Pronunciamentos

DEPUTADO FABIANO TOLENTINO (PPS), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, pelo transcurso do Dia do Maçom.
Reunião 45ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/08/2014
Página 2, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2615 de 2014

45ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 21/8/2014

Palavras do presidente (deputado Fabiano Tolentino)


O presidente (deputado Fabiano Tolentino) - Neste momento vou ler a mensagem do deputado Dinis Pinheiro, presidente desta casa. (- Lê:)

“Mais uma vez, seguindo o rito de uma tradição, esta Casa homenageia a maçonaria, especialmente para celebrar o Dia do Maçom. Temos a grande honra de acolher neste Plenário os membros do Grande Oriente do Brasil, seção de Minas Gerais, do Grande Oriente Minas Gerais e da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, que reúnem os mais altos defensores dos eternos ideais da liberdade, da fraternidade e da igualdade.

Têm sido esses valores iluministas os grandes norteadores que permeiam não só as instituições democráticas como a própria cultura ocidental. É assim que os grandes momentos da história deste país trazem a indelével marca dos maçons, desde a Inconfidência Mineira até os momentos cruciais da Independência, da Abolição e da Proclamação da República.

Nossa identidade nacional é tributária dos princípios de uma organização universal que cultiva o conhecimento e o amor à pátria sem paixões políticas ou religiosas. É o gosto pela investigação da verdade que nos defende da intolerância e do fanatismo, prescrevendo a defesa dos direitos individuais e coletivos sobre o uso da força e da violência.

Já aberta às mulheres e à juventude, a maçonaria mineira vem assumindo as grandes bandeiras sociais em defesa da cidadania, sendo uma importante parceira das principais campanhas empreendidas por esta Casa. Além de combater as drogas e se preocupar com o voto consciente, objetos de nossas marchas contra o crack e do Parlamento Jovem, adotou, de coração aberto, nossa defesa da saúde pública, na preocupação de levar a todos o projeto Assine+Saúde.

Esta Assembleia, que sempre, ao longo de sua história, abrigou deputados maçons, se congratula, portanto, com os dirigentes que hoje respondem pela presença ativa da maçonaria em nosso estado. Cumprimento, em nome de todo o povo representado por esta Assembleia, o grão-mestre Amintas de Araújo Xavier, o sereníssimo mestre adjunto José Humberto Bahia e o eminente primeiro-vigilante Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas.

Minas Gerais orgulha-se de sua maçonaria como se orgulha de sua bandeira, tão ligada aos ideais da organização. Lembramo-nos, neste momento solene, de grandes personalidades que construíram este país, os extraordinários adeptos da maçonaria que foram D. Pedro I, José Bonifácio, Feijó e Deodoro, entre inúmeros outros vultos que nos deixaram o legado indelével de suas ações.

Vemos, cada vez mais, o povo brasileiro preocupado com a busca constante de um país transparente, sem fome, sem analfabetos, sem doentes desassistidos. É um justo futuro, erguido pela prática efetiva da fraternidade, que as lideranças maçônicas vêm, ao longo dos séculos, descortinando para cada cidadão brasileiro e sua família. É por acreditar nesses dias que virão, mais solidários e equilibrados, quando todos desfrutarão de condições semelhantes, que realizamos este tributo à grandiosa obra da maçonaria. Muito obrigado.”

Esta é a mensagem do presidente a todos os nossos irmãos e cunhadas, celebrando o Dia do Maçom.