Pronunciamentos

DEPUTADO JAYRO LESSA (DEM), Autor do requerimento que deu origem à homenagem e à concessão do título.

Discurso

Homenagem à Coca-Cola Femsa Brasil pela instalação da nova fábrica no Município de Itabirito. Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais a José Ramon Martínez, presidente da Coca-Cola Femsa Brasil.
Reunião 52ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/09/2014
Página 9, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO. INDÚSTRIA. HOMENAGEM.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQN 7421 de 2014
RQS 2662 de 2014

Normas citadas DNE nº 168, de 2014

52ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 4/9/2014

Palavras do deputado Jayro Lessa


O deputado Jayro Lessa - Exmos. Srs. Deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; José Ramón Martínez, presidente da Coca-Cola Femsa Brasil; Carlos Alexandre Gonçalves da Silva, secretário adjunto de Governo, representando o secretário, Márcio Eli Almeida Leandro; Marcelo de Souza e Silva, secretário municipal de Desenvolvimento de Belo Horizonte, representando o prefeito Marcio Lacerda; Alex Salvador, prefeito municipal de Itabirito; vereador Max Fortes, representando a Câmara Municipal de Itabirito; senhoras e senhores, boa noite.

Ao longo dos anos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais tem homenageado entidades de grande relevância para o Estado. Neste Plenário, muitas organizações tiveram o seu trabalho reconhecido publicamente. Hoje, porém, esta Casa realiza algo grandioso, conferindo honra a uma instituição que, há mais de 70 anos, gera emprego e renda no Brasil.

Estamos homenageando a Coca-Cola Femsa pela instalação da nova fábrica na cidade de Itabirito e também concedendo o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao seu presidente, Sr. José Ramón Martínez, pela importante decisão da empresa de construir mais uma de suas unidades em terra mineira. Ao longo dos anos, em minha trajetória empresarial, o sucesso sempre foi marcado pela percepção ao valorizar os potenciais humanos e as extensões territoriais em nosso estado. Itabirito faz parte dessa história.

A Coca-Cola também acreditou nesse potencial marcante, com a instalação de sua 10ª unidade no País, enxergando que Itabirito tem todas as condições necessárias para receber uma empresa de grande porte e reconhecimento mundial, sendo considerada a unidade mais moderna e sustentável do grupo. Investimentos desse tipo são os que realmente transferem dignidade a um povo, proporcionando emprego e melhor qualidade de vida.

Discursar sobre a importância da maior engarrafadora da Coca-Cola do mundo em Minas Gerais é o mesmo que enaltecer as ações que se estabelecem para mudar a realidade dos mineiros. Estamos falando de uma projeção anunciada de produção em Itabirito de mais de 2 bilhões de litros de refrigerantes por ano, o que representa um aumento de quase 50% da atual capacidade instalada nas unidades de Belo Horizonte, gerando cerca de 800 empregos diretos e indiretos. No dia 7 de setembro, Itabirito completa 91 anos de fundação com uma nova perspectiva de crescimento. Uma cidade que conheceu o desenvolvimento, firmando-se, ao longo dos anos, como referência nacional no setor da mineração, logística e escoamento da produção.

Destaco a parceria com a Prefeitura de Itabirito e parabenizo os gestores do projeto, em nome do prefeito Alex Salvador, parceiro incansável em manter a qualidade de vida no município.

Ressalto a gestão do então governador de Minas Gerais, o nosso querido Prof. Anastasia. Com sua competência para administrar, juntamente com as secretarias de Estado envolvidas e demais órgãos competentes, permitiram e valorizaram todo o processo para a implantação.

Parabenizo o atual governador Alberto Pinto Coelho, que reconheceu o nosso pedido de conceder o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao Sr. José Ramón Martínez, um executivo que há mais de 25 anos atua com sua gestão de excelência em unidades da Coca-Cola Femsa. Ele foi presidente da Coca-Cola Femsa na Venezuela, diretor de Assuntos Corporativos no México, diretor de Planejamento na América do Sul e hoje se destaca na presidência da empresa no Brasil.

Entendo que a instalação desta fábrica vai mudar a realidade de Itabirito, diversificando sua economia, cuja arrecadação hoje se estabelece com a atividade da mineração. Ela representa uma nova era de equilíbrio na receita do município.

Agradeço mais uma vez à Coca-Cola Femsa e ao Sr. José Ramón Martínez, em cuja pessoa agradeço aos diretores e representantes da empresa. Registro de público o meu apreço pelo Sr. José e o parabenizo por esta justa homenagem.

Desejo que a fábrica em Itabirito seja um sucesso, que ela contribua para marcar a história de desenvolvimento na região e venha despertar investidores e homens públicos para a importância de se concretizarem grandes empreendimentos em nosso estado. Parabéns Coca-Cola Femsa, parabéns Itabirito, parabéns, Sr. José Ramón Martínez, parabéns, Minas Gerais. Muito obrigado a todos.