DEPUTADO CABO JÚLIO (PMDB)
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/12/2014
Página 15, Coluna 1
Assunto EDUCAÇÃO. RELIGIÃO.
Proposições citadas PL 3924 de 2013
VET 22306 de 2014
MSG 687 de 2014
Normas citadas LEI nº 21556, de 2014
19ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 15/12/2014
Palavras do deputado Cabo Júlio
O deputado Cabo Júlio* - Presidente, respeitosamente, gostaria de discordar do parecer do deputado João Leite. Mesmo o Estado sendo laico, ele precisa respeitar a fé alheia. Recebi em meu gabinete, outro dia, um soldado do Corpo de Bombeiros, que dizia o seguinte: “Tenho minha fé, sou adventista, guardo o sábado, e estou sendo expulso do Corpo de Bombeiros, porque em algumas atividades previstas para se iniciarem às sextas-feiras, após o pôr do sol, eu, por honrar a minha fé, não compareci. Por três vezes, fui punido, e, agora, vou ser expulso, em razão da minha fé”.
Acho que, em nada, o projeto da deputada Liza Prado traz prejuízo para o Estado. Não, a posição dele é para manter o veto, a minha é para derrubar. É para derrubar o veto? Então desculpem, concordo com V. Exa. Perdão. Quero corroborar a posição de V. Exa., até porque houve um veto. Atentei para esse caso, Liza, porque me senti chocado com o caso desse policial, que dizia: ”Fui criado na minha fé e, para honrá-la, vou perder meu emprego”. Até citei para ele seu projeto, Liza, que o usou em sua ação judicial.
Corroborando a fala do meu irmão João Leite, sem nenhum prejuízo para o Estado laico, acho que podemos, sim, permitir que mesmo aqueles que têm uma fé diferente sejam respeitados. Por esse motivo queremos derrubar o veto e manter o texto da deputada Liza Prado. Obrigado.