Carneiro Leão - Quero cumprimentar todos e todas da Mesa. É, para mim, uma honra poder participar deste momento da história da Assembleia de Minas. Dinis, não estamos do mesmo lado, mas devo dizer que, pelo seu talento, pelo seu trabalho, pela sua atitude de perseverança, de acolhimento e de humildade, você é um construtor da democracia. Talvez o espaço mais adequado para a democracia seja este, da Assembleia de Minas. O trabalho aqui é feito de maneira plural, com diferenças. Não estamos do mesmo lado, mas pelo menos estamos constituindo os lados que conduzem os rios ao mar. É essa a construção que queremos.

Em primeiro lugar, quero dizer que o trabalho que você fez na Assembleia Legislativa tornou esta Casa mais democrática, deu a esta Casa a dimensão que ela deve ter, como espaço e poder mais importante na construção da justiça e do Estado Democrático de Direito. Você engrandeceu a Assembleia com seu trabalho, com sua dedicação, com seu empenho, enfim, com tudo que fez por esta Casa, até mesmo com as medidas de austeridade tomadas aqui. Em primeiro lugar, quero dar-lhe parabéns. Manifesto meu reconhecimento por seu trabalho.

Quero também citar aqui algumas ações. O fato de sermos diferentes e de pensarmos de forma diferente é uma riqueza. Isso não nos faz menores, aliás isso é que faz grande a Assembleia de Minas Gerais. Tivemos a oportunidade de construir juntos ações que são do mais alto interesse deste Estado. Trataremos aqui do projeto Cidadania Ribeirinha. Observaremos como você foi acolhedor no momento em que, concebido o projeto, olhando para os vales dos nossos rios, para todos os vales de Minas e, de modo muito especial, para o Vale do São Francisco, vendo lá tantos desafios e necessidades, acolheu, na primeira hora, esse projeto que, espero, a partir da Assembleia Legislativa, possa ser transformado num projeto nacional capaz de fazer do Vale do São Francisco, assim como de todos os outros vales, espaços de cidadania. Estou muito honrado por você ter, na primeira hora, implantado, na Assembleia Legislativa, o Cidadania Ribeirinha.

Trabalhamos juntos. Todos sabem das nossas diferenças e das lutas que realizamos nesta Assembleia em relação ao governo de Minas e ao governo federal. O trabalho que realizamos juntos fez uma diferença extraordinária e está hoje no Congresso Nacional, com mais de 2 milhões de assinaturas. O principal sujeito dessa história foi a Assembleia do Estado de Minas Gerais, que se fez presente nos mais diferentes locais de Minas, buscando ser um espaço promotor, motivador e incentivador do povo brasileiro, um espaço de acolhimento do povo, para dizer que nós, povo de Minas, queremos mais saúde.

Entendemos que, apesar das responsabilidades dos municípios e dos estados, o governo federal, a União, é o maior responsável. Ele deve cumprir seu dever constitucional e ser o provedor dos recursos necessários para fazer da saúde um direito fundamental da pessoa humana.

Também quero dar-lhe os parabéns, porque V. Exa. foi um sujeito ativo na Assembleia Legislativa, foi presente e atuante, e agora está compartilhando com o povo este momento tão significativo. Queremos mais da União, seja ela governada por qualquer partido ou por qualquer ideologia. É ela a responsável por prover as condições necessárias para fazer uma melhor saúde no nosso país. Quero, nesse contexto também, citar aqui o deputado Carlos Mosconi, que foi parceiro e um bravo companheiro de luta, ou seja, mesmo sendo diferentes, podemos fazer coisas em comum. Isso é muito positivo. E fizemos uma outra coisa. Primeiro, a Assembleia Legislativa pautou essa questão, depois a pautou nacionalmente. Fomos ao Rio Grande do Sul, ao Espírito Santo, ao Rio de Janeiro, a Brasília, a diferentes lugares, e convencemos as assembleias estaduais de que os estados brasileiros necessitavam - como ainda necessitam - rever seu endividamento em relação à União. Certamente foi o trabalho iniciado aqui, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, o principal motivador de um projeto de lei gerado no Congresso Nacional, através do Senado. Depois ele foi sancionado pela presidenta Dilma, o que tornou mais suave o peso das dívidas públicas nos estados em relação à União.

Esse trabalho também foi feito aqui. Parabéns por tudo que foi feito, pelo trabalho, pela austeridade construída, pelo seu empenho, pelo seu carinho e pela sua tolerância. É uma honra poder construir este Estado Democrático de Direito. Em qualquer lugar onde estiver - tenho a convicção disso -, o Dinis Pinheiro, independentemente das nossas diferenças, será um construtor da democracia. E através dela vamos construir um Brasil melhor, mais justo, mais próximo e mais solidário. Parabéns, Dinis.