Pronunciamentos

DEPUTADO DALMO RIBEIRO SILVA (PSDB)

Discurso

Comenta a posse do governador Alberto Pinto Coelho. Comenta audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, que será realizada no Município de Cambuquira para discussão das ações do Circuito das Águas em prol do desenvolvimento turístico daquela região.
Reunião 28ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/04/2014
Página 50, Coluna 1
Assunto GOVERNADOR. TURISMO.
Aparteante DUARTE BECHIR.

28ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 22/4/2014

Palavras do deputado Dalmo Ribeiro Silva


O deputado Dalmo Ribeiro Silva - Sr. Presidente, Sras. deputadas, Srs. Deputados, amigos da TV Assembleia, aqueles que nos acompanham no Parlamento mineiro, que minhas primeiras palavras sejam dirigidas a todos vocês, ao povo mineiro, no mesmo sentimento que tivemos, e que ainda temos, de uma feliz Páscoa, que não se comemora somente no seu dia. Ela se comemora perenemente, sempre, no dia a dia, através de nossas ações, de nossos atos. Através das boas ações é que caminhamos pelos ensinamentos Daquele que foi, acima de tudo, o modelo na ressurreição e na vida. Neste mesmo momento, também quero saudar, cumprimentando a todos os amigos, as amigas e o povo mineiro, neste momento em que estamos, após a Páscoa, neste ambiente fraternal, alegre, festivo e, com certeza, que enche o nosso coração de muita alegria e de muita felicidade.

Sr. Presidente, neste momento, quero comentar os momentos que vivemos no dia 4 de abril, na posse do ex-presidente desta Casa, Alberto Pinto Coelho, quando do alto desta tribuna fez seu juramento na posse do honroso mandato de governador do Estado de Minas Gerais. Dois momentos impressionantes que, com certeza, enriqueceram este Parlamento, que esteve recepcionando amigos, amigas, as lideranças do Estado de Minas Gerais, que têm grande respeito pelo líder Alberto Pinto Coelho, essa figura ímpar, exemplar, desde o início de sua carreira como presidente da Telemig.

Quando aqui iniciou a sua tarefa parlamentar, em 1994, sempre pôde conduzir esta Casa com absoluto esmero, não somente como presidente, mas também como líder do governo, à época do nosso saudoso presidente Itamar Franco. Quem ouviu pôde anotar e guardar as palavras de nosso governador que, sem dúvida alguma, encheram-nos de contentamento. Tanto aqui como na sacada do Palácio da Liberdade pôde mostrar aos mineiros e mineiras o seu compromisso com a liberdade, o seu compromisso com o Estado de Minas Gerais, de uma forma forte, vigorosa, transparente e correta.

É a esse grande líder que quero aqui, acima de tudo, consignar a profunda admiração. Tenho pelo governador, por si só e por nossa grande caminhada, uma salutar amizade, que nos une desde o nosso Sul de Minas, quando pudemos obter votos nas mesmas cidades. Aqui também, numa convivência fraternal, pudemos ter com ele um convívio muito próximo, muito respeitoso. Quis o destino, quis Deus, dar a esse grande homem público o privilégio, a honra maior de governar o Estado de Minas Gerais.

Quero também neste momento declarar ao nosso grande governador a nossa enorme satisfação, a alegria de seus pares que puderam tê-lo como nosso presidente, como nosso comandante, como nosso conciliador por tantos anos e, hoje, na chefia do nosso Estado de Minas Gerais com a sua mesma fidalguia, com o seu espírito conciliador e, principalmente, sempre dedicado às causas do nosso Estado de Minas Gerais. Fico honrado e feliz de acompanhar o seu primeiro momento como governador aqui, no Parlamento, e também no Palácio da Liberdade, na presença de tantos mineiros e mineiras que puderam trazer a ele a sua palavra, acima de tudo, de solidariedade, de esperança e de fraternal amizade. Ainda ontem, no dia 21 de abril, em um espetáculo muito bonito em Ouro Preto, pudemos ouvir com muita atenção a sua fala, o seu compromisso com a liberdade, em que citou Tiradentes, Tancredo, Juscelino e tantos outros que puderam ativamente participar do processo democrático no Estado de Direito.

É nessa esteira e nesse pensamento que esta Casa torce muito, embora com pouco tempo, para que S. Exa. possa dirigir os destinos do nosso querido estado. Já tenho certeza de que esta Casa sempre será companheira, sempre estará acompanhando as gestões maiores daquele que conhece Minas e que pôde já trabalhar por Minas. Agora, com certeza, muito mais fará pelas nossas regiões.

O deputado Duarte Bechir (em aparte) - Caro deputado Dalmo Ribeiro Silva, queria somar a V. Exa., que tão bem representa o nosso Sul de Minas Gerais nesta Casa e tanto tem contribuído para o desenvolvimento da nossa região Sul, e ao sentimento da nossa região, para também, em meu nome, em nome dos campo-belenses e de toda a nossa região, estar aqui cumprimentando a família do Dr. Jorge, ex-deputado que faleceu na última quarta-feira. Queria somar a V. Exa., ao deputado Carlos Mosconi, aos demais deputados sul-mineiros e relacionar aqui também, com toda a certeza, o nome dos deputados Dilzon Melo, Fábio Cherem, Ulysses Gomes - também da nossa Itajubá - e Antônio Carlos Arantes. Todos nós, ao mesmo tempo, representamos a região Sul nesta Casa.

Dr. Jorge nos deixa uma história muito bonita, já aqui relatada por V. Exa. Presidente Adelmo, ele foi prefeito por dois mandatos em Machado e deputado nesta Casa. Um dos candidatos a prefeito na última eleição municipal em Machado, que disputou com ele o cargo, me confidenciou que Dr. Jorge, mesmo do outro lado, como adversário, se comportava de forma exemplar, valorizando toda a disputa e o seu trabalho. E quem disputava com ele sentia necessidade de ter conteúdo, porque ele tinha, mas também de respeitar, como ele respeitava a todos com quem convivia e seus adversários. Nesta Casa também deixou exemplos para que todos sigamos o caminho traçado por ele.

Queria tão somente solidarizar-me com o povo de Machado, com a família do Dr. Jorge e, mais uma vez, com V. Exa., a quem parabenizo pelo trabalho que realiza. Agradeço ainda a oportunidade do aparte, que me permitiu homenagear a família do Dr. Jorge. Muito obrigado, deputado Dalmo Ribeiro.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva - Neste momento, quero mais uma vez, ao saudar o governador Alberto Pinto Coelho, destacar suas extraordinárias qualidades de grande gestor público, na certeza de que esta Casa poderá sempre contribuir e caminhar ao lado dos secretários que fazem parte da sua nova etapa à frente do governo de Minas. São ações importantes, muitas audiências em que, com certeza, estaremos juntos discutindo as ações do Sul de Minas. Já temos solicitadas várias audiências com nosso governador, a quem estaremos levando vários pleitos de nossa região, todos voltados a interesses maiores dos nossos municípios, sobre os quais, com certeza, nosso governador tem muito conhecimento e ciência de todos os pedidos.

Tenho também a satisfação de comunicar que a Comissão de Turismo estará, na próxima segunda-feira, em Cambuquira. Já presidimos a Comissão das Águas, das estâncias hidrominerais. Trabalhamos muito. Vejo o deputado Dilzon Melo, que foi presidente da Comissão das Águas, quando trabalhamos muito para revitalizar as nossas estâncias hidrominerais, apresentando sugestões por meio dos municípios. Na próxima segunda estaremos também discutindo, em uma ação muito forte, com todos os municípios que fazem parte do Circuito das Águas, das estâncias hidrominerais que tão fortemente têm contribuído para o nosso turismo. Através do debate, do entendimento e das reflexões que são feitas, poderemos, com certeza, buscar junto ao governo do Estado, junto ao governo federal e junto à região, ações de revitalização. Foi feita uma pesquisa que levantou alguns dados. Temos informação de que os turistas que estarão na Copa do Mundo têm grande interesse em conhecer as estâncias hidrominerais, as cidades indutoras do Estado de Minas Gerais. Sem dúvida alguma, essa audiência pública vai ao encontro dos interesses das cidades e da região.

Temos também um fato importantíssimo: em Baependi, onde participamos da beatificação de Nhá Chica, temos um projeto em andamento pronto para a ordem do dia, que concede a Comenda Nhá Chica. Temos trabalhado muito e, com aprovação e sanção do processo, estaremos participando do conselho da medalha juntamente com outras pessoas que serão designadas pelo governador do Estado: da CNBB, da cúria metropolitana de Campanha, da paróquia de Baependi, dos Poderes devidamente constituídos.

Então, são ações importantes. Vejo, neste momento, que temos, acima de tudo, o compromisso maior no contexto de o Sul de Minas sempre prevalecer nas ações tanto do circuito quanto das estâncias hidrominerais. Fico muito feliz e, mais uma vez, saúdo o grande homem público e nosso eminente governador Alberto Pinto Coelho. Obrigado.