Pronunciamentos

DEPUTADO RÔMULO VENEROSO (PV), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Transcurso do 50º aniversário de fundação do Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção - Censa.
Reunião 57ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/11/2014
Página 9, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2811 de 2014

57ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 14/11/2014

Palavras do presidente (deputado Rômulo Veneroso)


Palavras do presidente (deputado Rômulo Veneroso) - Sra. Natália Costa, diretora-presidente do Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção - Censa; Sra. Kátia Ferraz, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Comped; vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, representando o vereador Léo Burguês de Castro, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Cumprimento cada um de vocês aqui presentes nesta noite. Para nós é uma alegria muito grande, um agradecimento a Deus pela oportunidade de estarmos aqui para fazer essa singela homenagem ao Censa pelos seus 50 anos de atividades em Betim, Minas Gerais.

O deputado Dinis Pinheiro, presidente desta Casa, mandou um abraço a todos e nos enviou um pronunciamento. Gostaria de fazer do pronunciamento do nosso presidente as minhas palavras. (- Lê:)

“A Assembleia Legislativa de Minas Gerais tem a grande honra de realizar esta homenagem a uma instituição merecedora do mais profundo reconhecimento e do mais alto respeito. Completando 50 anos de atuação no Município de Betim, o Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção é um exemplo raríssimo de um compromisso notável em benefício das pessoas diferentes e credoras de nosso carinho e atenção. Oferecendo atendimento clínico, cuidados básicos e um espaço de convivência integrado à natureza, o Censa representa uma grata referência para as pessoas com deficiências e outros transtornos mentais, propiciando-lhes uma melhor qualidade de vida, por meio de uma atuação de profissionais pautados pelo respeito e pela ética. Escolaridade especial, atividades artísticas e esportivas são mediadas por uma equipe transdisciplinar, que reúne as áreas médica, psicológica e pedagógica, levando o atendimento também às famílias dos educandos. A fundação do centro foi uma iniciativa de um ser humano ímpar, uma verdadeira educadora, dedicada tanto às pessoas com algum déficit mental quanto a crianças e jovens com altas habilidades. Discípula de Helena Antipoff, Ester Assumpção foi aluna da primeira turma da escola de aperfeiçoamento, criada por Francisco Campos e que viria revolucionar a educação em Minas Gerais, fazendo com que, desde então, e há quase um século, nosso estado se distinguisse nacionalmente pela competência de seus mestres e a seriedade de suas escolas. Com Helena Antipoff, inaugurou o Instituto Pestalozzi, do qual assumiu a direção, investindo ao mesmo tempo no trabalho do educador e na qualidade do material pedagógico. Ester Assumpção encarna as grandes almas que aceitam como missão de vida um esforço permanente e abnegado, oferecendo ao outro o melhor de sua inteligência e de sua responsabilidade amorosa. Foi uma grande sorte para nós que duas mulheres como Ester Assumpção e Helena Antipoff pudessem conviver e mudar para melhor a vida de criaturas até então estigmatizadas e segregadas.

E hoje abrimos nosso coração e olhamos de frente e com naturalidade as inúmeras formas de diferença, incluindo no convívio social todos os indivíduos que compõem a grande comunidade humana, tivemos um dia nossa consciência despertada por quem, como Ester Assumpção, enxergava e sentia o mundo de uma forma infinitamente mais generosa.

E aí está o Censa a nos lembrar, cotidianamente, de seu grande gesto, hoje administrado por outros profissionais, igualmente voltados para uma tarefa que os torna altamente virtuosos e benevolentes.

Num mundo cada vez mais egoísta, onde as pessoas privilegiam a vaidade e o consumismo, este agir humilde, altruísta e anônimo dos funcionários e dirigentes atuais do Censa revela uma grandeza imensurável. Ao se voltarem, como opção de vida, para o convívio e a educação daqueles cuja mente funciona de outra maneira, estão expressando, na verdade, o grau mais alto de solidariedade e de magnanimidade.

Portanto, o Censa tem de continuar, com nosso apoio e interesse, e todos os que se envolvem com ele merecem bem mais do que esta homenagem, ainda insuficiente diante de trabalho tão essencial”. Muito obrigado.