DEPUTADO ANTÔNIO CARLOS ARANTES (PSDB)
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2014
Página 46, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. (ALMG).
79ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 16/12/2014
Palavras do deputado Antônio Carlos Arantes
O deputado Antônio Carlos Arantes - Gostaria de cumprimentar as autoridades da Mesa, já nominadas anteriormente, as autoridades presentes, amigos e amigas do nosso amigo presidente Dinis. Cumprimento também toda a sua família.
Presidente Dinis, palavras como “humildade”, “lealdade”, “solidariedade” e “igualdade” dão liga com V. Exa., vestem o seu corpo. O cargo, o meu, o seu e o dos nossos deputados, parceiros, só tem valor se for transformado em instrumento que melhore a vida das pessoas. Você olha para trás, vê a sua marca e as pessoas melhores, graças a sua ação. Você é campeão nisso, tem feito muito para melhorar a vida das pessoas, principalmente a dos mais humildes.
Ao falar de humildade, de pessoas mais simples, de pessoas mais pobres, do catador de lixo - aliás não vou falar de lixo, não, acho que deprecia -, catador de material reciclável, você estava ao seu lado. E não foi só com fala, foi ação e resultado, melhorou a vida dessas pessoas. Falo porque em minha cidade melhorou a vida deles com a cooperativa. Eles têm um salário extra graças ao Bolsa-Reciclagem, em que acreditamos e apoiamos, mas foi V. Exa. o piloto, o autor, o criador, para ajudar essas pessoas mais humildes.
O câncer do mundo, a desgraça do Brasil chama-se crack. Você, presidente, nunca se omitiu frente a isso, foi para a rua vestido com a camisa, para as campanhas, mostrando que a Assembleia estava presente e que precisa ser feita muita coisa para combater essa desgraça que ronda os nossos meios.
A saúde é também o mal do Brasil, está mal. Tem o Mais Saúde, do qual você, Mosconi, foi também grande parceiro. Fizemos um belo trabalho, com vocês dois pilotando. Melhorou, sim, houve avanços, mas precisamos avançar mais.
Para encerrar, presidente, porque há muitos companheiros ainda para falar, quero cumprimentá-lo pela história de vida e pela família. Aliás, quebrei o protocolo trazendo aqui um grande amigo seu para o abraçar, o Dr. Salvador, dono do Mater Dei. Você nasceu nos braços dele. Eu caminho com ele de madrugada, e ele diz isso. Ele tem um carinho especial por você e não poderia ir embora sem lhe dar um abraço. Ele fala muito de você e da sua mãe, que é referência para as pessoas como mãe, mulher e educadora e gerou essa família de pessoas que trabalham para o nosso povo. Então, parabéns.
Se pudéssemos voltar no tempo, corrigiríamos uma série de erros. Mas, infelizmente, quando você erra, o tempo não volta. Errei com V. Exa. na hora do calor, com o sangue quente, vendo algo que não gostei politicamente, fui agressivo com V. Exa. Poderia ter manifestado o meu sentimento de que não havia gostado daquilo, mas não daquela forma.
Então, diante deste público, peço-lhe desculpas, com toda a humildade, porque você pregou, nesta Casa, a igualdade. Falhas todo mundo tem, mas, quando a pessoa pensa e faz maior, como V. Exa. fez, temos de ter muito cuidado. Por isso, peço-lhe desculpas. Que Deus proteja V. Exa. e toda sua família, porque nossa Minas Gerais ainda poderá contar muito com sua liderança e sua capacidade de trabalho. Muito obrigado.