Pronunciamentos

DEPUTADA LUZIA FERREIRA (PPS)

Discurso

Homenageia o deputado Dinis Pinheiro pelas suas realizações como presidente da Assembleia Legislativa, por ocasião de sua despedida.
Reunião 79ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2014
Página 42, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. (ALMG).

79ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 16/12/2014

Palavras da deputada Luzia Ferreira


A deputada Luzia Ferreira - Esse é o manto sagrado do Dinis Pinheiro. A sua foto em preto e branco já indica um grande simbolismo em Minas.

A característica mais marcante do Dinis é a liderança e a capacidade de relacionar-se com a população. Isso você faz como ninguém.

Mas também queria dizer que é muito difícil tornar-se líder. Como você disse, há 20 anos está aqui, chegou muito novo. É esse tempo mesmo. Um tempo que se gasta para construir essa imagem pública, o reconhecimento, vincular-se a causas, a bandeiras.

Gostaria de dizer que o país que não tem líder não é capaz de ter também foco, resultados e objetivos. Você construiu essa liderança em contato direto com o povo, vem de uma família simples. Quer dizer, sua simplicidade é uma qualidade, porque isso é que te aproxima do povo, você não coloca barreiras. Sua mãe, a Adriana e seus filhos estão aqui. É uma grande qualidade você não ter mudado, ter saído de Ibirité e ter chegado aqui a presidente, a vice-governador, continuando do mesmo jeito. Isso o aproxima das pessoas, é uma grande qualidade em um país que se ressente muito de lideranças jovens capazes de encantar e de conduzir o nosso povo.

Uma outra qualidade sua dita pelo deputado André Quintão: você foi capaz de entender perfeitamente o papel do parlamento, a pluralidade que só ele tem. Aqui é o espaço da diversidade e onde acontecem todos os debates que interessam a todas as representações da sociedade. Você não excluiu, não impôs nenhuma barreira. Isso também é muito relevante. Outra característica em seus quatro anos de presidente: você também elaborou uma pauta que interessa, que dialoga com a sociedade, que, às vezes, era vista com muito tabu no Parlamento.

Quero dizer a vocês que sua gestão acabou com o 14º e 15º salários, prática consolidada aqui, com os jetons das reuniões extraordinárias, com o auxílio-moradia para quem mora em Belo Horizonte e na região metropolitana ou para quem é do interior e tem imóvel na capital, e com o voto secreto. Hoje, em qualquer veto ou projeto, o cidadão tem direito de saber e acompanhar o voto do seu deputado. Enfim, acho que você colocou essa pauta que muitas vezes era difícil de enfrentar no Parlamento por já serem práticas consolidadas. Mas, nesses quatro anos, além da pauta geral que já foi dita aqui, esta última também reconcilia o Parlamento com a sociedade, que considerava isso um privilégio, já que os trabalhadores não têm 14º, 15º salários, não têm jetons nem o privilégio do auxílio-moradia mesmo para quem tem moradia em Belo Horizonte.

Portanto, quero cumprimentá-lo e lhe desejar sucesso. Você tem um grande futuro pela frente. Como falei, liderança demora a se formar. Digo mais: se seu partido, o PP, não acalentar seus sonhos, pode vir para o PPS, que o receberemos de braços abertos.